Seleção Draft – Pós-capitalismo

Kaluan Bernardo - 17 jul 2015
O compartilhamento é um dos impulsores ao pós-capitalismo? (Imagem: The Guardian/Reprodução).
COMPARTILHE

Estamos no pós-capitalismo
Hoje o britânico The Guardian publicou um artigo alegando que já estamos entrando na fase do pós-capitalismo. Para o autor, a era da economia da informação, já estabelecida, está promovendo um novo momento em que os ditames do capitalismo são alterados. Segundo ele, três fatores estão acelerando essa mudança: a necessidade reduzida de trabalho, a abundância de informações e o crescimento da economia colaborativa. A discussão é complexa, mas o autor tem bons pontos, que refletem muito sobre o que também muitos chamam de Nova Economia. Vale ler no link acima.

 

Como fazer um bom pitch
Pitch, você deve saber, é o nome daquela apresentação rápida na qual um empreendedor tenta vender sua ideia de negócio para investidores ou clientes. Normalmente leva 15 minutos, um tempo escasso para se provar por que determinado negócio merece milhões da pessoa sentada à frente do orador, certo? O texto acima, publicado no Medium, traz algumas boas lições de como fazer um pitch bem sucedido. Inspirado nas apresentações de Elon Musk, considerado um dos caras mais visionários da atualidade, tem boas dicas, resumidas abaixo:

1) Nomeie o inimigo (ou o problema a ser resolvido);
2) Responda por que esse é o momento certo;
3) Mostre a terra prometida antes de dizer como chegará lá;
4) Identifique os obstáculos e então mostre como irá superá-los;
5) Dê evidências de que você é capaz de resolver as coisas.


O rei da economia colaborativa está nu
O texto do link acima, publicado no youPIX, critica duramente à gig economy e a sharing economy. Ibrahim Cesar, co-fundador da Blumpa, startup brasileira que funciona como marketplace de serviços de faxina, já se afastou da empresa e questiona se esse tipo de serviço realmente está ajudando o mundo a ser um lugar melhor — ou está apenas perpetuando a desigualdade social. Segundo ele, empresas desse tipo (sim, ele cita a Uber) só fragilizam profissionais autônomos, que acabam se tornando escravos 2.0, pois são trabalhadores cada vez mais desprotegidos. Leia e tire suas próprias conclusões.


Curso online de fotografia com Bob Wolfenson
A Saibalá, empresa que vende educação online, acaba de lançar um curso de fotografia com ninguém menos que Bob Wolfenson, o renomado fotógrafo de moda que, nas aulas do Saibalá, irá abrir as portas de um ensaio fotográfico da S/Nº, revista de sua autoria, para revelar o processo de desenvolvimento desse tipo de trabalho. Veja mais no link acima.

13 Total Views 1 Views Today
COMPARTILHE

Confira Também: