Seleção Draft – Se inspire, mas não copie

Dani Rosolen - 13 set 2017 Tenha ícones, mas saiba que a inovação está em lugares inusitados (Imagem: Bernard Goldbach-Flickr/Reprodução).
Tenha ícones, mas saiba que a inovação está em lugares inusitados (Imagem: Bernard Goldbach-Flickr/Reprodução).
Dani Rosolen - 13 set 2017
COMPARTILHE

Se inspire, mas não copie
Muitas pessoas se sentem mal ao olhar grandes exemplos de seu setor e se questionam se também serão capazes de criar algo único ou se serão apenas mais uma cópia da boa ideia de outra pessoa. O dilema é uma constante no mundo das artes e dos negócios. Para diminuir essa sensação de impotência, Jamie Welsh, cofundadora do estúdio de design West of 5 Studios, dá alguns conselhos. No Inc. (link acima), ela diz que é válido se inspirar em quem veio antes mas alerta que, normalmente, a fonte para inovação está em lugares improváveis. A autora também dá um consolo: ideias boas levam tempo para surgir e mais ainda para amadurecer.

 

Siga seus instintos
O texto de Kenneth Tran, especialista em marketing digital, vai contra a corrente quando o assunto é validar um produto para uma startup. No e27 (link acima), ele aconselha o empreendedor a seguir apenas os próprios instintos em vez de, antes, fazer testes com o auxílio de pesquisas, landing page e opiniões. Para ele, startups têm a vantagem de conseguir pivotar rapidamente e atuar de maneira enxuta, o que torna o risco menor. Além disso, diz que nenhuma pesquisa de mercado é 100% consistente e reforça sua opinião com a máxima de Steve Jobs: “A maioria das pessoas não sabe o que quer até você mostrar algo a elas”.

 

O mentor perfeito
É claro que não existe mentor perfeito (nem empreendedor). Mas é possível selecionar aquele que mais se ajusta à realidade da sua startup. No Linkedin, James Caan, CEO da Recruitment Guide (plataforma de treinamento para recrutadores) dá algumas dicas para isso, como buscar alguém da mesma faixa etária e com paixões semelhantes. Ao mesmo tempo, ele diz que essa pessoa deve conhecer bem seu setor de atuação e abrir algumas portas. Segundo ele, as opções são infinitas e o candidato ideal para a função pode ser desde seu pai, como foi o caso do autor, até um concorrente. Para ler mais, acesse o link acima.

 

Oxigênio Aceleradora
A Oxigênio Aceleradora, criada pela Porto Seguro, acaba de abrir um novo ciclo de inscrições para startups com soluções inovadoras nas áreas de seguros. As selecionadas vão receber investimento direto de 50 mil dólares por 10% da participação, além de três meses de mentoria no centro de inovação da Oxigênio, em São Paulo, mais três meses na sede de uma aceleradora parceira, no Vale do Silício (nos EUA). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no link acima até 29 de outubro. E, para quem quer conhecer melhor o programa, a Oxigênio realiza um evento gratuito de networking no próximo dia 22.

COMPARTILHE

Confira Também: