Nome:
Sieve
O que faz:
É uma plataforma que monitora automaticamente o preço dos concorrentes do cliente, para que ele possa decidir se deve ou não reposicionar o valor de seu produto. Atualmente, a Sieve possui dois serviços: A Sieve Product (voltada para o comércio eletrônico) e a Sieve Brand (voltada para indústria e marcas).
Que problema resolve:
Para varejistas online: possibilita o aumento de margens e conversões, além de fornecer insights e inteligência para um aumento de competitividade do cliente. Para indústria/marcas: ajuda na gestão de sortimento e controle das estratégias de preço das marcas, fornecendo insumos para um aumento da inteligência competitiva e ampliação do raciocínio estratégico.
O que a torna especial:
A Sieve tem em sua carteira alguns dos maiores e-commerces do país, incluindo Americanas, Casas Bahia, Extra, Saraiva, Submarino e Walmart. Já em relação às marcas, fabricantes como Kimberly-Clark, Michelin, Burigotto, LG e Sony figuram a lista. Consideram como fatores especiais a “paixão do time” focado em tecnologia e o fato de oferecerem inteligência e insights e não apenas monitoramento.
Modelo de negócios:
Cobram uma taxa pelo uso dos serviços.
Fundação:
Abril de 2010.
Sócios:
Sócios atuantes: Felipe Salvini (Fundador e CTO), Luís Vabo Jr (CEO), Rafael Quinteiro (Gestor Financeiro e de Pessoas e Processos) e Breno Garcia (Gestor de operações).
Sócios-investidores: Prof. Sérgio Yates (PUC-Rio) e Grupo Arpex Capital.
Aceleradora: Incubadora de Empresas da PUC-Rio (Instituto Genesis).
Perfil dos fundadores:
Felipe Salvini – Rio de Janeiro, 31 anos – CTO e fundador da Sieve, graduado em Sistemas de Informação pela PUC-Rio, Key Executive Management pela Harvard Business School, Empreendedor Endeavor, vencedor do Prêmio Empreendedor de Sucesso 2014 pela Editora Globo na categoria Negócios de Alto Impacto – Serviços, especialista em web crawlers e arquitetura da informação, empreendedor serial.
Luis Vabo Jr. – Rio de Janeiro, 29 anos – CEO da Sieve, OPM pela Harvard Business School (cursando), Mestre em Administração de Empresas pelo COPPEAD/UFRJ, extensão na EMLyon Business School na França e Engenheiro de Produção com domínio adicional em Empreendedorismo pela PUC-Rio. Empreendedor Endeavor. Professor de Empreendedorismo da PUC-Rio. Vencedor do Prêmio Empreendedor de Sucesso 2014 pela Editora Globo na categoria Negócios de Alto Impacto – Serviços e do Prêmio E-Commerce Brasil 2013 na categoria Inovação.
Como surgiu:
Tudo começou com o trabalho de conclusão de curso de sistemas de informação na PUC-Rio do Felipe Salvini, em 2008. Este trabalho foi o desenvolvimento de um software capaz de buscar qualquer tipo de informação na internet e armazenar de forma estruturada. Em 2009, com o sistema já bastante avançado, o Salvini decidiu que montaria uma startup. Por estar próximo à PUC-Rio, o projeto foi submetido à incubadora da faculdade, o Instituto Genesis, que ajudou nos custos, experiência com questões jurídicas e administrativas, rede de contatos e, principalmente, com a chancela de ser uma startup incubada pela PUC-Rio. (resposta do Luis Vabo Jr)
Estágio atual:
Operação total.
Aceleração:
Já finalizou o processo de aceleração.
Necessidade de investimento:
Não há.
Investimento recebido:
Recebeu três rodadas: anjo, seed e venture capital. O anjo foi utilizado para construir os primeiros protótipos, contratar a primeira equipe e validar as primeiras hipóteses do negócio. O seed foi utilizado para lançar o primeiro produto, conquistar os primeiros clientes e buscar o modelo de negócios escalável. E o venture capital: foi utilizado para escalar o modelo de negócios, construir um time robusto de tecnologia e operações e consolidar a Sieve como líder do segmento de inteligência de preços e sortimento no e-commerce brasileiro.
Mercado e concorrentes:
Consideram que não têm concorrentes diretos, pois nenhum oferece o mesmo pacote de soluções. Como concorrentes indiretos consideram Ecompete, Shopping Brasil, Webglobal, Precifica, Promop.
Maiores desafios:
“Criar uma cultura organizacional baseada em propósito, sonho grande e valores de maneira a formar talentos que possam liderar consistentemente o alto crescimento e a inovação da Sieve. Propiciar um ROI cada vez maior para os varejistas e fabricantes brasileiros”, dizem os fundadores.
Faturamento:
Não informado.
Previsão de break-even:
Já alcançou.
Visão de futuro:
“90% dos preços e produtos no e-commerce sejam influenciados pela Sieve até 2019.”
Onde encontrar:
Site
Contato: (11) 2503-7951 / (21) 3616-0000
Você tem uma startup que já é mais do que um sonho mas ainda não é uma empresa totalmente estabelecida? Escreva para a gente. Queremos conhecê-lo. E, quem sabe, publicar um perfil da sua iniciativa aqui na seção Acelerados. Esse espaço é feito para que empreendedores como você encontrem investidores. E para que gente disposta a investir em novos negócios encontrem grandes projetos como o seu.
E se mais do que fotos, descrições e preços, você encontrasse nas lojas online vídeos interativos com demonstrações dos produtos? Essa é a proposta da retailtech, que promete aumentar a conversão de vendas e engajamento.
O minimercado da startup, que pode ser instalado também em academias, empresas e hotéis, permite ao usuário escanear com o celular o código de barra dos produtos que deseja adquirir e pagar diretamente pelo aplicativo.