APRESENTA

Cinco estratégias para atrair e fidelizar consumidores no Dia do Cliente – e incrementar as vendas em um mês considerado fraco

Cláudia de Castro Lima - 10 set 2020
Criado por um empresário brasileiro, o Dia do Cliente é celebrado em 15 de setembro e vem ganhando cada vez mais popularidade no país (Foto: iStock)
COMPARTILHE

Um empresário gaúcho andava intrigado sobre a razão de haver no calendário de efemérides uma data para comemorar quase tudo – de datas internacionais (como o do trabalho) e oficiais do Brasil (Independência) a comerciais, passando por religiosas e em homenagem a categorias profissionais –, mas não havia um dia para celebrar o cliente.

Então, em 2003, ele estabeleceu que 15 de setembro deveria ser marcado na agenda de todo e qualquer estabelecimento comercial como o dia daquele que tem sempre razão.

O Dia do Cliente, esta criação 100% nacional, foi idealizada pelo gaúcho especialista em marketing e recursos humanos João Carlos Rego e vem ganhando cada vez mais popularidade. A ideia era não apenas homenagear os consumidores, mas também estreitar a relação entre eles e o comércio.

O criador da efeméride acredita que, como forma de agradecer o cliente por sua fidelidade, o estabelecimento comercial deveria promover ofertas especiais e ações especiais. A data foi estabelecida em um mês considerado fraco para o varejo físico.

O cliente é, segundo ele explica no site oficial da data, “a única razão de ser da existência de todos os produtos e serviços, de todas as empresas, de todas as profissões e de todos os postos de trabalho do mundo”.

Ainda de acordo com o idealizador, a diferença do Dia do Cliente é que, “enquanto outras datas atingem públicos específicos”, ele “atinge a todos, sem exceção, tanto pessoas físicas quanto jurídicas, pois todos nós somos clientes de alguém e todos nós dependemos de clientes para sobreviver”.

Veja aqui cinco lições para o varejo físico e para o comércio online que podem ajudar seu negócio tanto a prestar uma justa homenagem ao seu cliente quanto a incrementar as vendas.

  • Promova descontos atraentes

Promoções são sempre uma boa estratégia para atrair e fidelizar clientes. Mas os descontos devem ser de fato atraentes e podem ser progressivos. Para divulgá-los, uma boa ideia é fazer parcerias com aplicativos como o Sodexo Club. Além de comunicar a promoção e sua marca, você testa novos modelos. Outra ideia para negócios digitais é promover descontos no frete.

  • Use todos os seus canais de comunicação

Para ser eficiente, a estratégia de comunicação deve constar de todos os seus canais: envie SMS e mensagem de WhatsApp, use o Instagram e o Facebook para divulgar os descontos ou apenas para homenagear o cliente.

  • Agradeça a fidelidade

Como forma de valorizar a experiência, não se esqueça de criar formas para agradecer seus clientes fiéis. Isso pode ser feito de uma forma muito simples, enviando um e-mail ou uma mensagem para os consumidores que constam de sua base de dados com contatos. Se possível, recompense a fidelidade dele oferecendo descontos ainda mais especiais.

  • Crie ações personalizadas

O histórico de compras do cliente revela quais são suas necessidades e seus hábitos. A Sodexo, por exemplo, conta com um serviço em que produtos com descontos são oferecidos para públicos específicos, com base nos dados de consumo. A tecnologia conhecida como “ubicomp” permite que, quando um potencial consumidor está perto do estabelecimento comercial, ele receba uma notificação com os descontos mais interessantes de acordo com seus hábitos. E, ao informar seu CPF no caixa, tem o desconto aplicado na hora.

  • Bom atendimento é essencial

Claro, nada disso vai funcionar se seu atendimento, independentemente de presencial ou digital, não for um tanto especial no Dia do Cliente. No caso de seu comércio estar aberto, invista em uma decoração especial ou pense em oferecer algum brinde ou até mesmo uma forma de empacotar diferente, com bilhetes de agradecimento.

1464 Total Views 2 Views Today
COMPARTILHE

Confira Também: