APRESENTA

“Somos Empreendedoras”: livro relata histórias de mulheres à frente de negócios transformadores. Baixe agora!

Helaine Martins - 26 nov 2019
O evento de lançamento, que aconteceu no Cubo Itaú, foi uma grande celebração das histórias dessas mulheres.
COMPARTILHE

 

“E se você conseguisse trazer outras mulheres para compartilhar dessa jornada com você?”. A pergunta-incentivo de Adriana Barbosa, criadora da maior feira de afroempreendedorismo do mundo, foi uma das falas que marcaram a abertura do evento de lançamento do livro Somos Empreendedoras, na última terça-feira, 19 de novembro. A obra comemora os 5 anos do programa Itaú Mulher Empreendedora, uma iniciativa do banco Itaú que busca apoiar mulheres donas de empresas por meio de capacitação, inspiração e conexão, e foi produzida em parceria com a The Factory, agência de conteúdo por trás do Projeto Draft.

Para ler e se inspirar é só baixar o livro disponível gratuitamente na versão digital, em PDF . Ele reúne 25 depoimentos de mulheres de diferentes idades, origens, áreas e trajetórias, mas que têm em comum negócios que promoveram mudanças positivas na sociedade. Divido em cinco capítulos, a obra mostra, ao longo de 168 páginas e textos em primeira pessoa, os desafios de se empreender e como o empreendedorismo feminino tem sido determinante para ampliar os negócios com propósito, que fazem a diferença.

Histórias de superação, fracassos, sonhos e conquistas que comprovam a força, a coragem e o poder transformador das mulheres empreendedoras.

A data de lançamento, 19 de novembro, não foi escolhida à toa: em todo o mundo é comemorado o Dia do Empreendedorismo Feminino. E o evento de lançamento, que aconteceu no Cubo Itaú, espaço de empreendedorismo mantido pela instituição, foi uma grande celebração das histórias dessas mulheres. Ao lado de Adriana Barbosa, outras personagens do livro estiveram presentes em um bate-papo emocionante, no qual contaram um pouco mais sobre suas trajetórias e responderam perguntas do público.

Rosana Silva, fundadora da Universo Inox, empresa especializada em criar soluções em aço inox, saiu de Lagoa Santa, em Minas Gerais, para São Paulo, especialmente para o lançamento. Ela, que conta sua história no capítulo Dando a volta por cima, falou sobre como entender todo o processo de trabalho da empresa é fundamental para comandar melhor.

“Como vou cobrar do meu funcionário se eu não sou exemplo do que e como fazer? Por isso eu entendo de todo o processo, ainda que eu não o faça na prática, para, junto com eles, encontrar as melhores soluções”

A paulistana Adriana Fernandes contou sua experiência de como se tornar mãe mudou completamente sua vida profissional: saiu da área da comunicação, onde atuava há vinte anos, e fundou a Mandala Comidas Especiais, que fornece alimentos seguros para alérgicos e intolerantes alimentares. O que poderia parecer loucura para quem estava de fora, para ela fazia todo o sentido – e fez a ideia acontecer.  “Se faz sentido para você, leve até a última consequência. Saia do armário e diga ‘essa é a minha empresa e vou fazer dar certo’”, aconselhou a empreendedora, que conta sua história no segundo capítulo do livro.

Dani Junco, fundadora da B2Mamy, aceleradora que oferece capacitação, mentoria e networking para mães, também emocionou a plateia ao falar que a chegada do seu primeiro filho foi determinante para uma mudança de vida.

“Eu era um trator, trabalhava muito e quando, já grávida, conheci a palavra ‘propósito’ pensei como seria quando o Lucas agarrasse as minhas pernas e perguntasse ‘mamãe, porque você está indo trabalhar?’ e eu não tivesse um bom motivo. Ser mãe me fez repensar minha carreira. O Lucas me resgatou, me pariu uma pessoa melhor”

Já a carioca Bia Santos, fundadora da Barkus, que visa a educação financeira com foco em grupos minorizados, contou que o incentivo de seus pais para que estudasse foi o que a levou a empreender tão cedo, aos 20 anos. “Minha família sempre me dizia que educação era a porta, o caminho e a solução para um futuro melhor. Então, quando eu vi que a educação financeira tinha mudado a minha vida, quis mudar a vida de outras pessoas também”, diz.

Estas são só algumas das histórias contadas no livro Somos Empreendedoras. Ficou curiosa para ler todos os depoimentos?

O livro digital traz as versões completas das histórias acima e mais 20 relatos inspiradores. O download é gratuito e está disponível em duas versões:

Baixe aqui o livro em formato PDF

(Para ler no computador, no Kindle ou no celular)

 

 

1848 Total Views 3 Views Today
COMPARTILHE

Confira Também: