APRESENTA

Sua startup quer uma parceira de peso? Com o 3Match, companhia busca no ecossistema de inovação empresas para cocriar soluções

Cláudia de Castro Lima - 27 maio 2021
O projeto de inovação aberta da companhia pretende levar tecnologia disruptiva e expertise externos para solucionar dores e novas oportunidades de diferentes áreas da empresa
COMPARTILHE

Como uma orquestra, o fluxo logístico interno de uma empresa deve funcionar de forma organizada para que o resultado não seja desafinado – e desastroso. Para que produtos deixem a fábrica e sigam para pontos de venda, é preciso sincronia entre as operações de entrada e saída de veículos, geolocalização e agendamento das docas, entre outros processos.

Não à toa, a solução usada pela 3M é batizada de Maestro – e é fruto de uma parceria entre a empresa e uma jovem startup, a Trackage, que desenvolveu uma tecnologia de monitoramento inteligente para a gestão de pátio e agendamento de docas.

A parceria entre a 3M e a Trackage é apenas um exemplo de como a companhia conecta-se ao ecossistema de inovação brasileiro. E essa conexão, agora, acaba de ser estruturada com a iniciativa 3Match.

O objetivo do 3Match é, segundo explica Carina Ramos Munhoz, especialista de novos negócios da empresa, promover interação entre as áreas internas da companhia e as tecnologias externas, fomentando não só a inovação e a ciência no país, mas também melhorando aplicações e processos.

“Queremos codesenvolver soluções com as startups, trazendo tecnologias disruptivas para dentro da 3M”, afirma.

Os desafios corporativos da companhia são agora apresentados por meio de uma plataforma, a Aevo Innovate. E é também por lá que startups e institutos de ciência e tecnologia de universidades que tenham soluções tecnológicas para os desafios propostos podem se inscrever.

“Antes, quando uma de nossas áreas apresentava um desafio e queria conectar-se com alguma startup, nós íamos até o ecossistema procurar essa solução”, explica Carina.

“Agora, com o 3Match estruturado nesta plataforma, estamos anunciando para o mercado nossos desafios – e as próprias startups podem se conectar conosco.”

A especialista afirma que a 3M não está fazendo uma chamada única de um programa de inovação. “O objetivo é que a plataforma traga novos desafios constantemente”, diz.

COMO FUNCIONA A PARCERIA COM O ECOSSISTEMA

Segundo Carina, o Laboratório de Inovação e Serviços Digitais fez, em 2020, um mapeamento com as várias áreas da 3M para entender as principais dores de cada uma.

“Desenvolver soluções para solucionar essas dores levaria tempo demais”, diz ela. “O melhor é cocriá-las com o ecossistema de inovação.”

Soluções relacionadas à sustentabilidade são uma das prioridades da 3M, que também pretende investir em tecnologias como inteligência artificial e machine learning.

Um dos desafios propostos pelo 3Match na Aevo Innovate, “Reciclagem de PVC: O problema do liner”, requer justamente uma solução sustentável para resolver uma dor da fábrica de Ribeirão Preto, no interior paulista.

Lá, são gerados resíduos de “esqueletos” de adesivos automotivos feitos com uma substância chamada liner, adesivo e PVC. A reciclagem dos três materiais unidos ainda é um grande desafio.

A expectativa da empresa é encontrar uma startup para desenvolver com ela uma solução de reciclagem para a junção liner+adesivo+PVC – ou, ainda, encontrar parceiros que possuam uma solução para a separação do liner dessa composição.

E DEPOIS DA INSCRIÇÃO?

Todas as inscrições para os desafios têm uma data limite. Após o encerramento delas, o time de inovação da 3M avalia as startups inscritas, para “entender se há fit entre o desafio proposto e a solução apresentada”, diz Carina.

“Se houver, essa startup participa de um Pitch Day com outras selecionadas, para que tenhamos oportunidade de conhecer melhor a tecnologia”, afirma Carina.

As três startups que tiverem o melhor match com o desafio são então selecionadas pelas áreas solicitantes. “A próxima etapa já é o envio da proposta comercial”, explica a especialista.

A própria Aevo Innovate, aliás, é fruto de uma parceria entre a 3M e a startup Aevo, que criou a plataforma de gerenciamento de iniciativas de inovação – de intraempreendedorismo a programas de inovação aberta (como é o caso do 3Match).

“Nosso portfólio é composto por produtos que são líderes em suas categorias”, afirma Carina.

“O produto nós fazemos dentro de casa porque esse é nosso core, mas há bastante oportunidade de colaboração e cocriação nos processos envolvidos”, diz a especialista. “O 3Match agrega valor a eles e a nossos serviços.”

Ficou interessado? Quer inscrever sua startup? Clique aqui para saber mais.

966 Total Views 4 Views Today
COMPARTILHE

Confira Também: