Ele mudou a vida de milhares de pessoas com uma decisão simples – ensinar aos outros o que sabia

Ivan Stringhi - 10 nov 2014Ivan Stringhi, 48, compartilha seu conhecimento - e assim potencializa a carreira de milhares de pessoas
Ivan Stringhi, 48, compartilha seu conhecimento - e assim potencializa a carreira de milhares de pessoas
Ivan Stringhi - 10 nov 2014
COMPARTILHE

Por Ivan Stringhi

“Minha maior satisfação é transformar a vida das pessoas. E tive a sorte de descobrir isso cedo, há 22 anos, quando ainda era um jovem cabeleireiro. Queria conhecer o mundo e, em 1983, fui morar no Canadá. Ao voltar ao Brasil, oito anos mais tarde, presenciei uma barricada na Via Dutra na retorno do aeroporto. Foi um choque de realidade!

“Lamentei ter visto aquela cena e pedi ao taxista me levar à Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Jardim Paulistano (SP). Era a oportunidade de tentar fazer algo para o bem das pessoas voluntariamente. Tive esse ímpeto e não podia deixar o momento passar.

“Perguntei ao padre como eu poderia colaborar e ele me indicou um centro comunitário. A dica foi certeira e eu comecei a ensinar o que sabia – o ofício de cabeleireiro – a 15 pessoas no Jardim Arpoador, em São Paulo (SP), às segundas-feiras. Com o tempo, meu projeto começou a ganhar visibilidade e passei a receber apoio de pessoas.

“Em 1996, o meu desejo ganhou nome oficial: Projeto Tesourinha. Mas a missão de promover cursos gratuitos na área de beleza para jovens e adultos continuava a mesma. Hoje o Projeto conta com quatro unidades – Ibirapuera, Sascecop, Lar das Crianças (Santo Amaro) e Barueri. E oferece seis cursos, todos gratuitos: Assistente de Cabeleireiro, Assistente de Cabeleireiro Avançado, Manicure e Pedicure, Design de Sobrancelhas, Depilação e Maquiagem.

“Hoje, temos aproximadamente 600 alunos no projeto, entre cabeleireiros, maquiadores e depiladores. Nesses 18 anos, mais de 26 mil pessoas já passaram pelo Tesourinha. Muitos já passaram por grandes salões em São Paulo. Acompanho de perto o crescimento dos aprendizes e é ótimo saber que muitos transformaram a vida de suas famílias em busca de um futuro melhor.”

Ivan Stringhi, 48, é cabeleireiro e vive e trabalha em São Paulo (SP).

Esta matéria, e muitas outras conversas de marca da Natura, podem ser encontradas na Sala de Bem-Estar, no Rede Natura. Seja bem-vindo!

600 Total Views 1 Views Today
COMPARTILHE

Confira Também: