Os sócios do Instituto Chão, como você leu aqui no Draft, por ora não estão recebendo nada pelo trabalho à frente da empresa (uma mercearia e um café que vende os produtos pelo preço do produtor, sem incluir nenhum extra). Eles querem, é claro, receber um salário, mas ainda não retiram nada do empreendimento. Vlad Paternostro conta como é essa experiência: “Dá para viver com menos”.
Play para ver mais.
O bagaço de malte e a borra do café são mais valiosos do que você imagina. A cientista de alimentos Natasha Pádua fundou com o marido a Upcycling Solutions, consultoria dedicada a descobrir como transformar resíduos em novos produtos.
O descarte incorreto de redes de pesca ameaça a vida marinha. Cofundada pela oceanógrafa Beatriz Mattiuzzo, a Marulho mobiliza redeiras e costureiras caiçaras para converter esse resíduo de nylon em sacolas, fruteiras e outros produtos.
Aos 16, Fernanda Stefani ficou impactada por uma reportagem sobre biopirataria. Hoje, ela lidera a 100% Amazonia, que transforma ativos produzidos por comunidades tradicionais em matéria-prima para as indústrias alimentícia e de cosméticos.