APRESENTA
APRESENTA

Como o Horta na Laje fomenta a alimentação saudável e gera impacto positivo em Paraisópolis

Giovanna Riato - 19 set 2019

Como muitos bairros de São Paulo, Paraisópolis é gigante: são 120 mil habitantes. Segundo o IBGE, com este número a região alcança a maior densidade populacional do país, com 45 mil pessoas por quilômetro quadrado. Na maior favela da cidade não sobra espaço para fazer horta. Sendo assim, como levar alimento fresco e orgânico a tantas famílias? No lugar de cultivar vegetais no chão, o caminho é plantá-los no teto, nas tantas lajes das casas da região.

Esta é a proposta do Horta na Laje, projeto desenvolvido pela Associação de Moradores de Paraisópolis com o suporte do Instituto Stop Hunger, que tem apoio da Sodexo. Em funcionamento desde 2017, a iniciativa já capacitou 3 mil pessoas no bairro. A ideia é que, ao cultivar os próprios alimentos, os moradores da região garantam mais saúde, economia (em um ano, uma família pode poupar até mil reais com a horta doméstica) e, de quebra, abram uma nova possibilidade de geração de renda com a venda de suas hortaliças e legumes.

Com esta abordagem, o Horta na Laje foi reconhecido com o Troféu GEEIS-SDG, prêmio para iniciativas que promovem a igualdade de gênero como forma de corroborar com os objetivos do desenvolvimento sustentável estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). A cerimônia de entrega aconteceu em setembro, em Nova York.

Quer conhecer mais histórias da Sodexo? Clique aqui!

APRESENTA
COMPARTILHE
APRESENTA

Confira Também: