Gil Giardelli é um estudioso de inovação e da era digital, professor da ESPM, criador do MBA em Gestão de Mudança e Transformação Digital da CNI (Confederação Nacional da Indústria) e colaborador em instituições como Insper e Fundação Dom Cabral.
No vídeo acima, ele fala que estamos na 3ª Revolução Digital, momento da inteligência artificial, da internet das coisas, das máquinas conversando com máquinas, da Indústria 4.0. “Estamos no meio dessa transição. É uma mudança de era, não uma era de mudanças”, diz ele. Para Gil, o principal obstáculo nesta fase é entender o que, de fato, é inovação.
Ele ainda afirma que “o futuro será fabuloso”. Apesar de acreditar que, como em qualquer mudança de eras, haverá dor, sua opinião é de que quando tudo isso passar, viveremos em uma sociedade muito melhor, em que valorizaremos mais o ser do que o ter. Sobre o desemprego tecnológico, causado por toda essa revolução, ele fala que para cada porta que se fecha, inúmeros possibilidades são abertas. “Vai sobrar mais tempo para a gente filosofar, para a gente estudar ciência e voltar a ser ser humano.”
Play para ver mais!
Professor da Universidade de Toronto, Rafael Grohmann leciona cursos com foco em plataforma e dados. Em entrevista ao Draft, ele fala sobre IA, precarização do trabalho e a necessidade de políticas públicas para apoiar a economia solidária.
A opressão aos povos originários se perpetua em sua exclusão do ecossistema empreendedor. Anápuàka Tupinambá fala sobre os desafios da Rádio Yandê, há mais de uma década no ar, e seu novo projeto, uma fintech feita por e para indígenas.
O Carnaval acabou e agora o ano começa pra valer. Ricardo Scheffer, CEO da SONDA Brasil, destaca algumas das tecnologias que, ao longo dos próximos meses, devem nortear a jornada de inovação das grandes corporações.