Viva Decora, uma plataforma para inspirar amantes da decoração

Luisa Migueres - 30 dez 2015 Luisa Migueres - 30 dez 2015
COMPARTILHE

Nome:
Vida Decora.

O que faz:
A plataforma é uma criação do portal de busca de imóveis VivaReal, que serve de vitrine para quem procura dicas de decoração, arquitetura e design de interiores.

Que problema resolve:
O site quer ajudar o consumidor a decorar, mobiliar e reformar sua casa. Lá, ele encontra fotos de ambientes decorados, dicas de especialistas, contatos de profissionais para contratação e, em breve, produtos para compra online.

O que a torna especial:
O conteúdo de decoração passa por uma curadoria interna, feita por profissionais brasileiros. Esses profissionais também usam a plataforma para mostrar seus trabalhos e receber mensagens de consumidores interessados.

Modelo de negócio:
Até agora, a empresa focou somente em crescer sua base de conteúdo e usuários, por isso a plataforma ainda é gratuita. No primeiro semestre de 2016, a monetização será pela intermediação da venda de objetos de decoração, móveis e itens para reforma.

Fundação:
Outubro de 2014.

Sócios:
Diego Simon – Co-fundador e VP de Novos Negócios (do VivaReal e Viva Decora)

Perfil dos fundadores:

Diego Simon – 34 anos, Poços de Caldas (MG) – formado em Administração de Empresas e pós-graduado em Gestão de PMEs pela FGV. É especialista em desenvolvimento de negócios e marketing digital e co-fundador do portal de imóveis VivaReal.

Como surgiu:
A ideia do Viva Decora surgiu enquanto Diego e seus sócios do VivaReal pensavam em uma forma de completar o ciclo do consumidor online. O plano, então, foi criar de uma nova plataforma, focada no que acontece depois que ele encontrasse um novo imóvel – na decoração e reforma do local. A nova startup, então, passou a operar com o apoio da estrutura de back-office do VivaReal, e depois ganhou equipes independentes de marketing B2B e B2C, operações, produto e engenharia.

Estágio atual:
O escritório do Viva Decora fica em São Paulo. São 16 funcionários que trabalham em um dos andares do prédio do grupo VivaReal. O portal tem mais de 1,5 milhões de pageviews por mês e uma base de mais 3 mil profissionais cadastrados.

Aceleração:
Não buscam.

Investimento recebido:
Foi realizado um aporte interno do VivaReal no valor de 2 milhões de reais.

Necessidade de investimento:
Depois de atingir a meta de 2016, de quadruplicar a oferta e a demanda no site, a startup planeja captar um novo investimento, com valor ainda não determinado.

Mercado e concorrentes:
“Ainda há um catálogo muito limitado de opções nacionais e acessíveis para o consumidor nos portais de decoração. Além disso, as transações de lojistas e fabricantes do setor têm migrado para o online. Por isso, acredito que nos próximos anos o volume de produtos vendidos pela internet vai crescer de 3 a 5 vezes”, diz Diego. Entre as referências do setor, estão o Portal Decorações e Casa de Valentina, este último focado em artigos de decoração.

Maiores desafios:
Crescer rapidamente o número de profissionais, fotos e produtos cadastrados, com fontes orgânicas de tráfego na plataforma.

Faturamento:
Ainda não faturam.

Previsão de break-even:
Entre três e quatro anos.

Visão de futuro:
“Queremos ajudar o consumidor em três fases distintas: inspiração, informação e compra”, diz Diego Simon. A startup ainda tem planos para se consolidar como maior e melhor marketplace do setor no Brasil.

Onde encontrar:
Site

 

Você tem uma startup que já é mais do que um sonho mas ainda não é uma empresa totalmente estabelecida? Escreva para a gente. Queremos conhecê-lo. E, quem sabe, publicar um perfil da sua iniciativa aqui na seção Acelerados. Esse espaço é feito para que empreendedores como você encontrem investidores. E para que gente disposta a investir em novos negócios encontrem grandes projetos como o seu.

COMPARTILHE

Confira Também: