Você já ouviu falar em Inovação Natural? Com a palavra, o criador do conceito, Eduardo Borba

Eduardo Borba - 16 mar 2015Eduardo Borba, criador do conceito de Inovação Natural: as empresas precisam se transformar em causas. Empresas morrem, causas não
Eduardo Borba, criador do conceito de Inovação Natural: as empresas precisam se transformar em causas. Empresas morrem, causas não
Eduardo Borba - 16 mar 2015
COMPARTILHE

Por Eduardo Borba

Nasci em 17 de novembro, o Dia da Criatividade, no glorioso ano de 1981 na pacata cidade de Rio Negro (PR) – mas cresci em Joinville (SC), uma das cidades mais empreendedoras do país.

Na infância, no primeiro dia de escola, expulsei a professora e os colegas da sala de aula. Não me recordo por que fiz isso, talvez já sentisse a obsolescência do sistema.

Ganhei meu primeiro dólar com empreendimento na adolescência, vendendo, comprando e trocando produtos de acordo com a oferta e demanda de outros adolescentes.

Aos 20, durante a faculdade, fundei uma empresa de design para poder estagiar nela.

Fui executivo de marketing e desenvolvimento de produtos em indústrias e desisti da “gravata” – bem como da tradicional vida corporativa.

Experimentei um ano sabático para me entender melhor e para refletir sobre o mundo em que vivemos.

Busquei inspiração no Vale do Silício. E quis transformar empresas, construindo novos conceitos de negócios como a Agência de Conexão, Design de Gestão, Marketing 4.0, Empreinovador e Empresa como Causa.

Decidi não vender meu primeiro livro, pois o mundo precisa de muito mais do que uma nova metodologia.

Já demiti chefe. Já demiti cliente.

Vivi o ócio criativo. Questionei os fundamentos da Administração. Decretei o falecimento da instituição que conhecemos como “empresa”.

O que você espera de uma pessoa com esta trajetória? Nada? Tudo? Meu nome é Eduardo. E que peço licença para lhe apresentar um novo conceito – a Inovação Natural.

O QUE É?

Inovação Natural é um conceito de gestão para um mundo pós-industrial, em que o ser humano é o centro dos negócios, potencializando a inovação contínua de forma natural e acessível. Esse conceito de gestão moderniza a Teoria da Administração transformando Empresas em Causas.

Fundamentado no princípio de Aristóteles, “onde cruzam suas paixões e talentos com as necessidades do mundo, aí estará o seu lugar”, a Inovação Natural promove esse cruzamento, para que cheguemos na “causa”, a chave para encontrarmos nosso lugar no mundo e para nos desenvolver – e isso vale tanto para indivíduos quanto para organizações.

A descoberta da “causa” impulsiona o fluxo natural do CAR – Causa/Consciência, Atitudes/Ações e Resultados. A Causa leva às Ações, gerando Resultados que reforçam e retroalimentam a Causa. A consequência da retroalimentação do CAR é o desenvolvimento sustentável da Causa, gerando uma Espiral de Evolução. Esse novo conceito de gestão está originando outros conceitos como: Empreinovador (o empreendedor da Inovação Natural), Marketing 4.0 (a antítese do marketing como o conhecemos, o mundo dos negócios sem marketing) e Capitalismo Sustentável (obter desempenho financeiro proporcional ao benefício humano gerado).

PARA QUE SERVE?

Não são as empresas que movem as pessoas, mas sim as Causas! A produtividade e a lucratividade que as empresas procuram são proporcionais ao engajamento humano. E esse motor de evolução criativa somente pode ser impulsionado continuamente se a Empresa se transformar em Causa. Empresas já nascem sabendo que morrerão, pois têm um ciclo de vida inevitável (Nascimento, Crescimento, Maturidade, Declínio e Morte). Causas nascem para prosperar através dos tempos – quando são realmente úteis para a sociedade. A Inovação Natural transforma Empresas em Causas para que elas tenham um impacto econômico proporcional ao benefício/valor que geram na cadeia de negócios na qual está inserida.

COMO SURGIU?

“O estresse cria a evolução”. Essa definição resume o surgimento da Inovação Natural. A indignação com o modo como a cadeia de negócios tradicional funciona, com os fundamentos obsoletos da Administração – pensada para funcionar em moldes fabris. A inquietação de buscar respostas que realmente equilibrassem a realização individual e coletiva gerando obras de alto impacto econômico e social. Esses foram os principais impulsos que me levaram a conceber a Inovação Natural. No grande laboratório em que transformei minha vida, pesquisei, experimentei, conheci, viajei, validei, enfim, construí esse conceito que as empresas já estão incorporando para se reinventar de forma positiva.

COMO SE USA?

Para engatilhar a Espiral de Evolução, que é a retroalimentação do fluxo natural do CAR, é necessário transformar a empresa num laboratório para descobrir sua Causa real, sua Causa natural, alinhando suas paixões e seus talentos com as necessidades do mundo e do mercado.
Uma vez identificada a Causa, inicia-se a transformação, adequando as ações e o comportamento da organização a essa nova diretriz. Nessa transformação, constroem-se naturalmente modelos de negócio únicos, com autenticidade e alto potencial socioeconômico. O Instituto MOBI, Causa que foi fundada para difundir o conceito da Inovação Natural, colabora nessa transformação por meio de mentorias, cursos/workshops e investimentos em novos negócios.

POR QUE É BOM PARA VOCÊ?

Seja como empresa ou como indivíduo, faz sentido beneficiar as pessoas e ser beneficiado com isso, gerar valor para a sociedade e ser bem remunerado por isso. Só se pode construir essa relação transformando as empresas em Causas. Essa é a visão da Inovação Natural.

 

Eduardo Borba é empreendedor, investidor e fundador do Instituto MOBI. É autor do livro “Inovação Natural – a nova essência do mundo dos negócios”. Coordenador da Pós-graduação em iNOVAção da Sustentare Escola de Negócios, Diretor de Inovação da Ajorpeme e conselheiro do COMCITI – Conselho de Ciência, Tecnologia e Inovação da cidade de Joinville.

COMPARTILHE

Confira Também: