APRESENTA

Você sabe como fazer um networking realmente eficiente?

Fernanda Cury - 19 fev 2020
Paula De Biasi, mentora de Mulheres da Meninas da TREZ e Escola da Emoção TREZ, empresas de treinamentos de Inteligência Emocional para Mulheres, dá as dicas para um networking realmente eficiente.
COMPARTILHE

Crédito imagem: Unsplash

 

Você sabe a importância que o networking  tem para o crescimento do seu negócio e até mesmo para seu amadurecimento como empreendedora, certo? É através dessa rede que você pode construir relacionamentos, trocar conselhos e enxergar novas possibilidades para sua empresa. Mas afinal, como é feito o networking, na prática?

Paula De Biasi, Mentora de Mulheres da Meninas da TREZ e Escola da Emoção TREZ, empresas de treinamentos de Inteligência Emocional para Mulheres, dá as dicas para um networking realmente eficiente.

 

– Compartilhe o que você lê, como artigos, newsletters ou um vídeo

“Dessa forma as pessoas começarão a se identificar com o seu perfil, e há dois pontos positivos com essa atitude. Primeiro, por gerar uma relação de reciprocidade, pois você estará contribuindo com o desenvolvimento de outras pessoas. Segundo porque você efetivamente estará partilhando conhecimentos, o que é muito bem-vindo na era da informação. Porém, evite os temas polêmicos, como futebol, religião ou política. Partilhe temas que tenham a ver com seu negócio ou assuntos que dizem respeito à relação que você deseja ter com esta pessoa. Atenção à forma de falar em grupos também, lembre-se que você é a marca que vende e lá estão pessoas de diferentes perfis”, explica Paula.

 

– Marque almoços, cafés ou pequenas reuniões

Estes momentos descontraídos são ótimos para verdadeiramente conhecer mais sobre as pessoas. “Sempre recomendo que você desenvolva duas habilidades essenciais para bons relacionamentos. Primeiro, saiba ouvir, mais até do que falar. Segundo, aprenda a fazer perguntas, tenha interesse genuíno nas histórias das pessoas com quem você se relaciona. Você descobrirá verdadeiras pérolas sobre as pessoas, sobre seus negócios e sobre você mesma ao conhecer mais dos outros. É um exercício excelente para melhorar seu networking e que fará bem ainda mais para você e sua autoanálise. Seja sempre honesta e verdadeira com as pessoas, não tenha interesse apenas, aprenda a ir além nestes relacionamentos. Muitas vezes o que começa despretensiosamente pode crescer e evoluir para negócios, mas é preciso primeiro semear estas relações. E nem todas as relações vão virar negócios, então aprenda a crescer como pessoa primeiramente. Os negócios virão por consequência”.

 

– Aproveite cada pessoa que você conhece para lhe apresentar uma nova

Assim você aumenta seu círculo de relacionamentos evolui, pois as histórias e experiências das outras pessoas contribuem com o repertório de conhecimentos e vivências que você agregará em sua vida. Segundo Paula, a inteligência Emocional, que é a capacidade de se relacionar bem consigo mesmo e com os outros, é uma das ferramentas essenciais para poder se relacionar bem com os outros. As técnicas de comunicação, empatia e autoconhecimento permitem que as relações promovam resultados muito mais assertivos e flexíveis, características fundamentais para um networking rico e variado. Para a especialista, quanto mais pessoas diferentes você se relacionar, mais crescimento e oportunidades se abrirão em sua vida, além de experimentar situações que talvez não vivesse se não estivesse aberta para isso.

 

– Faça sempre um follow-up depois do primeiro contato.

As pessoas não gostam de se sentir usadas. Elas querem ser notadas, queridas, se sentirem importantes. Isso em qualquer relação, inclusive nas comerciais. Mantenha sua rede aquecida e promova um calendário de contatos, semanal, quinzenal, depois mensal e até mesmo trimestral se for o caso. “Promova estas conversas e, na medida do possível, convide-as para apreciar e conhecer mais sobre as suas ideias, levando-a para seu blog ou seu site. Mas sempre apresente um pouco do que você pensa e do que está partilhando antes, para não se tornar apenas mais um link. Procure personalizar estes contatos, para que eles sejam agradáveis e próximos. Em nossa empresa temos milhares de contatos que fazemos via aplicativo de mensagens. E normalmente mesmo que o teor seja o mesmo, escrevemos de forma a criar uma conexão com cada mulher que for ler, para que ela se sinta especial para nós, exatamente como é, ainda que não a conheçamos pessoalmente. Isso faz toda a diferença”, explica Paula.

 

– Esteja disponível para ajudar as pessoas quando precisarem

Esta é uma das mais poderosas formas de se ter abundância nos negócios. Sempre doe seus conhecimentos, ouvidos e tempo para contribuir com a vida de outras pessoas. Você será a maior beneficiada, pois é fortalecedor fazer parte da transformação das outras pessoas. Além disso, a dúvida do outro reforça seus conhecimentos e você será reconhecida como alguém que faz a diferença para os demais. E num mundo totalmente digital, ser apenas humana e disponível é uma habilidade que traz enorme diferencial nas relações. É só pensar nas pessoas que fizeram a diferença na sua vida.

 

– Aproveite os eventos para criar novos contatos

“É a oportunidade para encontrar e conhecer melhor pessoas com os mesmos interesses que você e esse contato pode fazer toda a diferença para seus negócios e sua vida. Aproveite cada conversa. Se for tímida, procure vencer a insegurança e trabalhe sua capacidade de autossuficiência para se sentir plena, mesmo sozinha. No começo pode até ser desconfortável, mas assim como todas as transformações, vai se tornando um hábito. Se isso for um desafio para você, te convido a tomar coragem e começar com momentos mais simples, como ir ao cinema ou almoçar sozinha. Com o tempo você estará mais confortável. E então, quando não for mais tão complicado, comece a conversar com as pessoas estranhas. Escreva perguntas, treine no espelho, mas comece a falar e conhecer pessoas. Será um exercício prazeroso após o desconforto inicial. E será muito útil para seus negócios. A comunicação é a arte de qualquer relacionamento, de qualquer negócio”, conclui Paula.

Esta matéria  pode ser encontrada no Itaú Mulher Empreendedora, uma plataforma feita para mulheres que acreditam nos seus sonhos. Não deixe de conferir (e se inspirar)!

 

 

 

1376 Total Views 2 Views Today
COMPARTILHE

Confira Também: