Você sonha em publicar um livro, mas não sabe por onde começar? A Epublik que democratizar esse processo

Dani Rosolen - 28 mar 2024 Dani Rosolen - 28 mar 2024
COMPARTILHE

Nome:
Epublik.

O que faz:
É uma plataforma de autopublicação de ebooks 

Que problema resolve:
Resolve para os autores barreiras de entrada no mercado editorial, como o alto preço para publicar uma obra.

O que a torna especial:
Segundo o fundador, o que torna a empresa especial são as ferramentas de voz para texto, edição, diagramação, correção ortográfica, cumprimento de metas, escrita compartilhada, além de uma comunidade e um marketplace em que as pessoas podem postar e/ou vender seus livros, ficando com 100% dos royalties para elas.

Modelo de negócio:
Venda do acesso à ferramenta, com a publicação do livro completo ao custo de 49 reais.

Fundação:
Junho de 2022.

Sócio:
Guilherme Baracchini — CEO

Fundador:
Guilherme Baracchini — 27 anos, Ribeirão Preto (SP) — é formado em engenharia civil pela Worcester Polytechnic Institute, em Massachusetts nos EUA. Trabalhou na parte financeira e de gerenciamento de direitos autorais da Editora Novo Conceito antes de abrir a Epublik.

Como surgiu:
Guilherme conta que a ideia surgiu quando trabalhava na editora Novo Conceito. “Eu percebia o tamanho do fluxo de pessoas que mandavam livros para publicarmos. Recebíamos uma média de 600 títulos por mês e escolhíamos apenas cinco ou seis. Isso me fez pensar que existem muitas pessoas que querem e merecem ter suas vozes ouvidas, mas que as editoras não conseguem atender”, diz. Então, ele decidiu investir em uma plataforma tecnológica para facilitar a autopublicação.

Estágio atual:
A Epublik tem mais de 2 mil usuários cadastrados com uma média de 20 a 30 novos usuários diariamente, segundo o empreendedor.

Aceleração:
Busca aceleração.

Investimento recebido:
Guilherme investiu 300 mil reais na empresa.

Necessidade de investimento:
O fundador quer captar investimento para ampliar a plataforma na língua inglesa e espanhola, mas ainda não definiu o valor.

Mercado e concorrentes:
“Se colocarmos só a média de ISBNs publicados anualmente no Brasil, já temos um grande potencial, mas estamos olhando para todas aquelas pessoas que não tiveram essa oportunidade de terem seus livros publicados. Os concorrentes são parciais, alguns oferecem as mesmas ferramentas que a Epublik, mas nenhum uma gama tão completa e facilitadora como a nossa. O maior concorrente é o Kindle, da Amazon”, afirma.

Maiores desafios:
“O maior desafio é se tornar a melhor e mais completa ferramenta para autopublicação no mundo, além de expandir o funcionamento da plataforma para outros idiomas”, afirma.

Faturamento:
“O faturamento ainda é pequeno, pois os usuários só pagam quando finalizam o projeto. Como a plataforma é muito nova, ela ainda não começou a gerar receita.”

Previsão de break-even:
Em 2025.

Visão de futuro:
“Vemos a empresa sendo usada em vários idiomas e países e com muitos novos recursos, como IA. Também queremos focar no mercado acadêmico, com especialização em publicações técnicas e projetos como TTC, em parceria com universidades do Brasil e do mundo.”

Onde encontrar:
Site
Contato

Você tem uma startup que já é mais do que um sonho, mas ainda não é uma empresa totalmente estabelecida? Escreva para a gente. Queremos conhecê-lo. E, quem sabe, publicar um perfil da sua iniciativa aqui na seção Acelerados. Esse espaço é feito para que empreendedores como você encontrem investidores. E para que gente disposta a investir em novos negócios encontrem grandes projetos como o seu.

COMPARTILHE

Confira Também: