APRESENTA

Você trabalha em home office? Veja como manter a produtividade e a eficiência

Fernanda Cury - 29 nov 2019
"Nos dias mais apertados, vale acordar uma hora mais cedo para resolver o que puder na casa”, aconselha Marina Sell Brik, especialista em trabalho remoto.
COMPARTILHE

Crédito imagem: Freepik

 

Trabalhar em casa é uma realidade entre boa parte das mulheres que empreendem. Algumas organizam o escritório na própria residência e é dali que fazem toda a gestão do negócio. Outras até tem uma empresa em outro local, mas acabam realizando muito do trabalho em casa, mesmo.

Seja qual for a situação, ao mesmo tempo que o home office parece um sonho, estar em casa pode acabar com a produtividade e, com o tempo, se tornar solitário e enfadonho. Para evitar esses problemas, listamos algumas dicas práticas e simples que podem garantir uma rotina de trabalho home office mais eficiente e feliz!

 

1 – Gestão do tempo:

– É importante definir um limite entre o tempo para as tarefas domésticas e profissionais. “Estabeleça o seu horário de trabalho, geralmente é o horário comercial porque é quando os clientes entram em contato e as coisas funcionam (fornecedores, comércio, serviços, etc.). Nos dias mais apertados, vale acordar uma hora mais cedo para resolver o que puder na casa”, aconselha Marina Sell Brik, especialista em trabalho remoto, sócia do Instituto Trabalho Portátil e do portal GoHome.

Delegue, conte com a colaboração dos outros moradores (seja filhos, cônjuge, etc.) para a execução das tarefas domésticas.

– Uma vez no seu espaço de escritório em casa, dedique-se somente ao trabalho. “Recomendo dividir as atividades por blocos de trabalho. Por exemplo: trabalhe por uma hora, com afinco e sem perder o foco e, depois, tire uns minutinhos para descansar e realizar outras coisas, como fazer ligações, responder e-mails, etc”.

– Algumas ferramentas podem ajudar a organizar seu dia, tornando-o mais produtivo.  Há ferramentas para gerir o tempo, para cumprir prazos, manter o foco e trabalhar em equipe, mesmo à distância.

– Enquanto está na hora de trabalho focado, o celular deve estar no modo avião. E avise as demais pessoas da casa que você não pode ser interrompida.

– Depois de encerrado o expediente, dedique o seu tempo de vida pessoal para questões particulares, e não se deixe interromper com trabalho. O contrário também é verdadeiro: se alguma tarefa da casa não pôde ser cumprida no prazo que havia definido, paciência, deixe para depois.

 

2- Espaço de trabalho:

– Segundo Marina, o ideal é que seja o mais longe possível do agito da casa para não perder o foco. “Se tiver um quartinho extra, distante do burburinho diário, melhor. Mas sabemos que as residências hoje estão cada vez mais compactas. Portanto, tendo o espaço que você tiver, por menor que seja, o importante é ele ser somente de trabalho. Pode ser um cantinho no seu quarto, na sala, embaixo da escada, mas é preciso delimitar ali como um lugar profissional, onde ninguém pode mexer e que você mantenha organizado”.

– Cuide da ergonomia. Uma boa mesa (ou bancada) e cadeira são fundamentais para não sofrer com lesões mais tarde.

– Também aposte em arquivos, pastas e caixas para se organizar melhor. Organize uma pasta para documentos, outra para contas, etc. Procure manter tudo à mão para não precisar interromper seu fluxo de trabalho para procurar algo.

 

3- Rotina diária:

– O home office deve ser sempre encarado como um trabalho como outro qualquer, só que realizado em casa. Portanto, sua rotina deve ser vista da mesma maneira. Se você não levar isso a sério, ninguém vai levar.

– Mantenha o hábito de trocar de roupa (nada de trabalhar de pijama), manter seu espaço de trabalho organizado e limpo e respeitar os limites de horário. Essa disciplina só depende de você.

– Aos poucos, a sua rotina no home office vai se tornando algo natural para você e para aqueles com quem convive.

– “A tecnologia permitiu a entrada do home office nas nossas vidas e só depende de nós como saber administrá-lo da melhor forma. Por exemplo: responder um WhatsApp de cliente fora do horário comercial é uma decisão sua como profissional. Você pode “acostumar” o cliente com isso ou não. Para ter um home office de sucesso é preciso equilibrar a liberdade com a responsabilidade”.

– Aproveite para otimizar seu dia a dia e usar o seu tempo livre para ter mais qualidade de vida. “Aquelas horas de trânsito poupadas podem ser usadas para fazer um esporte, um hobby ou simplesmente para descansar. Isso também faz parte da rotina. Essa é uma ótima chance para você equilibrar a vida pessoal com a profissional. É até uma motivação para conseguir se concentrar no trabalho, render muito, e depois aproveitar a vida”.

E você, tem outras dicas para tornar o home office mais produtivo? Conte aqui pra gente! 😉

Esta matéria  pode ser encontrada no Itaú Mulher Empreendedora, uma plataforma feita para mulheres que acreditam nos seus sonhos. Não deixe de conferir (e se inspirar)!

 

300 Total Views 5 Views Today
COMPARTILHE

Confira Também: