be veg, o app que encontra cozinhas vegetarianas

Luisa Migueres - 23 set 2015 Luisa Migueres - 23 set 2015
COMPARTILHE

 

Nome:
be veg.

O que faz:
Localiza, lista e informa sobre estabelecimentos vegetarianos, veganos ou com boas opções dessas cozinhas por ordem de proximidade do usuário. Mostra no mapa, traça rotas, marca favoritos e notifica o usuário sobre promoções, eventos e notícias relacionadas.

Que problema resolve:
Segundo os sócios, ainda é difícil para vegetarianos e veganos encontrarem uma grande diversidade de restaurantes quando se está fora da região habitual. A be veg facilita a procura e também indica locais que entregam em casa ou mercados que vendem produtos que não tenham origem animal.

O que torna especial:
A startup considera suas abas “delivery” (restaurantes que contam o serviço de entrega) e “onde comprar” seus diferenciais. Além disso, ela tem notificações por proximidade. Essa ferramenta entrega mensagens de estabelecimentos ao usuários que tenha o be veg instalado em seu smartphone. Essas notificações são vinculadas ao plano be veg Premium (4 notificações por mês) ou contratadas avulsas de acordo com a necessidade e ocasião do estabelecimento.

Modelo de negócio:
Há um cadastro geral dos estabelecimentos identificados, contendo nome, endereço e horário de funcionamento. Os estabelecimentos que querem exibir mais informações ou obter mais destaque dentro do aplicativo (notificações, fotos, links para redes sociais, etc), podem contratar planos mensais ou anuais de adesão, tornando-se parceiros. O preço dos planos não foram abertos.

Fundação:
A concepção foi criada em setembro de 2013, e o lançamento oficial aconteceu em março de 2015.

Sócios:
Vivian Schmitz – Co-fundadora
Tom Barros – Co-fundadora

Perfil dos fundadores:

Vivian Schmitz – 29 anos, Francisco Beltrão (PR) – formada em Artes Cênicas pela FAP. É atriz, comunicadora e empreendedora. Optou pelo vegetarianismo há 4 anos.

Tom Barros – 34 anos, Telêmaco Borba (PR) –  graduado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Positivo. Trabalho como publicitário, profissional de audiovisual e músico. Também é vegetariano há 4 anos.

Como surgiu:
Os fundadores optaram pelo vegetarianismo em 2011. A partir dessa vivência, perceberam uma dificuldade em se encontrar lugares com boas opções dentro da dieta. Em 2012 , ficaram surpresos com uma pesquisa IBOPE que apontava Curitiba como a segunda capital brasileira em porcentagem de vegetarianos, atrás apenas de Fortaleza. Assim nasceu a ideia de criar um aplicativo que ajudasse esse contingente.

Estágio atual:
O aplicativo conta hoje com cerca de 4200 usuários, 320 estabelecimentos cadastrados em 15 cidades brasileiras, e 25 estabelecimentos parceiros. O download é gratuito, o cadastro está em expansão, bem como as parcerias com estabelecimentos, a divulgação e as funcionalidades da ferramenta em si.

Aceleração:
Tiveram consultoria com Ideia no Ar.

Investimento recebido:
Parte do negócio foi viabilizada através de crowdfunding no Catarse, onde foram arrecadados 12 mil reais.

Necessidade de investimento:
A startup prevê a necessidade de 20 a 30 mil reais para criar sua versão para Windows Phone, aprimorar as atuais, automatizar as contratações e pagamentos dos planos online, além de invertir em publicidade.

Mercado e concorrentes:
A empresa acredita suprir uma necessidade apontada pelo crescimento do número de vegetarianos e veganos no Brasil nos últimos cinco anos. Entre os concorrentes, ela menciona o Veg Travel Guide (antigo Happy Cow), que tem poucos estabelecimentos brasileiros, e o SP Veg, para quem está na capital paulista. Há ainda o Vegman e o Lugares Veg.

Maiores desafios:
Tornar o app mais conhecido pelo público, ganhar credibilidade junto aos estabelecimentos e aumentar o número de adesões aos planos mensais e anuais junto aos parceiros em potencial.

Faturamento:
Não foi informado.

Previsão de break-even:
Janeiro de 2016.

Visão de futuro:
A startup quer conectar o maior número de usuários aos estabelecimentos vegetarianos, além de incentivar e difundir a escolha pelo vegetarianismo e pelas opções veg, tanto para o consumidor quanto para o comerciante, tornando-se uma rede social para esse público.

Onde encontrar:
Site
Contato

 

Você tem uma startup que já é mais do que um sonho mas ainda não é uma empresa totalmente estabelecida? Escreva para a gente. Queremos conhecê-lo. E, quem sabe, publicar um perfil da sua iniciativa aqui na seção Acelerados. Esse espaço é feito para que empreendedores como você encontrem investidores. E para que gente disposta a investir em novos negócios encontrem grandes projetos como o seu.

1290 Total Views 1 Views Today
COMPARTILHE

Confira Também: