Granatum, um software de gestão financeira integrado a um sistema de pagamentos

Luisa Migueres - 16 nov 2015
COMPARTILHE

Nome:
Granatum.

O que faz:
É um software de gestão financeira para pequenas e médias empresas. Os clientes podem começar a usar a plataforma gratuitamente para fazer o controle do fluxo de caixa, cobrar seus clientes por boleto ou cartão de crédito, e emitir notas fiscais eletrônicas de serviço. E, se entenderem que o Granatum serve para o seu negócio, escolhem entre um dos planos pagos. O software é uma criação da empresa Webgoal, de soluções digitais.

Que problema resolve:
O Granatum funciona como intermediador de pagamentos recebidos por empresas. Isso faz com que o empreendedor ganhe tempo, já que a conciliação e gestão dessas cobranças é feita de forma automatizada.

O que o torna especial:
Os clientes do Granatum podem emitir e receber cobranças dos clientes, por boleto bancário e cartão de crédito, sem a necessidade de assinatura de uma carteira para emissão de boleto nem contrato com uma operadora de cartão. Basta ter uma conta bancária no Itaú, Bradesco, Banco do Brasil, Santander ou Caixa Econômica Federal.

Modelo de negócio:
O Granatum tem duas fontes de receita: as assinaturas, com planos que vão de 61 a 149 reais por mês, e também parte das taxas de intermediação dos pagamentos. A maior diferença entre os planos é quantidade de notas fiscais eletrônicas que o cliente pode emitir, que vai de até 5 notas a até 300 notas.

Fundação:
Abril de 2010.

Sócios:
Altieres Lopes – Desenvolvedor na Webgoal
Flavio Logullo – Co-fundador
Jefferson Albuquerque –Designer na Webgoal
Matheus Haddad – Co-fundador

Perfil dos fundadores:

Altieres Ribeiro Lopes – 34 anos, Campestre (MG) – formado em Ciência da Computação pela Universidade de Alfenas e Mestre em Ciência da Computação, Processamento de Imagens e Sinais pela UFSCar. Tem experiência de mais de 10 anos em diversas linguagens de programação e contribui no projeto Sneer, sistema open source de computação soberana.

Flavio Logullo – 34 anos, São Paulo (SP) – formado em Ciência da Computação pelo Centro Universitário Unifieo. Tem mais de 15 anos de experiência na área de tecnologia para plataforma web, com foco em análise de negócio, gestão, pesquisa com usuário, elicitação de requisitos, prototipação, inbound marketing e desenvolvimento de software.

Jefferson Albuquerque – 33 anos, São Paulo (SP) – tecnólogo em Design de Mídia Digital pela Faculdade de Tecnologia Impacta. Tem experiência de 15 anos no mercado web criando sites, plataformas e sistemas de gerenciamento de conteúdo. Atua nas atividade prototipação, testes e pesquisas com usuários, criação e implementação de interfaces.

Matheus Haddad – 33 anos, Alfenas (MG) – formado em Ciência da Computação pela Universidade de Alfenas, é especialista em Análise de Sistemas pela Faculdade Associadas de São Paulo, mestre em Engenharia Elétrica pela FEI e tem um MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Trabalha com organização e facilitação de projetos e equipes multidisciplinares, avaliação e análise de processos de negócios, elicitação e representação de requisitos de software, além de realização de cursos e treinamentos.

Como surgiu:
O software veio de uma necessidade da Webgoal, empresa que criou e investiu no Granatum, para fazer a gestão mais eficiente das finanças. Em 2009, não existia nenhuma oferta online com essa proposta. Então, os sócios decidiram disponibilizar uma versão compacta gratuita para testar a adesão — e tiveram mais de 1 000 cadastros no primeiro mês, na maioria empresas. Em 2010, decidiram oferecer a primeira versão paga, exclusiva para empresas.

Estágio atual:
O time do Granatum trabalha de um escritório em São Paulo. Hoje, ela diz somar cerca de 1 600 usuários cadastrados em 800 contas ativas.

Aceleração:
Não buscam.

Investimento recebido:
Desde o início, a equipe utiliza capital próprio. Foram investidos 500 mil reais anualmente para o desenvolvimento do software.

Necessidade de investimento: 
Não informada.

Mercado e concorrentes:
“Num cenário de previsões não muito animadoras, quem faz a boa gestão do dinheiro pode passar por períodos de instabilidade sem sentir muito os seus efeitos. Por isso o Granatum é importante”, dizem os sócios, que consideram o ContaAzul, ZeroPaper, Nibo e Bling! seus concorrentes. Além delas, há também a Asaas.

Maiores desafios:
“Nosso maior desafio é oferecer um serviço que entregue o sucesso dos nossos clientes. Para isso temos feito um grande esforço para entender o que eles entendem por sucesso e incorporar isso ao nosso serviço”, diz Flavio.

Faturamento:
O faturamento anual é de aproximadamente 500 mil reais.

Previsão de break-even:
Julho de 2016.

Visão de futuro:
A empresa quer oferecer o melhor serviço de apoio gestão das pequenas empresas brasileiras, e estar entre as principais soluções percebidas pelo mercado brasileiro.

Onde encontrar:
Site
Contato

Você tem uma startup que já é mais do que um sonho mas ainda não é uma empresa totalmente estabelecida? Escreva para a gente. Queremos conhecê-lo. E, quem sabe, publicar um perfil da sua iniciativa aqui na seção Acelerados. Esse espaço é feito para que empreendedores como você encontrem investidores. E para que gente disposta a investir em novos negócios encontrem grandes projetos como o seu.

281 Total Views 2 Views Today
COMPARTILHE

Confira Também: