Sua empresa tem uma solução contra a Covid-19? Inscreva-se em uma dessas iniciativas e ajude a combater a pandemia

Dani Rosolen - 1 abr 2020
Uma série de editais e desafios foi aberta nos últimos dias para buscar soluções de combate ao Covid-19.
COMPARTILHE

Encontrar respostas o mais rápido possível para combater a pandemia do coronavírus é uma missão urgente. Entidades têm reagido com o lançamento de desafios de inovação voltados a startups, grandes empresas, governos e à sociedade civil, em busca de soluções contra a Covid-19.

A seguir, listamos cinco dessas iniciativas que podem inspirar os leitores do Draft a contribuir com a descoberta de novos caminhos diante da crise:

 

1) A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) está com um edital aberto de 20 milhões de reais para estimular micro e pequenas empresas a desenvolverem inovações voltadas ao diagnóstico e tratamento de pessoas contaminadas (desde ventiladores pulmonares a tecnologias digitais e inteligência artificial para os serviços de saúde ou atendimento). Cada projeto selecionado poderá contar com 1,5 milhão de reais. Os produtos ou serviços devem ser desenvolvidos no prazo de 24 meses. As inscrições vão até 6 de abril.

 

2) A Vale vai disponibilizar até 1 milhão de dólares, em colaboração com o Hospital Israelita Albert Einstein e a Rede Mater Dei de Saúde, para soluções dentro de cinco temas: prevenção e rastreamento de risco; triagem e diagnóstico; monitoramento e acompanhamento de pacientes; cuidados intensivos; e “open challenge” (desafio aberto). As propostas precisam ter grau de maturidade avançado para serem implantadas em até 15 dias. O prazo de inscrições termina em 5 de abril. Veja aqui como se inscrever.

 

3) A Escola Nacional de Administração Pública, com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), também está com um edital aberto. O objetivo é incentivar e apoiar a sociedade na criação de alternativas para minimizar o impacto do coronavírus nas áreas social, econômica, de saúde e tecnologia. Os projetos devem ser de fácil implementação, alto impacto e com viabilidade jurídica e econômica. Também precisam fazer parte de uma de quatro categorias: eficiência do sistema de saúde para o enfrentamento da epidemia; diminuição de impactos econômicos no contexto da Covid-19; mitigação das consequências socioeconômicas da Covid-19; e monitoramento e gestão do enfrentamento da pandemia. Cada desafio colocado na plataforma tem um prazo diferente. Inscreva-se.

 

4) A comunidade de empreendedores Gonew.Co, em parceria com a Abstartups, já conta com 179 empresas emergentes mapeadas e mais de 100 voluntários responsáveis por dar visibilidade a iniciativas que apresentem soluções para ajudar a mitigar — direta ou indiretamente — a Covid-19. Se você tem algum projeto nesse sentido, compartilhe com a hashtag #StartupsVsCovid19 e cadastre sua solução neste formulário. As contribuições farão parte das próximas versões do Mapa de Startups e Soluções para o Covid-19

 

5) A plataforma de inovação aberta 100 Open Startups disponibiliza gratuitamente em seu sistema um espaço para empresas, governos e sociedade civil lançarem desafios relacionados à crise. Outro ambiente é dedicado às startups, que podem se propor a resolver as questões apresentadas. A ideia é divulgar cada desafio cadastrado em até 24 horas para as comunidades de startups e, em outras 24 horas, apresentar uma lista de soluções mapeadas e ranqueadas. Mais informações neste link.

1742 Total Views 3 Views Today
COMPARTILHE

Confira Também: