TODAS AS CATEGORIAS
A Ford, uma das montadoras de automóveis mais tradicionais no país, firmou recentemente uma parceria com a PUC-Rio para um projeto de inovação. O objetivo? Levar para dentro da empresa “pessoas que estudam as pessoas”.
Marcio Alfonso, diretor de engenharia veicular e engenharia avançada da Ford na América do Sul, está na Ford há 38 anos e tem uma visão privilegiada dos desafios atuais da montadora: “Para inovar, hoje, é preciso conhecer as pessoas. Saber o que gera satisfação, o que gera prazer em quem usa o meu produto. Por isso fomos à universidade”.
O projeto com a PUC-Rio vai trazer conceitos e análises de UX (user experience) para dentro da Ford. Analisar o comportamento do consumidor não é algo novo mas, segundo Marcio, é hora de ir além. “Nem sempre, nos nossos processos normais de desenvolvimento de produto, conseguimos captar com o profundidade esse conhecimento”, diz.
Play para ver mais!
Em um antigo distrito industrial hoje orbitam 700 startups: saiba como o Instituto Caldeira, que ficou debaixo d’água nas enchentes de 2024, ajuda a revitalizar um pedaço de Porto Alegre enquanto acelera o ecossistema local de inovação.
No Recife Antigo pulsa um ecossistema de inovação. Eduardo Peixoto, CEO do CESAR, conta como a instituição ajudou Pernambuco a reter talentos na área de tecnologia e hoje constrói soluções com as gigantes Boticário, Lenovo e Petrobras.
O Brasil produz muita ciência de qualidade, mas resta o desafio de converter esse conhecimento em competitividade industrial. É aí que entra a Emerge Brasil, uma consultoria de gestão com foco em inovação baseada em deep techs.
