TODAS AS CATEGORIAS
Quem diz isso é um sujeito que respira novos projetos e produtos há quase quatro décadas. Marcio Alfonso, diretor de engenharia veicular e engenharia avançada da Ford na América do Sul, está há 38 anos na companhia e fala sobre o que podemos esperar dos carros do futuro. Ou será no presente mesmo?
“Foco no usuário e na mudança muito rápida na tecnologia”, crava ele, que destaca — não sem algum assombro — que nunca se teve tantas soluções e tantas tecnologias novas à disposição. “Estamos vivendo um momento fascinante.”
É claro que os desafios deste mercado são gigantescos, pois é preciso entregar mais e melhor em um mundo e uma sociedade que também mudam numa rapidez nunca vista. “Tudo isso promove uma grande transformação na forma como a gente faz o produto”, diz ele.
Play para ver mais!
Em um antigo distrito industrial hoje orbitam 700 startups: saiba como o Instituto Caldeira, que ficou debaixo d’água nas enchentes de 2024, ajuda a revitalizar um pedaço de Porto Alegre enquanto acelera o ecossistema local de inovação.
No Recife Antigo pulsa um ecossistema de inovação. Eduardo Peixoto, CEO do CESAR, conta como a instituição ajudou Pernambuco a reter talentos na área de tecnologia e hoje constrói soluções com as gigantes Boticário, Lenovo e Petrobras.
O Brasil produz muita ciência de qualidade, mas resta o desafio de converter esse conhecimento em competitividade industrial. É aí que entra a Emerge Brasil, uma consultoria de gestão com foco em inovação baseada em deep techs.
