APRESENTA
APRESENTA

A FCA bate o carro para proteger a sua família

Bárbara Caldeira - 29 jul 2019
O Safety Center é fruto de desenvolvimento brasileiro e o resultado está sendo considerado “a última palavra em tecnologia voltada à segurança veicular”. (fotos: Leo Lara/Studio Cerri)
Bárbara Caldeira - 29 jul 2019
COMPARTILHE

Nas telas do cinema e da TV, cenas de ação com colisões de carros mantêm alta a adrenalina da trama. Mas, na vida real, ninguém quer passar pela experiência. Mais do que isso, espera-se que o veículo esteja preparado para proteger os ocupantes para garantir um final feliz. A segurança veicular é uma das maiores preocupações de quem fabrica e comercializa carros. Pois a FCA Latam acaba de construir um laboratório para simular situações de risco.

O Safety Center, instalado no Polo Automotivo Fiat, na cidade de Betim (MG), e inaugurado oficialmente neste mês de julho, é o mais moderno da América Latina. Para proporcionar aos clientes da marca segurança com padrões internacionais, o espaço conta com uma área de 7.600 m² e pista de 130 metros, com capacidade de realização de testes de impacto de até 4 toneladas a 100 km/h. As provas avaliam a estrutura do automóvel, a calibração dos airbags e os sistemas de retenção dos ocupantes.

Silvio Piancastelli, gerente de Desenvolvimento de Conceito envolvido no projeto, explica que, até então, todo carro criado na América Latina passava por esses testes em laboratórios do grupo localizados nos Estados Unidos e na Europa.

“Com o Safety Center Betim, ganhamos autonomia e reduzimos o tempo de desenvolvimento dos automóveis”, afirma.

O espaço é a parte que faltava para que a região Latam da FCA fosse totalmente autônoma na criação e desenvolvimento de carros. O primeiro modelo do grupo desenvolvido 100% na América Latina foi o Novo Fiat Uno, em 2008, e cases como Toro, Argo e Cronos marcaram essa evolução. “Com o laboratório, há também o aumento do know-how dos colaboradores da Engenharia de Produto FCA Latam”, completa Silvio.

Com investimento de cerca de R$ 40 milhões — incluindo infraestrutura, equipamentos e treinamento — e com os esforços de uma equipe composta por cinquenta profissionais, o Safety Center Betim vai realizar testes de impacto frontal, posterior e lateral contra barreiras rígidas e postes, com provas de padrão internacional, abrangendo todas as homologações e testes para a LATIN NCAP (o Programa de Avaliação de Carros Novos para América Latina e o Caribe).

 

Com investimento de cerca de R$ 40 milhões, o Safety Center vai realizar testes de impacto frontal, posterior e lateral contra barreiras rígidas e postes, com provas de padrão internacional.

Silvio afirma que o laboratório está totalmente interligado a toda a cadeia de desenvolvimento de produtos, “desde a fase de conceito, passando pelas simulações virtuais, até chegar às provas físicas de desenvolvimento e homologação e entrada em produção do novo veículo”. Isso insere a novidade no contexto da Indústria 4.0, ao qual a FCA se alinha, em que tecnologias de automação e de dados otimizam processos.

Com o auxílio da realidade virtual, por exemplo, o desenvolvimento de veículos ganha em precisão e economia com protótipos, já que só é produzido um modelo real depois de complexas tentativas em 3D. “O carro físico já vai para os testes com todo o background da engenharia e maturidade adquirida no processo. Com isso, temos poucos ajustes a fazer”, conta Silvio, acrescentando que a homologação do produto precisa de teste físico para se concretizar.

Robson Cotta (na cabeceira da mesa) lidera o time de mais de cinquenta profissionais envolvidos.

“O Safety Center amplia ainda mais as ferramentas da engenharia FCA Latam no desenvolvimento de carros cada vez mais conectados à segurança dos usuários”, diz Ricardo Dilser, assessor técnico da FCA para América Latina. “É um desenvolvimento local, o que nos dá muito orgulho, valorizando engenheiros, técnicos e colaboradores brasileiros. Trata-se da última palavra em tecnologia voltada à segurança veicular.”

Para o diretor de engenharia da FCA para a América Latina, Marcio Tonani, “o Safety Center é uma importante conquista da FCA na América Latina, que confirma o protagonismo do grupo na região e contribui para a melhoria e maior agilidade no nosso desenvolvimento, mantendo os níveis de segurança exigidos internacionalmente.”

Esta matéria pode ser encontrada no FCA Latam Stories, um portal para quem se interessa por tecnologia, mobilidade, sustentabilidade, lifestyle e o universo da indústria automotiva.

banner fca

APRESENTA
COMPARTILHE
APRESENTA

Confira Também: