APRESENTA

O início de uma FCA conectada

Luiza Lages - 19 nov 2020 Nova Central Multimídia Uconnect da FCA
A Nova Fiat Strada estreou a nova geração da central Uconnect, desenvolvida no Brasil para ser usada no mundo todo.
COMPARTILHE

Em junho, a Nova Fiat Strada começou a circular pelas ruas do Brasil. Dentro do carro, motoristas e passageiros conectam seus celulares, sem uso de cabos, a uma central multimídia moderna, que dá acesso a rádio, computador de bordo com informações sobre o veículo e a todos os recursos disponíveis para Apple CarPlay e Android Auto. Desenvolvida pela FCA no Brasil, a nova central multimídia Uconnect também está presente no Fiat Toro e será incorporada a outros veículos de diversas marcas da FCA no mundo.

Gustavo Felicori, gerente de plataforma na FCA para a América Latina, conta que a central é um desenvolvimento pioneiro da FCA. O Uconnect é a primeira central multimídia a oferecer conexão sem fio para Apple CarPlay e Android Auto no Brasil, além de contar com ferramentas para uso personalizado: como exemplos, em um carro de família, cada usuário pode criar um perfil individual, com layout e configurações próprias, além da possibilidade de conectar dois celulares ao mesmo tempo.

“A nossa prioridade foi entregar uma nova geração de central multimídia que trouxesse uma experiência similar ao que nossos clientes têm hoje com os smartphones. Foi uma evolução não só da interface; o produto ficou muito mais intuitivo e personalizável”, diz Breno Kamei, diretor de Portfólio, Pesquisa e Inteligência Competitiva da FCA para a América Latina.

 

Consumidor conectado e global

A tecnologia tem sido fator determinante na jornada de compra.

“Quando avaliamos outros países e outros segmentos, observamos que o Brasil tem um consumidor bastante digitalizado, que deseja que o carro seja tão conectado quanto o celular”, diz Juliana Silva, especialista em Planejamento de Conectividade da FCA para a América Latina.

Ela explica que as pessoas têm demandado cada vez mais soluções integradas a marcas e dispositivos que já usam no seu dia a dia.

“Dentro do carro, o consumidor brasileiro busca a tecnologia para otimizar o tempo, tomar melhores decisões e se conectar com outros ecossistemas dos quais ele já participa. E o carro é parte essencial nessa jornada”, completa.

Juliana Silva, especialista em Planejamento de Conectividade da FCA para a América Latina

Para Juliana Silva, o consumidor tem demandado mais soluções tecnológicas tipicamente mobile.

A essa empreitada, as equipes da FCA precisaram somar o desenvolvimento de uma plataforma que visa atender às demandas e percepções do cliente nas Américas, Europa e Ásia.

“Todo o nosso trabalho é feito pensando na individualidade do nosso cliente e em como podemos garantir essa personalização das soluções integradas ao veículo”, afirma Juliana.

 

Conheça outras iniciativas e produtos inovadores. Inclusive o trabalho em rede que acontece no HUB FCA!

 

Uconnect: simplicidade e segurança

Para o desenvolvimento, foram feitas diversas sessões de testes de usabilidade e pesquisas com usuários com perfis de consumidores de carros diferentes e de marcas diversas.

“Isso garantiu o desenvolvimento de uma central muito mais aderente a essas necessidades”, conta Leandro Alvarenga, gerente de Design de Experiência do Usuário.

A plataforma foi desenvolvida para simplificar o uso e evitar a necessidade de manuais: o consumidor consegue interagir com a central como já está habituado a fazer com o próprio celular.

“Usamos como referência a interface mobile, que é mais limpa, com menos informação, para o cliente executar tarefas com rapidez e não se distrair”, explica Juliana.

Para garantir que a central não seja uma distração, determinadas funções são desativadas quando o carro está em movimento, por exemplo.

“A integração dos ambientes mobile com o automotivo e o olhar de segurança são pontos fundamentais de entrega de design de experiência do usuário”, diz Leandro.

Mais de 100 testes com consumidores brasileiros e de fora do país avaliaram se a estratégia e o produto desenvolvido entregavam de fato as propostas da FCA, do ponto de vista de uso e de aceitação de mercado.

“Diversos serviços de conectividade que vão nascer futuramente são baseados na existência dessa nova central. Ela traz de novo e de positivo a entrada em um momento contemporâneo, em que o que importa no carro não é somente o torque e a potência, mas também a tecnologia”, reflete Leandro.

No vídeo a seguir, você vê as funcionalidades da nova central multimídia Uconnect:

 

Desenvolvimento multifuncional do Uconnect

Para dar vida ao projeto de conectividade com a nova central multimídia, a FCA vem mobilizando um time multifuncional, que une equipes de branding, portfólio, qualidade, engenharia, design e experiência do usuário, além de fornecedores e outros parceiros.

“O Uconnect tem uma complexidade grande. Precisa operar no ambiente do veículo e interagir com um componente externo, que é o smartphone. A evolução da conectividade é a interação com serviços que não estão dentro do carro, oferecidos pela montadora, por parceiros e por gadgets do próprio cliente. A gente precisou criar uma metodologia de gerenciamento de projetos que tivesse uma abrangência em todas essas áreas”, conta Felicori.

O gerenciamento e desenvolvimento técnico da versão lançada com a Nova Fiat Strada aconteceram entre 2018 e 2020.

“O processo começa com a elaboração das especificações técnicas, seguido por vários loops de discussões com potenciais fornecedores e empresas tecnologia”, lembra Fernando Ataíde, gerente de Uconnect e sistemas de assistência ao motorista na FCA.

A fase de conceito do projeto conta com revisões de especificações envolvendo o time de engenharia da FCA nos Estados Unidos, Itália e China. Todas as versões previstas no portfólio são desenhadas, validadas e desenvolvidas pelos polos de engenharia da FCA juntamente com os fornecedores.

Gustavo Felicori, gerente de plataforma na FCA para a América Latina

Para Gustavo Felicori, gerente de plataforma na FCA para a América Latina, o Uconnect representa o início de uma FCA conectada.

 

Desafios e novas habilidades

Para Fernando, o grande desafio foi, e ainda é, a complexidade da plataforma, que conta com outras versões em desenvolvimento.

“É uma central multimídia com seis tamanhos de displays diferentes, com variação de HMI (Interação Humano-Computador), com aplicação e com desenvolvimento global em sete marcas da FCA, com dezenas de modelos de veículos em produção paralela”, diz.

Gustavo lembra das reuniões diárias com colegas da FCA de diferentes partes do mundo, para acompanhamento e resolução de problemas.

“São muitos países e culturas trabalhando juntos, e funcionou muito bem. Estamos construindo uma plataforma de conectividade e trabalhamos conectados”, reflete.

Para o gerente de plataforma da FCA, o principal legado para o time é o know-how adquirido em diferentes especialidades, se tornando referência na empresa e integrado com grandes parceiros globais, como Apple, Google e os fornecedores envolvidos no desenvolvimento:

“A capacidade de desenvolver produtos de conectividade fica. Os profissionais que participam desse projeto têm oportunidade de desenvolverem conhecimentos e adquiriram experiências sem precedentes. Temos um time em várias áreas da empresa que agora é capaz de desenvolver soluções globais de conectividade para nossos clientes, gerenciando atividades simultâneas em diversos países, com múltiplos parceiros e de maneira muito eficiente e produtiva”.

O lançamento do Uconnect 7” trouxe novos processos e habilidades à organização e inseriu definitivamente a FCA no mundo da conectividade, tanto em nosso portfólio de produtos quanto no ambiente virtual de trabalho.

“E este lançamento representa apenas o início da FCA conectada”, diz Gustavo.

 

Parceria pela conectividade

Como parte do projeto de transformação digital, FCA Latam e TIM Brasil anunciaram no último dia 28 uma parceria para oferecer soluções de conectividade embarcada em veículos das marcas Fiat, Jeep e Ram a partir da primeira metade de 2021. Os futuros lançamentos da FCA no Brasil vão contar com o eSIM, chip virtual para acesso a Wi-Fi nativo a bordo, com a qualidade da cobertura 4G da TIM e a maior rede de Internet das Coisas (IoT) do país.

“O mundo está mudando e você precisa de dados, seja para a vida privada, seja para a vida profissional. Olha o que a tecnologia 4G nos permite fazer, com o carro conectado. E acho que isso é somente o começo de algo que vai mudar completamente a nossa vida”, declarou Pietro Labriola, CEO da TIM Brasil.

Motoristas e passageiros poderão usar o veículo para realizar o mesmo tipo de operações que hoje realizam no smartphone.

“A conectividade não é a menor distância entre os pontos. Ela é a melhor distância entre os pontos”, disse Antonio Filosa, presidente da FCA para a América Latina.

 

Esta matéria pode ser encontrada no FCA Latam Stories, um portal para quem se interessa por tecnologia, mobilidade, sustentabilidade, lifestyle e o universo da indústria automotiva.

banner FCA

1954 Total Views 6 Views Today
COMPARTILHE

Confira Também: