A AkinTec é um open banking em blockchain focado nas periferias brasileiras

Dani Rosolen - 28 Maio 2020
COMPARTILHE

Nome:
AkinTec.

O que faz:
É um open banking em blockchain, com foco nas classes C, D e E, que utiliza redes neurais e IA para prevenção de inadimplência.

Que problema resolve:
Ajuda a desonerar os usuários regulares de bancos das taxas excessivas e auxilia o crescimento das iniciativas de geração e controle do consumo da economia informal.

O que a torna especial:
De acordo com o fundador, o uso de uma tecnologia disruptiva, transparente e open source, além da isenção de limites de transações e taxas são alguns dos diferenciais da startup. “O que mais nos destaca no mercado, entretanto, é pensar em soluções para a população marginalizada que reside nas periferias.”

Modelo de negócio:
Atua no B2B e no B2C no modelo SaaS.

Fundação:
Julho de 2019.

Sócio:
Leandro Dias Fundador e CEO

Fundador:

Leandro Dias — 31 anos, São Paulo (SP) — é pós- doutorado em Economia Empresarial com foco em Microeconomia da discriminação pelo Insper. É consultor da Guidepoint, board advisor da LINDAU Gestão Educacional e equity advisor da Kwingoo.

Como surgiu:
“No final de 2016, fizemos um trabalho em 12 Estados para criar uma plataforma em que micro empreendedores pudessem utilizar serviços como elaboração do plano de negócios e orientações empresariais para obter propostas de microcrédito e investimento. Essa ideia amadureceu e de uma de suas frentes nasceu a AkinTec”, afirma o fundador.

Estágio atual:
A AkinTec tem 919 usuários cadastrados e 70% da operação (12 clientes) voltada para aplicativos white label de empresas.

Aceleração:
A startup participou de acelerações do Google e do InovAtiva Brasil.

Investimento recebido:
O fundador aportou 50 mil reais no negócio.

Necessidade de investimento:
“Hoje estamos à procura da investimentos a partir de 1 milhão de reais, como funding para nossas operações de crédito. Temos uma base de dados de usuários com bom score e avaliação de crédito aprovada. Considerando o ticket médio de 3 mil reais por usuário, acreditamos que esse investimento nos ajude a criar uma boa camada de direito creditório. Com esse investimento, pensamos ainda em 5% para equipe e 10% para marketing”, afirma Leandro.

Mercado e concorrentes:
“Temos muitas possibilidades de crescimento com nosso modelo de negócio. É o primeiro do ramo. Usamos a tecnologia como um meio e não um fim. Através dela, nosso modelo realmente empodera usuários, estabelecimentos comerciais e descentraliza operações bancárias das instituições financeiras. Nossos concorrentes diretos e indiretos são todas as adquirentes e arranjos de pagamento, tal como as bandeiras Visa e Master, por exemplo.”

Maiores desafios:
“Nossos maiores desafios estão ligados à cultura das pessoas que tendem a buscar confiabilidade através de meios midiáticos ou de meios de propaganda em massa. Acreditamos que podemos vencer isso com nosso marketing de rede. Vemos a mudança cultural da população como um grande desafio, juntamente com a abertura para a compreensão de novas ferramentas tecnológicas, como por exemplo a blockchain”, conta o fundador.

Faturamento:
3 mil reais por mês em 2019 e previsão de 70 mil reais por mês com a retomada da economia após a pandemia.

Previsão de break-even:
“Não temos uma previsão de break-even com pequena margem de erro, pois é preciso levar em consideração a recuperação da economia frente à crise da Covid-19, principalmente no cenário de captação de recursos. Hoje já trabalhamos com nossos passivos e ativos equilibrados.”

Visão de futuro:
“Queremos ser expoentes no cenário processamento de meios de pagamento no mundo e inverter a lógica de taxa sobre transações para um processo de publicidade sobre transações”, diz Leandro.

Onde encontrar:
Site
Contato

 

Você tem uma startup que já é mais do que um sonho, mas ainda não é uma empresa totalmente estabelecida? Escreva para a gente. Queremos conhecê-lo. E, quem sabe, publicar um perfil da sua iniciativa aqui na seção Acelerados. Esse espaço é feito para que empreendedores como você encontrem investidores. E para que gente disposta a investir em novos negócios encontrem grandes projetos como o seu.

936 Total Views 3 Views Today
COMPARTILHE

Confira Também: