A i2s Digital quer facilitar o acesso de causas socioambientais a investimentos por meio de tokens

Dani Rosolen - 10 abr 2023 Dani Rosolen - 10 abr 2023
COMPARTILHE

Nome:
i2s Digital.

O que faz:
É uma plataforma tokenizadora que permite a investidores/doadores contribuírem com projetos de impacto positivo enquanto recebem um selo ESG em formato de NFT (ou como a i2s rebatizou, EST – Investment to Social | Environmental & Social Token).

Que problema resolve:
Busca facilitar o acesso de projetos sustentáveis a investimentos, permitindo que mais pessoas se envolvam e contribuam para a mudança positiva no mundo, ao mesmo tempo que garante transparência aos investidores neste processo.

O que a torna especial:
De acordo com o fundador, a solução é uma plataforma de tokenização que permite que projetos com impacto socioambiental positivo emitam tokens que podem ser comprados por investidores. Eles, por sua vez, recebem seus selos i2s-EST e poderão ter um retorno financeiro com base no sucesso do projeto. A tokenização permite que mais pessoas possam investir em iniciativas sustentáveis, aumentando a transparência e a segurança para todos os envolvidos. “Já existem algumas tokenizadoras e marketplaces de ativos digitais, mas a i2s é a primeira 100% focada nas causas socioambientais, o que nos torna especiais neste mercado.”

Modelo de negócio:
Cobrança de uma taxa de transação em cada compra e venda de tokens na plataforma. A startup também ganha oferecendo serviços de consultoria para investidores.

Fundação:
Agosto de 2022.

Sócio:
Eduardo Genton CEO e fundador

Fundador:

Eduardo Genton — 47 anos, São Paulo (SP) — é formado em Economia pela Universidade Candido Mendes, com mestrado em Finanças pela FGV e pós-graduação em Administração de Negócios pela StartSe University. Trabalhou no Banco Alfa e no Arval BNP Paribas Group. É head de novos produtos da Blu e mentor na Chiefs.Group

Como surgiu:
Em uma imersão no Vale do Silício em abril de 2022, Eduardo idealizou uma startup que fosse capaz de democratizar e desburocratizar o acesso de projetos sociais a recursos financeiros e, ao mesmo tempo, gerasse valor real para NFTs. Dentre 11 projetos de startup, o dele foi o vencedor do Pitch Day. “Voltei ao Brasil com a missão de evoluir este projeto. Entrei para a germinação no Instituto Gênesis, da PUC, trouxe parceiros de tecnologia e preparei um primeiro MVP. Ao longo dos meses e com várias análises, decidi ampliar o modelo para uma tokenizadora socioambiental”, conta.

Estágio atual:
A i2s participou de incubação na Gênesis, da PUC, rodou um primeiro MVP com um projeto social do interior do Ceará, o Espaço Literário Biblioteca Comunitária. Neste momento, a startup está trabalhando no rebranding. “Como NFT é algo já desgastado e, em muitos casos, desacreditado, nós estamos trazendo um novo conceito: EST – Environmental & Social Token. Com uma proposta nova de sermos uma tokenizadora de impacto, ou seja, atuar com tokenização, não apenas NFT, mas focados em projetos socioambientais.”

Aceleração:
Não teve.

Investimento recebido:
O empreendedor investiu 12 mil dólares para o desenvolvimento de parcerias tecnológicas e agência de marketing.

Necessidade de investimento:
“Pretendo abrir uma rodada de investimento-anjo com meta de angariar 630 mil dólares. Em linhas gerais, o objetivo é garantir uma equipe mínima viável 100% dedicada, viabilizar o desenvolvimento de uma plataforma tokenizadora própria, implementar ações de marketing digital, publicidade e eventos e lançar a plataforma no mercado internacional.”

Mercado e concorrentes:
“O mercado para investimentos em projetos sustentáveis está em rápido crescimento, com um aumento na conscientização do público sobre questões socioambientais e a demanda por investimentos éticos e sustentáveis.  Viabilizar ações em blockchain permite simplicidade, transparência e segurança para todos os envolvidos. Atualmente, não há muitas empresas que fazem o que nós oferecemos. Existem algumas com serviços semelhantes, mas acreditamos que nossa abordagem única de tokenização com ênfase em projetos socioambientais de impacto nos diferenciam no mercado.”

Maiores desafios:
“A atração e engajamento de uma comunidade de doadores e investidores é o grande desafio. Demanda muito investimento e uma figura pública que haja como impulsionador.”

Faturamento:
Ainda não fatura. “Tivemos uma pequena receita na venda de alguns NFTs, mas ainda insignificante. O início de receita recorrente ocorrerá em até 60 dias após o aporte.”

Previsão de break-even:
Em até 18 meses após o aporte.

Visão de futuro:
“Acreditamos que a i2s será a grande referência na evolução dos projetos socioambientais, representando o marco que permitiu uma relação mais simples, direta e transparente entre doadores/investidores e projetos de impacto. O selo i2s terá grande valor para doadores, investidores e empresas, pois será a validação de um compromisso socioambiental.”

Onde encontrar:
Site
Contato

 

Você tem uma startup que já é mais do que um sonho, mas ainda não é uma empresa totalmente estabelecida? Escreva para a gente. Queremos conhecê-lo. E, quem sabe, publicar um perfil da sua iniciativa aqui na seção Acelerados. Esse espaço é feito para que empreendedores como você encontrem investidores. E para que gente disposta a investir em novos negócios encontrem grandes projetos como o seu.

COMPARTILHE

Confira Também: