A Antecipa Fácil quer ajudar pequenas e médias empresas a manterem capital de giro

Dani Rosolen - 22 out 2018
COMPARTILHE

Nome:
Antecipa Fácil.

O que faz:
Provê acesso de pequenas e médias empresas a capital de giro por meio da antecipação de recebíveis. O empresário coloca suas notas fiscais a prazo em um leilão digital e obtém o recurso à vista proveniente do agente financiador que ofertar o menor desconto.

Que problema resolve:
Tenta resolver o problema do fluxo de caixa deficitário e as altas despesas com juros e operacionais pagos por PMEs nesse processo.

O que a torna especial:
De acordo com os fundadores, com o leilão de notas fiscais, o empresário que precisa de capital de giro sabe que conseguirá “o desconto justo” pela sua antecipação, já que terá diversas opções de financiadores em um só lugar. Além disso, afirmam que a startup possibilita a antecipação de notas fiscais sem a necessidade da emissão de boletos bancários.

Modelo de negócio:
A Antecipa Fácil não cobra o tomador do crédito. O negócio lucra com uma taxa de comissionamento de 0,5% ao mês paga pelo financiador.

Fundação:
Dezembro de 2016.

Sócios:
Elber Fabrício Laranja — Responsável pela operações e comercial
Thiago Critter Chiliatto — Responsável pela área de crédito e TI

Perfil dos fundadores:

Elber Fabrício Laranja — 38 anos, Três Rios (RJ) — é formado em Administração de Empresas e pós-graduado em Gerenciamento de Projetos pela FGV. Trabalhou na La Fibra e na Face Assessoria Empresarial

Thiago Critter Chiliatto — 38 anos, Campinas (SP) — é formado em Estatística pela Unicamp, com MBA em Negócios pela Fundação Dom Cabral e pós-MBA pela Kellogg. Trabalhou na CitiFinancial, no Itaú Unibanco e na Boa Vista SCPC.

Como surgiu:
Os fundadores contam que se conheceram em um evento de negócios. Mesmo considerando terem visões bem opostas do mercado (do corporate ao mundo das PMEs), ambos afirmam que se sentiam inconformados com a forma como as pequenas e médias empresas são desassistidas pelos bancos e entendiam que essa carência representava uma enorme oportunidade. Após algumas reuniões, surgiu a ideia de um leilão de recebíveis. Conversaram com possíveis usuários, estudaram o mercado e, enfim, com um projeto delineado, os sócios dizem que obtiveram recursos financeiros de investidores-anjos para o desenvolvimento e execução de um MPV.

Estágio atual:
A Antecipa Fácil começou a operar em outubro passado, conta com 81 empresas em sua base, sendo 31 financiadores e 50 cedentes (tomadores de crédito). Cerca de 200 operações de antecipação já foram realizadas pela plataforma.

Aceleração:
A fintech participou do Programa Startups Digitais do SEBRAE-SP e InovAtiva Brasil. Atualmente é acelerada pela BAITA.

Investimento recebido:
A plataforma recebeu dois aportes, totalizando 1 milhão de reais.

Necessidade de investimento:
Os sócios querem captar 5 milhões de reais em meados 2019 para o financiamento da fase de tração.

Mercado e concorrentes:
“O mercado em que atuamos movimenta cerca de 800 bilhões de reais por ano, segundo dados da ANFAC (Associação Nacional de Fomento Comercial). A necessidade de capital de giro nas empresas é universal e atemporal e os players atuais deixam um enorme vácuo no atendimento das demandas de crédito para PMEs”, afirma Elber. Ele cita entre os concorrentes a WeeL, a Rapidoo, a Adianta e o TrustHub.

Maiores desafios:
“Nosso desafio é equilibrar a velocidade das ideias e demandas do mercado com as nossas limitações de desenvolvimento de TI, além de alcançar e sensibilizar usuários que reconhecidamente tem a dor que resolvemos, mas que são resistentes a experimentarem novas soluções”, fala Thiago.

Faturamento:
Cerca de 23 mil reais desde o início da operação.

Previsão de break-even:
Março de 2019.

Visão de futuro:
“Ser a maior plataforma de leilão de recebíveis no Brasil, promovendo a conexão eficiente entre cedentes de títulos sacados, pagadores e agentes de antecipação em um ambiente digital, melhorando fluxos financeiros de pequenos e médios negócios e gerando valor para a economia”, contam os sócios.

Onde encontrar:
Site
Contato

 

Você tem uma startup que já é mais do que um sonho mas ainda não é uma empresa totalmente estabelecida? Escreva para a gente. Queremos conhecê-lo. E, quem sabe, publicar um perfil da sua iniciativa aqui na seção Acelerados. Esse espaço é feito para que empreendedores como você encontrem investidores. E para que gente disposta a investir em novos negócios encontrem grandes projetos como o seu.

325 Total Views 3 Views Today
COMPARTILHE

Confira Também: