A Circulô estimula a economia circular com aluguel de kits de roupinhas para bebês

Dani Rosolen - 23 jun 2020
COMPARTILHE

Nome:
Circulô.

O que faz:
Serviço de assinatura mensal de roupas usadas para bebês de 0 a 12 meses.

Que problema resolve:
Estimula a economia circular e sustentável no consumo de roupas para bebês que passam por cinco tamanhos diferentes em apenas um ano de vida. Substitui a posse pela experiência do uso.

O que a torna especial:
De acordo com as fundadoras, o serviço garante que o bebê tenha sempre o tamanho certo de roupinhas. “Quando o kit de roupinhas da Circulô fica pequeno, enviamos o próximo tamanho e recebemos de volta o que estava em uso. Este passa por um controle de qualidade e higienização profunda para então ser enviado à uma próxima família. Como nossa produção é interna, garantimos uma produção ética, sustentável e o uso de matérias-primas certificadas e de excelente qualidade.”

Modelo de negócio:
A Circulô cobra uma assinatura fixa mensal de 194 reais. Também oferece kits e peças extras para serem agregados à assinatura.

Fundação:
Novembro de 2019.

Sócias:
Gabriela Miranda Cofundadora
Luanda Oliveira Cofundadora

Fundadoras:

Gabriela Miranda — 42 anos, Belo Horizonte (MG) é formada em Psicologia pela Open University of UK e com vasta experiência em moda, produção e gestão de insumos. Trabalhou em empresas como Olium, Trançage Tricot e Galla.

Luanda Oliveira — 38 anos, Belo Horizonte (MG) é pós-graduada em Gestão Estratégica de Marketing pela Universidade FUMEC. Trabalhou em empresas como Mind World e UBM | CanalEnergia.

Como surgiu:
Na época, Luanda morava na França e buscava por opções sustentáveis durante sua gestação. Encontrou modelos inovadores de empresas que tinham diferentes propostas nesta linha. Em um encontro no Brasil, dividiu com Gabriela a vontade de adaptar algo para a realidade brasileira e a amiga se encantou com a ideia. Após dois anos de testes de tecidos, lavagem, modelagem, pesquisas e estudos, as duas lançaram a Circulô.

Estágio atual:
A Circulô funciona basicamente de forma virtual. Todos os pedidos e contato com clientes e interessados é feito online. O envio e devolução dos kits é feito via correios ou motoboy (no caso do clientes estar em Belo Horizonte).

Aceleração:
A startup participou de um programa de pré-aceleração do Cotemig Startups em Belo Horizonte antes do lançamento  do negócio.

Investimento recebido:
As empreendedoras investiram 50 mil reais no negócio.

Necessidade de investimento:
As sócias da Circulô ainda não buscam aporte externo.

Mercado e concorrentes:
“Apesar dos pesares desse momento de pandemia, estamos experimentando um crescimento positivo. Acredito que as pessoas estejam se abrindo para o novo, novas maneiras de consumo, de se colocar no mundo e de minimizar seu impacto no meio ambiente. Além disso, toda a dificuldade de sair de casa e ir às compras nesse momento, estumula o alugel de roupinhas”, diz Gabriela. “Atualmente temos duas concorrentes no Brasil, a Tuga e a Johnnys, apesar de termos propostas distintas. De forma indireta temos os brechós e grupos de desapego.”

Maiores desafios:
“Nossa maior dificuldade atual é quebrar o preconceito sobre roupas de bebês já utilizadas. Outro grande desafio é o frete no Brasil, que é bastante caro, inviabilizando nosso acesso a locais muito distantes”, afirma Gabriela.

Faturamento:
3.500 reais por mês.

Previsão de break-even:
Março de 2021.

Visão de futuro:
“Queremos chegar em um primeiro momento a girar um média de 500 kits alugados por mês. Temos a ideia de abrirmos no futuro franquias da Circulô, mantendo uma central de produção e triagem.”

Onde encontrar:
Site
Contato

 

Você tem uma startup que já é mais do que um sonho, mas ainda não é uma empresa totalmente estabelecida? Escreva para a gente. Queremos conhecê-lo. E, quem sabe, publicar um perfil da sua iniciativa aqui na seção Acelerados. Esse espaço é feito para que empreendedores como você encontrem investidores. E para que gente disposta a investir em novos negócios encontrem grandes projetos como o seu.

603 Total Views 6 Views Today
COMPARTILHE

Confira Também: