A Doméstica Simples ajuda o empregador na gestão do eSocial e da folha de pagamento dos trabalhadores domésticos

Dani Rosolen - 2 maio 2023 Dani Rosolen - 2 maio 2023
COMPARTILHE

Nome:
Doméstica Simples.

O que faz:
É uma plataforma de gestão do eSocial e da folha de pagamento para empregadores de profissionais de serviços domésticos. De forma automatizada, a startup calcula mensalmente os recibos de pagamento, realiza o controle de férias e licenças e gera lembretes de obrigações trabalhistas e suporte técnico especializado.

Que problema resolve:
Quer resolver a complexidade e a burocracia da gestão do eSocial enfrentadas por muitos empregadores domésticos na hora de calcular os recibos de pagamento, cumprir prazos e evitar multas por falhas na conformidade do eSocial.

O que a torna especial:
De acordo com o fundador, o que torna a Doméstica Simples especial é proporcionar mais tempo para o empregador doméstico aproveitar com outras tarefas. Além disso, a startup está trabalhando no desenvolvimento de uma plataforma focada no pilar educacional e social, com o objetivo de capacitar tanto os empregadores quanto os trabalhadores domésticos em sua jornada por uma melhor prestação de serviço e no desenvolvimento de soft skills, como comunicação, inteligência emocional, ética, gestão de tempo, flexibilidade, adaptabilidade etc.

Modelo de negócio:
No primeiro momento, trabalha com um modelo planificado de assinaturas, seguindo a linha do SaaS, mas para as próximas fases, estão sendo estruturados outros modelos que tenham um fit maior com cada nova evolução e lançamento da plataforma.

Fundação:
Janeiro de 2023, com lançamento da primeira fase da plataforma em abril.

Sócio:
André Sampaio — CEO e fundador

Fundador:

André Sampaio — 35 anos, Maceió (AL) — é formado em Contabilidade pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Empreende no ramo contábil desde 2011 e é servidor público exercendo o cargo de contador na UFAL.

Como surgiu:
A Doméstica Simples foi idealizada com o objetivo de desburocratizar a vida dos empregadores domésticos no Brasil. Segundo André, com a chegada do eSocial, a tarefa de gerenciar a folha de pagamento e as rotinas do departamento pessoal se tornou ainda mais complexa para essas pessoas, que muitas vezes não possuem conhecimento técnico na área. “Unindo muito da minha experiência atendendo empregadores domésticos, busquei criar uma plataforma que tivesse como pilar a simplicidade e a inovação. O cerne da plataforma foi pensado e modelado em 2022, mas execução do projeto iniciou-se de fato em janeiro de 2023, com o lançamento operacional da primeira fase em abril.”

Estágio atual:
A Doméstica Simples fez um testes com 25 usuários early adopters para validação dos processos, mas quer agora estender esse número a 500 antes do lançamento das fases posteriores.

Aceleração:
Busca aceleração.

Investimento recebido:
O empreendedor investiu 50 mil reais no negócio.

Necessidade de investimento:
“Não descartamos um investimento externo para potencializar o marketing e a tecnologia, mas acima de tudo para abrir portas”, afirma o fundador.

Mercado e concorrentes:
Apesar do cadastramento dos trabalhadores domésticos no eSocial ser obrigatório desde 2015, muitas pessoas ainda têm dificuldades para preencher esses dados ou mesmo fazer os cálculos necessários para pagar seus empregadores, abrindo oportunidades para uma plataforma como a Doméstica Simples. Segundo o fundador da startup, já existem no mercado plataformas com serviços semelhantes como a Hora do lar, Doméstica Legal e Idoméstica.

Maiores desafios:
“Mapeamos possíveis dificuldades ou obstáculos a serem enfrentadas e os coloco aqui alguns. Conscientização: muitos empregadores domésticos podem não estar cientes das obrigações do eSocial e da importância de uma gestão adequada da folha de pagamento para suas empregadas domésticas. Concorrência: temos concorrentes já estabelecidos que atuam diretamente na fase 1, a qual estamos trabalhando no momento, mas não para as outras fases da plataforma. Construção de confiança e credibilidade: por sermos uma startup relativamente nova, a Doméstica Simples precisa construir a confiança e credibilidade dos clientes.”

Faturamento:
Ainda não fatura.

Previsão de break-even:
Ainda em 2023.

Visão de futuro:
“Queremos ser um hub de funcionalidades que agregue realmente valor ao empregador e ao empregado, unindo o melhor da tecnologia e da contabilidade em uma plataforma cada vez mais completa e que transforme a vida de mais e mais pessoas em todo o país.”

Onde encontrar:
Site
Contato

 

Você tem uma startup que já é mais do que um sonho, mas ainda não é uma empresa totalmente estabelecida? Escreva para a gente. Queremos conhecê-lo. E, quem sabe, publicar um perfil da sua iniciativa aqui na seção Acelerados. Esse espaço é feito para que empreendedores como você encontrem investidores. E para que gente disposta a investir em novos negócios encontrem grandes projetos como o seu.

COMPARTILHE

Confira Também: