A Equis quer assegurar a saúde e o bem-estar dos equinos com uma solução de monitoramento das baias em tempo real

Dani Rosolen - 4 abr 2023 Dani Rosolen - 4 abr 2023
COMPARTILHE

Nome:
Equis.

O que faz:
Oferece uma solução de controle e gestão de ambiente para a saúde de equinos usando Internet das Coisas.

Que problema resolve:
Garante bem-estar dos equinos por meio do monotonamente do que está acontecendo na baia do animal, desde a temperatura do ambiente até a qualidade da água, sua temperatura e salinidade.

O que a torna especial:
Segundo os fundadores, a solução atende três situações fundamentais para garantir a saúde do animal. A primeira é a gestão do ambiente; a segunda, o monitoramento das informações; e terceira é a velocidade com que leva essas informações aos proprietáios e veterinários. “Entregamos sensores que auxiliam os veterinários e proprietários nas tomada de decisões”, conta Eronildo de Oliveira, o CEO.

Modelo de negócio:
Vai operar no B2B e B2C, com modelo de recorrência. 

Fundação:
Junho de 2022.

Sócios:
Eronildo de Oliveira da Silva Junior — CEO
Avito Ramos da Silva — COO
José Diniz Lopes — CTO
Deborah Cavalcante Lopes — Engenheira
João Luiz Vilar Dias — Engenheiro

Fundadores:

Eronildo de Oliveira da Silva Junior — 39 anos, Recife (PE) — é formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UniFBV e em Administração de Redes pela Unibratec . Atua há mais de 20 anos na área de TI, com experiência em empresas como G4F e RPL.

José Diniz Lopes — 55 anos, Recife (PE) — é formado em Análise de Sistemas pela Universidade Salgado de Oliveira, com MBA em Gestão de Projetos pela FGV. Trabalha com TI há mais de 35 anos, com passagem por empresas como Dedalus e G3 Solutions.

Avito Ramos da Silva — 56 anos, Sumé (PB) — é formado em Administração de Empresas pela Funeso. Há mais de 35 anos administra empresas, acumulando experiências em companhias como Grupo Meegal e Pnaples Industria.

Deborah Cavalcante Lopes — 31 anos, Recife (PE) — é mestre em Engenharia Automotiva pela Politecnico di Torino e em Engenharia de Sistemas pela Universidade de Pernambuco. Trabalha há dez anos com engenharia, com passagem em empresas como IMPSA e Accenture.

João Luiz Vilar Dias — 32 anos, Recife (PE) — é formado em Engenharia pela Universidade de Pernambuco, com mestrado pela mesma instituição. No momento, é doutorando em Engenharia da Computação. Atua há mais de dez anos na área de TI, com experiência em empresas como FCA e PGE-PE.

Como surgiu:
Em outubro de 2020, os sócios souberam da notícia da morte do Show Steel, um cavalo de raça criado por Mano Walter, cantor e compositor. “Ao ver o vídeo e o sofrimento do Mano Walter, começamos a debater sobre como seria possível criar um produto que prevenisse, alertasse e informasse que o animal está com cólica ou outro tipo de comportamento anormal”, afirma Eronildo. “Conversamos com proprietários de haras e de cavalos, com veterinários e tratadores. Eles foram unânime em dizer que um sistema de monitoramento poderia salvar a vida dos equinos”, diz o empreendedor. Assim, nasceu a ideia da Equis.

Estágio atual:
A startup está finalizando seu MVP em cinco haras diferentes, em Pernambuco.  

Aceleração:
Busca aceleração. Tem parceira com a Capri Venture Builder. 

Investimento recebido:
Até o momento, os sócios investiram 32 mil reais em equipamentos.

Necessidade de investimento:
“Pretendemos buscar investimento para custear algumas correções pontuais como melhorias apontadas pelos nossos parceiros e usuários e criar um estoque para iniciar a comercialização. Não temos o valor final que buscamos captar ainda”, afirma Eronildo. 

Mercado e concorrentes:
“Em nossos estudos, visualizamos o mercado muito aquecido. Esse público investe pesado na criação dos cavalos e entendemos que com a expansão do mercado é o melhor momento para o lançamento do produto. Até agora, identificamos dois concorrentes: NovoStable e Colicheck.”

Maiores desafios:
“O maior desafio é conseguir investimento para finalizar as correções, criar estoque e iniciar a divulgação.”

Faturamento:
Ainda não fatura.

Previsão de break-even:
Não informado.

Visão de futuro:
“Queremos ser referência para que um cavalo possa estar com saúde em uma baia. Nosso sonho é que se a pessoa desejar criar um cavalo, precise ter um Equis instalado.” 

Onde encontrar:
Site
Contato

 

Você tem uma startup que já é mais do que um sonho, mas ainda não é uma empresa totalmente estabelecida? Escreva para a gente. Queremos conhecê-lo. E, quem sabe, publicar um perfil da sua iniciativa aqui na seção Acelerados. Esse espaço é feito para que empreendedores como você encontrem investidores. E para que gente disposta a investir em novos negócios encontrem grandes projetos como o seu.

COMPARTILHE

Confira Também: