A Finkids quer usar jogos para ajudar crianças e adolescentes a desenvolver hábitos financeiros saudáveis

Dani Rosolen - 21 jun 2022 Dani Rosolen - 21 jun 2022
COMPARTILHE

Nome:
Finkids Educação Financeira.

O que faz:
É uma startup de educação financeira com foco em adolescentes e crianças a partir de 8 anos que usa jogos para preparar seu público para o futuro.

Que problema resolve:
Resolve a carência de educação financeira, que é uma realidade no Brasil. Hoje, cerca de 60 milhões de pessoas no país estão inadimplentes, sendo 15% delas jovens de até 25 anos.

O que a torna especial:
Segundo os fundadores, a startup tem uma metodologia exclusiva criada em conjunto com profissionais do ramo educacional e de desenvolvimento infantil.

Modelo de negócio:
O modelo de negócio da Finkids é o SaaS, com planos por assinatura para o conteúdo presente na plataforma. Além disso, a startup vende um jogo físico através de seu e-commerce.

Fundação:
Setembro de 2021.

Sócios:
Lucas Silva — CEO
Romário Everton — CTO

Fundadores:

Lucas Silva 27 anos, Barueri (SP) — é pós-graduado em Big Data & Data Science pela FIAP. Trabalha como coordenador de sistemas na Cielo e é head de produto na startup ItByou.

Romário Everton 28 anos, Barueri (SP) — é pós-graduado em Gestão de Sistemas pela FIAP. Atua como especialista em sistemas na Cielo.

Como surgiu:
A ideia surgiu em um dia em que Lucas trabalhava enquanto sua irmã mais nova jogava video game. “Ao deixar o controle cair no chão, chamei a atenção dela pedindo cuidado, pois poderia quebrar. Ela disse que, caso quebrasse, eu compraria outro. Questionei se sabia o quanto custava um controle novo e ela indicou que não tinha ideia”, lembra o empreendedor. Ele percebeu que na idade dela também não tinha noção do quanto custavam as coisas. “Foi então que decidi criar uma metodologia para ajudar minha irmã e posteriormente essa ideia deu origem à startup Finkids.”

Estágio atual:
A plataforma está no estágio de MVP, participando de alguns eventos voltados a crianças entre 10 e 15 anos e testando seu jogo físico. Até aqui foram 20 testes. O time conta com psicopedagogas, desenvolvedores, criadores de produtos financeiros, conteúdos e game designers que estão ajudando em todas as frentes para entregar o produto idealizado pelos cofundadores.

Aceleração:
A Finkids foi acelerada em 2021 pela Bluefields. “No programa da aceleradora pudemos evoluir e ter mentorias direcionadas ao que precisávamos”, diz Lucas. “A partir daí, conseguimos dar tração ao nosso MVP e atrair um time para tornar nosso sonho realidade”, afirma Romário.

Investimento recebido:
Os sócios investiram 20 mil reais na empresa.

Necessidade de investimento:
“Ainda não temos planos de investimento. O que buscamos agora são mentores que possam nos direcionar ainda mais em decisões e abrir portas para possíveis bons negócios futuros”, diz Lucas.

Mercado e concorrentes:
“É um mercado com muitas oportunidades. Temos por volta de 28 milhões de alunos que estão entre os potenciais usuários do nosso produto. Além disso, de acordo com um levantamento do Ibope, apenas 21% das pessoas tiveram educação financeira até os 12 anos de idade e 42% aprenderam sobre o tema com os pais”, afirma o CEO. Ele cita como concorrentes diretos a Tindin, o Mooney e o DSOP.

Maiores desafios:
“Nosso principal desafio é conseguir parcerias para que nosso produto esteja no maior número de colégios e casas. Para isso, planejamos participar de eventos junto a escolas para aumentar a divulgação da marca, além de impulsionar o desejo das crianças de jogar”, diz Romário

Faturamento:
Ainda não fatura.

Previsão de break-even:
Não informado.

Visão de futuro:
“Nosso principal objetivo para o futuro é construir um metaverso que chamamos de Metakids”, fala Romário. “Por meio dele, conseguiremos aplicar toda a nossa metodologia em forma de RPG e ampliar a imersão no conteúdo, além de trabalhar outras formas de ensino, como empreendedorismo e investimentos”, explica Lucas.

Onde encontrar:
Site
Contato

 

Você tem uma startup que já é mais do que um sonho, mas ainda não é uma empresa totalmente estabelecida? Escreva para a gente. Queremos conhecê-lo. E, quem sabe, publicar um perfil da sua iniciativa aqui na seção Acelerados. Esse espaço é feito para que empreendedores como você encontrem investidores. E para que gente disposta a investir em novos negócios encontrem grandes projetos como o seu.

286 Total Views 1 Views Today
COMPARTILHE

Confira Também: