A Pró-Reforma especifica e quantifica os produtos e serviços necessários para uma obra

Dani Rosolen - 27 mar 2019 Dani Rosolen - 27 mar 2019
COMPARTILHE

Nome:
Pró-Reforma.

O que faz:
É uma calculadora que especifica e quantifica todos os produtos e serviços, considerando os desejos do usuário (desde aparência, desempenho e custo do material) e as pré-existências do imóvel durante uma reforma.

Que problema resolve:
Para quem vai reformar, evita os custos extras de decisões que não consideram soluções globais, tais como escolher um revestimento sem considerar os produtos e serviço necessários de instalação ou preparação da base. Além disso, evita o erro na especificação, na quantidade e até o esquecimento de itens necessários. Para os fabricantes de materiais de construção, resolve o problema da dificuldade que o consumidor tem de comprar produtos técnicos, que envolvem compatibilidade entre produtos e cálculos de rendimento, aumentando as oportunidades de venda. Para o varejista de materiais de construção, antecipa sua participação na jornada de compras do consumidor. Para o prestador de serviço de reformas, reduz o custo de aquisição de clientes ao gerar escopos claros e detalhados, que prescindem visitas para a elaboração de um orçamento seguro e competitivo.

O que a torna especial:
Segundo os fundadores, as soluções existentes no mercado para a estimativa do custo de obras de reformas ou não consideram as pré-existências e os custos de produto e serviços de base ou exigem dos usuário leigo um saber técnico que ele não têm. Em ambos os casos o resultado são estimativas imprecisas.

Modelo de negócio:
Inicialmente, o modelo de negócio é o de SaaS para o varejo de materiais de construção. A proposta de valor é antecipação da participação na jornada de compras, a qualificação de leads e o aumento do ticket médio dos pedidos. O modelo de negócio marketplace está nos planos futuros.

Fundação:
Janeiro de 2018.

Sócios:
Flávia Lima Diretora executiva
Gilson Lima  Diretor financeiro
Fabio Farzat  Diretor de tecnologia e investidor

Perfil dos fundadores:

Flávia Lima — 36 anos, Rio de Janeiro (RJ) é doutorando em Arquitetura e Urbanismo pelo PROARQ/UFRJ, mestre em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ e formada em Arquiteta e Urbanismo pela FAU/UFRJ, com intercâmbio pela Universidade do Porto. Foi professora substituta da FAU/UFRJ e gerente de projetos na Mareines+Patalano Arquitetura. É professora da plataforma EstudeAE e também do programa de educação continuada IAB Compartilha do IAB/RJ. É sócia da CUG Consultoria.

Gilson Lima 65 anos, Rio de Janeiro (RJ) é mestre em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ) e formado em Engenharia Civil pela PUC-RJ.  Foi professor assistente da Faculdade de Engenharia da UERJ e consultor técnico de avaliações de mercado e econômicas na Petrobras. É sócio da CUG Consultoria.

Como surgiu:
Segundo os sócios, a Pró-Reforma é uma spin-off da CUG Consultoria, especializada em engenharia de custos na fase preliminar de projetos e responsável por desenvolver uma metodologia inovadora para estimar com precisão o custo de construção de empreendimentos imobiliários utilizando tratamento estatístico de dados históricos de construtoras e incorporadoras. A ideia da startup surgiu quando a consultoria foi procurados por um grupo multinacional fabricante e varejista de materiais de construção que estava modelando um novo negócio para prestar serviço de reformas e esbarrava na dificuldade de precificar o serviço.

Estágio atual:
A pró-reforma é um projeto conjunto da CUG Consultoria e da Peça Preço, ambas empresas residentes da Incubadora de empresas da COPPE/UFRJ. Na CUG a equipe é de seis pessoas e na Peça Preço são três pessoas diretamente envolvidas. A área comercial é realizada pela Plancton, empresa parceira especializada na venda de tecnologias para transformação digital. O MVP está desenvolvido e a empresa está buscando early adopters para uma validação pré-lançamento.

Aceleração:
Não teve.

Investimento recebido:
O projeto foi vencedor de dois editais de apoio à inovação. No edital Senai Sesi de Inovação para a Indústria captou 400 mil reais e na Chamada de Apoio à Inserção de Pesquisadores nas Empresas Incubadas do CNPq captou 60 mil em bolsas de pesquisa para desenvolvedores.

Necessidade de investimento:
A startup está buscando investimento de 1 milhão de reais para aplicar em desenvolvimento e marketing.

Mercado e concorrentes:
“O consumo de material de construção no varejo somou cerca de 114,5 bilhões de reais em 2016, segundo a ANAMAC e 119,3 bilhões segundo a ABRAMAT. Segundo o caderno técnico do 12º ConstruBusiness, o montante de recursos para reformas de imóveis residenciais deve atingir 155,4 bilhões de reais na média anual do período 2017-2022”, diz Flávia. Ela afirma que não existem concorrentes diretos, “pois as soluções existentes no mercado não consideram as pré-existências ou os custos de produto e serviços de base, como a calculadora portuguesa Casa Viva, ou então exigem dos usuário leigo um saber técnico para selecionar produtos e serviços que ele desconhece”.

Maiores desafios:
“O maior desafio da Pró-Reforma é a interdependência entre o público B2C e B2B, as duas pontas da solução. No modelo de negócio de marketplace, para atrairmos o público B2B é necessário ter convertido público significativo B2C, ao mesmo tempo em que, para atrair e converter o público B2C, é necessário ter a solução funcional, integrada com os sistemas de e-commerce. A solução para isso é adoção do modelo de negócio do tipo SaaS para o varejo, concentrando os nossos esforços na nossa maior potência: a conversão de leads”, fala a diretora executiva.

Faturamento:
Ainda não fatura.

Previsão de break-even:
Dezembro de 2022.

Visão de futuro:
“Ser um marketplace de soluções para reforma. Soluções que incluam produtos e serviços de forma integrada, conectando consumidores, fabricantes, varejistas e prestadores de serviço em prol de reformas sem sofrimentos”, afirma Flávia.

Onde encontrar:
Site
Contato

 

Você tem uma startup que já é mais do que um sonho, mas ainda não é uma empresa totalmente estabelecida? Escreva para a gente. Queremos conhecê-lo. E, quem sabe, publicar um perfil da sua iniciativa aqui na seção Acelerados. Esse espaço é feito para que empreendedores como você encontrem investidores. E para que gente disposta a investir em novos negócios encontrem grandes projetos como o seu.

1099 Total Views 1 Views Today
COMPARTILHE

Confira Também: