A TV Zanzar é uma in-car mídia ou uma plataforma de mídia DOOH (digital out of home)

Dani Rosolen - 4 fev 2020
COMPARTILHE

Nome:
TV Zanzar.

O que faz:
É uma in-car mídia. Também pode ser denominada como uma plataforma de mídia DOOH (digital out of home), que realiza uma curadoria de conteúdo para os passageiros. A solução é composta de hardware (tablet), um gabinete (frame) e um conjunto de aplicações que conectam a plataforma a um publicador de conteúdo.

Que problema resolve:
Para os passageiros, é uma forma de melhorar sua experiência durante o uso de aplicativos de transporte. Para as empresas contratantes, é uma maneira de impactar e interagir com potenciais clientes, já que a rotina e os hábitos de consumo de informação também vêm sendo alterada, especialmente por conta das mídias digitais e uso do telefone celular.

O que a torna especial:
Segundo os sócios, a TV Zanzar oferece uma alternativa inovadora de mídia (in-car mídia) que une dois meios, a
abrangência da mídia OOH e os recursos da mídia digital (interatividade, segmentação, geolocalização, customização de mensagens e e-commerce). Além de disso, a plataforma permite uma integração com o celular do passageiro. “Podemos entregar uma mensagem e/ou mídia aos passageiros baseado em vários tipos de
segmentações, por local, horário, dia da semana, comportamento, interesse etc.”

Modelo de negócio:
A principal forma de monetização é através da venda de publicidade (em formato digital). “Também podemos monetizar via ações de sampling, venda de produtos (marketplace), geração de leads e a possibilidade de comercializar dados de comportamento. Como a plataforma é interativa e geolocaliza podemos monitorar e coletar várias informações de comportamento dos passageiros e usar esses dados, de forma legal, para empresas.”

Fundação:
Abril de 2018.

Sócios:
Herbert Viana Andrade — CEO
Alysson Antonio Alves e Alves — Diretor de Operações
Rodrigo Longuinho — Diretor de Mercado
Luiz Filipe Gaia — Diretor de Produto

Fundadores:

Herbert Viana Andrade — 50 anos, Belo Horizonte (MG) é formada em Administração de Empresas pela Fundação Dom Cabral e mestrando em Estratégia e Inovação pela mesma instituição. Foi diretor da Localiza rent a Car, da 20th century Fox, Tintas Coral e Mars. É mentor da Endeavor, conselheiro de startups e consultor associado da P4G.

Alysson Antonio Alves e Alves — 38 anos, Belo Horizonte (MG) é formado em Administração pela PUC-MG. Trabalhou na Unilever, Fiat Automóveis e Vale.

Rodrigo Longuinho — 48 anos, Belo Horizonte (MG) é mestre em Marketing Estratégico pela UFSC. Foi executivo de marketing e mídia da FCA.

Luiz Filipe Gaia 37 anos é formado e em Administração e Publicidade pelo Centro Universitário Newton Paiva. É sócio da empresa de sinalizações Plakas.

Como surgiu:
A concepção do negócio foi feita por Alysson e Luiz. Logo na sequência Rodrigo e Herbert se juntaram ao projeto. Os sócios realizaram um MVP até começarem a fase de piloto em parceria com a empresa Uber no início de 2019. “Durante o piloto estabelecemos em conjunto com a Uber dois KPIs: satisfação do passageiro e nota dos motoristas. Em ambos os casos superamos a expectativa”, diz Herbert.

Estágio atual:
A empresa atua em Belo Horizonte, onde conta com 320 telas instaladas. Já iniciou movimentação para expandir o projeto para as praças de São Paulo, Rio de Janeiro e outras capitais do país. Também deseja  disponibilizar o modelo de franquia para praças de menor porte.

Aceleração:
Busca aceleração.

Investimento recebido:
Os sócios já investiram aproximadamente 1 milhão de reais na TV Zanzar.

Necessidade de investimento:
“Para fazer frente à nossa expansão para as praças de São Paulo e Rio de Janeiro, estamos buscando um investimento inicial de 3,5 milhões de reais. Esse recurso será investido em capital expenditure e também no roadmap de desenvolvimento da plataforma”, diz o CEO.

Mercado e concorrentes:
“Há excelentes perspectivas, já que os apps de transporte estão sedimentados no país e crescem cada dia mais. A reboque desse movimento nos tornamos um veículo alternativo e com alta capacidade de impactar os consumidores devido a nossas características e funcionalidades, especialmente à interatividade, capacidade que as marcas estão buscando. Atualmente temos um único player (intaxi) atuando em São Paulo, circunscrito aos táxis do aeroporto de Congonhas, que oferece uma solução considerada similar a TV Zanzar, porém com menos interatividade e sem a perspectiva de e-commerce. Se considerarmos a mídia tradicional OOH, temos players que atuam com placas digitais, painéis em locais públicos e telas dentro de ônibus e elevadores, porém nenhuma delas é interativa e têm alta dispersão.”

Maiores desafios:
Os nossos principais desafios são o capital expenditure para fazer a expansão e também para o roadmap de produto. Prevemos desenvolver novas features como: reconhecimento de passageiros através de biometria, beacons ou outro formato de integração, com o celular por exemplo, armazenando e organizando os dados de cada viagem. Isso vai nos possibilitar integração com bancos de dados, sempre respeitando a LGPD,  e acessar o nosso próprio repositório de dados, realizando a entrega de mídia e conteúdo específicos baseados no comportamento dos passageiros”, fala Herbert.

Faturamento:
115 mil reais (último trimestre de 2019).

Previsão de break-even:
A partir de 18 meses do início da operação.

Visão de futuro:
“Queremos ser o maior player de in-car mídia do Brasil e também um dos maiores geradores de informações sobre comportamento dos passageiros. Com isso esperamos entregar uma informação direcionada e de qualidade para o nosso usuário e atender as expectativas dos nossos parceiros anunciantes.”

Onde encontrar:
Site
Contato

 

Você tem uma startup que já é mais do que um sonho, mas ainda não é uma empresa totalmente estabelecida? Escreva para a gente. Queremos conhecê-lo. E, quem sabe, publicar um perfil da sua iniciativa aqui na seção Acelerados. Esse espaço é feito para que empreendedores como você encontrem investidores. E para que gente disposta a investir em novos negócios encontrem grandes projetos como o seu.

911 Total Views 1 Views Today
COMPARTILHE

Confira Também: