Beonpop, análise de relevância nas redes sociais

Kaluan Bernardo - 20 maio 2015
Logo da empresa.
Kaluan Bernardo - 20 maio 2015
COMPARTILHE

Nome:
Beonpop.

O que faz:
Analisa e quantifica, em forma de “Pop Score”, a performance de pessoas ou marcas nas redes sociais. O Pop Score permite a comparação entre amigos ou concorrentes e fornece insights para a melhora da performance nas mídias sociais.

Que problema resolve:
Ajuda usuários e marcas a melhorar e acompanhar seu desempenho online. Com a ajuda da ferramenta é possível, por exemplo, identificar os seguidores mais influentes de uma marca e se engajar mais com eles, aumentando o alcance das campanhas e da estratégia nas mídias sociais.

O que a torna especial:
Disponibiliza para o usuário final uma interface de análise e gestão de sua performance.

Fundação:
Novembro de 2013.

Modelo de negócios:
A plataforma é gratuita para usuários comuns e cobra planos de assinatura para empresas. Os valores variam de acordo com o número de seguidores do agente nas redes sociais.

Sócios:
Alexandre Stumpf – CEO
Fernando Tessari – COO
Cleber Rodrigues – CTO
Investidor: Ventiur.net

Perfil dos fundadores:
Alexandre Stumpf – 43 anos, Porto Alegre (RS) – bacharel em Ciências da Computação com MBA em Marketing.  Especialista em Segurança da Informação e empreendedor desde a adolescência.
Fernando Tessari – 43 anos, Caxias do Sul (RS) – bacharel em Ciências da Computação com MBA em Administração de Empresas. Tem experiência em plataformas de publicidade, agência digital, grandes empresas de tecnologia e projetos internacionais.
Cleber Rodrigues – 32 anos Porto Alegre (RS) bacharel em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Desenvolvedor e especialista em computação em nuvem.

Como surgiu:
A ideia nasceu da observação do fundador Alexandre Stumpf em um jantar de amigos onde as pessoas estavam analisando quem era mais popular nas redes sociais. Não havia consenso sobre que dado utilizar para comparar a performance. Então Stumpf viu a oportunidade de criar um índice (KPI) que pudesse ser utilizado para permitir esta comparação.

Estágio atual:
O Beonpop está em fase de tração de usuários e implementação do modelo comercial para atender a demanda de empresas que querem utilizar o serviço. A empresa diz ter quase 500 mil usuários registrados.

Aceleração:
Foi acelerado pela Ventiur.net, de Porto Alegre, no início de sua operação.

Necessidade de investimento:
Está em fase de busca de investimento (segundo round) para viabilizar a expansão para os EUA (Silicon Valley), onde buscará replicar o modelo de tração para crescimento da base de usuários e expansão global.

Investimento recebido:
Teve investimento seed da Ventiur.net para início das operações e testes de tração no Brasil. Também recebeu investimento anjo para implantação do modelo comercial, participação no evento Kick San Francisco e expansão em São Paulo.

Mercado e concorrentes:
Atuam no mercado de plataformas de marketing. Se veem como uma ferramenta de análise de performance onde também podem ser lançadas campanhas nas mídias sociais para ativar os seguidores de uma marca. Consideram como concorrente o Klout (EUA), que foi o primeiro a criar um índice para redes sociais. Porém, segundo Tessari, o serviço oferece somente o índice, enquanto eles dão mais detalhes sobre a performance, conteúdo e audiência.

Maiores desafios:
“Nosso maior desafio neste momento é paralelizar todas as ações que estamos realizando com uma pequena equipe. Enquanto temos um grande mercado a ser explorado no Brasil, ainda estamos preparando o lançamento no mercado norte-americano”, diz Tessari.

Faturamento:
Não informado.

Previsão de break-even:
Segundo semestre de 2016.

Visão de futuro:
“Nossa visão é que o Beonpop seja ‘o índice’ global de performance nas redes sociais e que as pessoas possam tomar decisões baseadas nesta avaliação. Já realizamos testes em outros mercados e notamos que o conceito é universal e aderente a qualquer sociedade e cultura.  Pretendemos expandir o Beonpop, fazer parcerias estratégicas e levar o negócio para os EUA, onde o alcance global será mais fácil. Os sócios estão completamente envolvidos neste negócio e abertos a todas as oportunidades que dele surgirão”, diz Tessari.

Onde encontrar:
Site
Contato

Você tem uma startup que já é mais do que um sonho mas ainda não é uma empresa totalmente estabelecida? Escreva para a gente. Queremos conhecê-lo. E, quem sabe, publicar um perfil da sua  iniciativa aqui na seção Acelerados. Esse espaço é feito para que empreendedores como você encontrem investidores. E para que gente disposta a investir em novos negócios encontrem grandes projetos como o seu.

COMPARTILHE

Confira Também: