Com o uso de tecnologia, a Forum Hub pretende tornar o acesso dos brasileiros a advogados mais democrático

Dani Rosolen - 15 dez 2022 Dani Rosolen - 15 dez 2022
COMPARTILHE

Nome:
Forum Hub.

O que faz:
É uma plataforma que facilita a conexão entre pessoas e advogados e automatiza a jornada de busca de indenização judicial e a resolução de conflitos.

Que problema resolve:
Para os usuários, ajuda a tirar dúvidas e resolver seus problemas jurídicos. Para os advogados, é uma forma de incremento de renda.

O que a torna especial:
Segundo os fundadores, a Forum Hub possibilita que pessoas de todas as classes sociais obtenham indenizações financeiras e soluções mais justas. A plataforma é de fácil acesso e utiliza inteligência artificial e deep learning para simplificar suas entregas.

Modelo de negócio:
O cliente acessa a plataforma por valores a partir de 290 reais. Os advogados associados recebem entre 12% e 50% do valor da ação, já a Forum Hub fica com a outra parte.

Fundação:
Abril de 2022.

Sócios:
Patricia Carvalho dos Santos — CEO e cofundadora
Alisson Carvalho dos Santos — Cofundador

Fundadores:

Patricia Carvalho — 35 anos, Brasília (DF) — é formada em Administração pela Universidade de Brasília, com MBA em Marketing pela FGV. Foi diretora de marketing na Bitso e trabalhou em empresas como CargoX e Twitter, além de ter feito parte da equipe de lançamento da Uber no Brasil.

Alisson Santos — 33 anos, Brasília (DF) — é mestre em Direito pela Universidade Católica de Brasília. Trabalhou dez anos em seu escritório próprio de advocacia. Foi também assessor jurídico do Governo do Distrito Federal e atualmente é membro do comissão de Direito do Consumidor da OAB.

Como surgiu:
Patricia conta que, em 2020, ao realizar uma viagem internacional enfrentou uma série de problemas com as empresas aéreas, que negligenciaram regras básicas de direito do consumidor. Sem conhecimento, ela diz que acabou sendo prejudicada em sua viagem e acumulou prejuízos financeiros. Ao analisar o cenário mercadológico, percebeu que milhares de consumidores enfrentam problemas com empresas diversas e também não sabem como resolvê-los. “Os escritórios de advocacia privilegiam empresas nestas questões e os honorários desses profissionais são caros, além do processo ser moroso e sem tecnologia”, afirma. Foi assim que nasceu a ideia de criar a Forum Hub.

Estágio atual:
Segundo a CEO, após seis meses de operação, o negócio já atendeu mais de 2 500 pessoas e ajudou a devolver mais de 70 mil reais em indenizações para consumidores que buscam justiça na plataforma.

Aceleração:
Não teve.

Investimento recebido:
Os empreendedores investiram 200 mil reais de recursos próprios na Forum Hub.

Necessidade de investimento:
Os sócios estão em busca de investimento para acelerar a plataforma e a primeira rodada será validada em janeiro de 2023.

Mercado e concorrentes:
“Entre os meses de abril e setembro de 2022, a Forum Hub identificou que 33% dos pedidos de suporte jurídico foram em consequência de golpes digitais. Segundo estudo feito pela Serasa Experian, até março de 2022 foram registradas 389.788 tentativas de golpe digital, representando um aumento de 18,9% em relação ao mesmo período de 2021. Na prática, isso significa que a cada 7 segundos um brasileiro é vítima de roubos virtuais. Os advogados tradicionais e pequenos escritórios sofrem com a falta de tecnologia. O cliente sofre pelo hiato na tecnologia e os advogados não conseguem aumentar seus lucros. A falta de inovação vem prejudicando os dois lados dessa relação e é isso que a nossa empresa veio solucionar”, afirma Patricia. “No Brasil, não existem concorrentes que prestam o mesmo tipo de serviço. O principal benchmark global é a Donotpay, empresa norte-americana que já recebeu mais de 27 milhões de dólares de aporte em rodadas anteriores.”

Maiores desafios:
“O maior desafio é democratizar o acesso à justiça e conseguir de forma automatizada conectar pessoas que precisam de assistência jurídica a advogados. Outro desafio é tornar a justiça acessível a todas as classes de brasileiros, pois quando falamos em serviços advocatícios, em função dos grandes valores de honorários, a classe C não consegue acessar e acaba amargando prejuízos financeiros que impactam diretamente suas vidas e de suas famílias.”

Faturamento:
Não informado.

Previsão de break-even:
Não informado.

Visão de futuro:
“O negócio nasceu para atender uma demanda crescente na sociedade, a garantia de seus direitos legais, especialmente a busca pelos direitos do consumidor frente às empresas. A expectativa é que a Forum Hub movimente até o ano que vem mais de 1 milhão de reais em reparações financeiras a seus clientes.”

Onde encontrar:
Site
Contato

 

Você tem uma startup que já é mais do que um sonho, mas ainda não é uma empresa totalmente estabelecida? Escreva para a gente. Queremos conhecê-lo. E, quem sabe, publicar um perfil da sua iniciativa aqui na seção Acelerados. Esse espaço é feito para que empreendedores como você encontrem investidores. E para que gente disposta a investir em novos negócios encontrem grandes projetos como o seu.

COMPARTILHE

Confira Também: