APRESENTA

Como fazer seu cliente se identificar com a sua marca de uma forma criativa? Confira aqui 5 dicas

Cláudia de Castro Lima - 30 jan 2020
Os usuários de redes sociais procuram cada vez mais o "social", ou seja, querem relacionamentos mais pessoais com as marcas
COMPARTILHE

Você tem dúvidas sobre como se aproximar dos seus clientes de forma criativa? Não tem certeza de como usar as ferramentas das mídias sociais para gerar identificação e criar um relacionamento? Nós vamos ajudar.

Cada vez mais, os usuários das redes sociais buscam o “social” por parte das marcas. Ou seja: não querem lidar com uma empresa de produtos ou serviços de maneira impessoal, mas sim construir diálogo com qualidade de maneira coletiva. Querem se sentir parte de uma comunidade.

Aqui vão 5 ideias para desenvolver conteúdos criativos com potencial de quebrar o gelo e trazer o público para o seu lado. Vamos lá?

1. Use expressões e memes adequados ao seu público e negócio

A linguagem com a qual você se comunica com seu público precisa estar alinhada com ele. Além disso, deve estar adequada ao seu negócio. Agora, tendo isso em mente, seja criativo na hora de usar expressões populares e memes nos seus posts. É uma oportunidade de gerar vínculos com quem o acompanha e ganhar até mais visibilidade, já que memes costumam divertir as pessoas, que acabam marcando amigos nesse tipo de publicação com mais frequência.

A questão aqui é usar a quantidade certa e o tom correto para seus objetivos. Negócios de economia criativa podem caprichar nos memes – sempre analisando, é claro, se há um duplo sentido ou mensagem ofensiva. O mesmo vale para as gírias. Com mais moderação e cautela, até as empresas de áreas mais sóbrias, como engenharia ou saúde, por exemplo, podem considerar brincar com o meme do momento.

2. Invista na personalização de figurinhas, filtros e outros recursos

Personalizar recursos que são usados pelas pessoas nas plataformas digitais é uma maneira de se aproximar do seu público, criando uma relação em vez de apenas oferecer um produto ou serviço. Com uma abordagem criativa, é possível desenvolver figurinhas para o WhatsApp Business, filtros para o Instagram e GIFs para serem usados no Facebook, por exemplo. Tudo isso te ajuda a se conectar com clientes e potenciais clientes de uma maneira divertida.

Existem aplicativos gratuitos que permitem fazer tudo isso de uma maneira fácil e rápida. Se você quer criar figurinhas exclusivas para o WhatsApp e incrementar o diálogo pela plataforma, experimente usar o app Sticker Studio. GIFs podem ser feitos a partir do Giphy. Os grandes queridinhos do momento, filtros para os stories do Instagram, não levam muito tempo para ser criados usando o Spark AR Studio, já que é possível usar até mesmo modelos prontos na galeria.

3. Incentive a interação de forma estratégica

Poucas pessoas interagem com seus posts por meio de comentários? Pode ser a falta de um call to action (CTA) ou, em português, uma chamada para ação, que desperte interesse. Se a intenção é gerar identificação e convidar para o estabelecimento de uma relação, seus posts devem ser estratégicos nesse sentido.

Vamos supor que seu negócio seja uma marca de semijoias. No final do texto, dá pra dizer assim: “Marque aqui sua amiga que amaria esse anel”. Outro exemplo: você é nutricionista e faz um post com dicas para reduzir a quantidade de doces na alimentação. Pode perguntar: “E você, tem dificuldades em comer menos doces? De qual você não consegue abrir mão?” para incentivar os comentários e possibilitar conversas, inclusive via mensagens privadas. Lembre-se também de diversificar o tipo de abordagem, para que ela não fique repetitiva.

4. Use ferramentas do Stories, como música, enquete e contagem regressiva

O Stories é um espaço ótimo para estabelecer uma comunicação mais próxima com clientes e potenciais clientes. Lá, várias ferramentas podem enriquecer a maneira como você transmite uma mensagem.

Se você tem uma marca de roupas, compartilhar no Stories uma música que é parte da inspiração para a criação da nova coleção é uma forma de aproximar as pessoas. As enquetes também aproximam as pessoas, além de ajudar você a conhecer as preferências do seu público. Já o recurso da contagem regressiva pode ser usado, por exemplo, para criar expectativas para um curso dado pelo seu ateliê de arte – e é possível pedir para as pessoas compartilharem no próprio story e fomentar esse sentido de comunidade.

5. Não exagere na “maquiagem” das fotos: as pessoas querem proximidade

As redes sociais pedem boas imagens, certo? Bem, sim. Mas fotos “perfeitas demais” podem ter um efeito inverso do esperado em determinados negócios. Um exemplo: sua agência de consultoria tem uma Página no Facebook e só a alimenta com fotos muito montadas, com os profissionais vestidos de roupa social impecável, em poses forçadas. É legal uma vez ou outra, mas mostrar só isso não traz a dimensão humana do negócio. Que tal imagens mais espontâneas, talvez de bastidores da empresa? Lembre-se que todo post é a oportunidade de contar uma boa história, e ela não precisa ser tão “maquiada”. É importante ser verdadeiro.

Outra questão fundamental é a representatividade. Pense: se o seu negócio é um ateliê de moda praia, mas você só produz imagens em estúdio com modelos que correspondem a somente um tipo de beleza (mulheres magras, brancas, de cabelos lisos), a maior parte das mulheres não vai se sentir contemplada. Isso pode até fazer com que elas diminuam o interesse pelos seus produtos. Em vez disso, que tal postar imagens de mulheres reais (com autorização, é claro) usando suas peças, fazer ensaios com mais diversidade e com uma estética mais “gente como a gente” para mesclar com as imagens mais conceituais da sua marca?

Fonte: Natália Miranda, especialista em Marketing Digital e diretora do núcleo online da Benedita Comunicação.

O post original desta publicação está aqui. O Facebook Para Empresas quer orientar e empoderar micro, pequenos e médios empreendedores no Brasil. Você pode conhecer mais acessando facebook.com/business, a Página Facebook Para Empresas ou o brand channel do Facebook no site do Draft.

1429 Total Views 4 Views Today
COMPARTILHE

Confira Também: