APRESENTA

Quer economizar tempo e tornar seu trabalho mais ágil? Aprenda a automatizar processos em 6 passos

Cláudia de Castro Lima - 31 jan 2020
COMPARTILHE

A vida do empreendedor é inevitavelmente atarefada. Entre lançar produtos, fazer vendas, fortalecer vínculos com clientes e ainda manter uma rotina com um fluxo de trabalho que funcione bem, fica às vezes a impressão de que sobram pendências e faltam horas para cumpri-las.

Se os ponteiros do relógio parecem estar contra você, hoje é o dia de mudar isso. Essas seis dicas práticas podem ser adotadas ainda hoje em sua empresa para ajudar a economizar tempo sem comprometer a qualidade das suas ações online. Vamos a elas?

1. Use sites e aplicativos com templates para fazer posts no Feed e no Stories

A realidade de quem empreende em pequenos negócios geralmente não permite a contratação de um profissional para cuidar das redes sociais. Além disso, criar peças gráficas – imagens, vídeos, infográficos – demanda tempo e prática. Por isso, você pode contar com sites ou aplicativos que disponibilizam templates gratuitos! É só editar as informações e fazer pequenos ajustes, como escolher uma nova combinação de cores que se ajuste à identidade visual da sua marca. Uma opção é o Canva, site com vários recursos simples de usar. Ele também está disponível como aplicativo para Android e iOS.

E lembre-se: na hora de publicar algo na sua Página no Facebook ou no seu Perfil no Instagram, além de informativo, é importante que o conteúdo seja visualmente agradável

2. Recorra a um organizador de feed para deixar a página mais estética e funcional

Aquele feed bonito e bem organizado, com coerência estética, é de fazer os olhos brilharem – e não precisa dar trabalho de fazer. O pulo do gato é usar um bom organizador de feed. E o UNUM, aplicativo gratuito para celular disponível para sistemas Android e iOS, pode ser um ótimo aliado! Ele ajuda a programar as publicações para organizar o feed do Instagram de acordo com o planejamento estético do usuário.

Por exemplo: se você preferir organizar seus posts por cor, dá para planejar as próximas publicações alinhado-as aos tons escolhidos, já que o UNUM permite visualizar como as imagens vão ficar em conjunto antes mesmo de você postá-las.

3. Programe suas publicações (e faça isso a partir dos horários de melhor desempenho da sua Página)

Publicar posts nos momentos de pico da sua Página pode aumentar o alcance e as chances de envolvimento do público. Por meio dos gráficos que organizam informações no Facebook e Instagram, é fácil ver em quais dias e horários você costuma ter resultados mais expressivos.

Para otimizar seu tempo, você pode programar seus posts, um recurso já conhecido e tradicional nas Páginas do Facebook. O agendamento de posts com fotos e vídeos ou mesmo de material para o IGTV, de forma nativa (sem necessidade de instalar nada no computador ou no celular), foi liberado para o Instagram em agosto de 2019. O recurso pode ser usado por criadores de conteúdo no Estúdio de Criação. É só ter uma conta comercial vinculada ao Facebook.

4. Torne fixas as publicações mais estratégicas

O Facebook tem uma funcionalidade que também o ajuda a economizar tempo na gestão das redes sociais da sua empresa: é possível fixar uma publicação no topo da Página. Essa ferramenta pode ser útil para deixar em destaque um post que tira dúvidas frequentes do público. Assim, você economiza tempo que seria empregado na explicação do assunto por comentários ou mensagens privadas.

Vamos considerar como exemplo uma empresa que fornece kits de comida congelada. Fixar posts sobre como funciona a entrega ou retirada dos produtos, tabela de frete, valor nutricional dos combos e como fazer para trocar itens do prato vai poupar bastante trabalho. Assim, o volume de mensagens similares cai e é possível atender com mais qualidade.

5. Crie um calendário editorial para otimizar tempo

É uma boa usar sua Página ou seu Perfil do Instagram para marcar presença na vida do seu público com uma certa frequência. Uma forma de fazer isso é montar um calendário editorial para a sua marca

Você pode, por exemplo, separar uma data no fim do mês para programar suas estratégias para as redes sociais nos próximos 30 dias. Assim, dá para definir os dias para publicação, distribuir os assuntos e produzir conteúdo com mais qualidade. Para otimizar tempo, você pode separar um ou dois dias para criar as peças e já agendar as publicações com elas. Temos aqui um passo a passo para fazer isso.

6. Automatize respostas nos canais privados de mensagem

As mensagens tomam muito tempo da sua rotina de trabalho? Isso pode mudar se você começar a utilizar respostas automáticas. Esse recurso pode facilitar sua vida para que você foque energia em outras tarefas. É importante dar um retorno ágil para quem faz contato. Mas isso não significa necessariamente entregar uma solução às pressas – e a resposta automática consegue conter a ansiedade de clientes e potenciais clientes.

Você pode programar respostas para WhatsApp Business, Messenger e Direct informando, por exemplo, que você retorna o contato em no máximo três horas – ou até mesmo adiantando informações que são as dúvidas mais comuns, como horário de funcionamento, e-mail ou o que mais fizer sentido para o seu negócio.

Quer uma dica extra?

Veja aqui como otimizar o desempenho dos seus anúncios no Facebook a partir da automatização.

Fonte: Erika Dias, consultora e pesquisadora em Comunicação Digital.

1746 Total Views 2 Views Today
COMPARTILHE

Confira Também: