Como organizar suas contas em um só lugar e controlar seus gastos? Com o iq

Dani Rosolen - 19 nov 2019
COMPARTILHE

Nome:
iq.

O que faz:
É uma plataforma de controle de finanças que centraliza as principais contas mensais do usuário em um só lugar, com a opção de ativar o pagamento automático por cartão de crédito.

Que problema resolve:
Ajuda a reduzir a inadimplência. Os sócios apontam dados de uma pesquisa realizada pelo SPC junto à Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas: 41% da população adulta brasileira, o equivalente a 63,4 milhões de pessoas, possui duas faturas atrasadas, em média.

O que a torna especial:
Segundo o CEO, as soluções atuais do mercado para pagamento de contas de consumo (água, luz, gás, internet e celular) pelo cartão de crédito não são automatizadas, sendo necessário pagar o boleto todos os meses. Já no iq, a plataforma identifica e paga automaticamente as contas integrando seu sistema diretamente com as empresas provedoras desses serviços. Além disso, o cliente tem acesso a uma área em que é possível consultar o histórico de consumo através de gráficos interativos, o que permite análise detalhada dos gastos.

Modelo de negócio:
A única fonte de receita é o comparador de cartões de crédito (marketplace), uma parceria com os principais emissores.

Fundação:
Abril de 2018.

Sócios:
Antonio Rocha — Cofundador e CEO
Red Ventures — empresa controladora

Fundador:

Antonio Rocha — 36 anos, Rio de Janeiro (RJ) — é formado em Engenharia da Computação pelo Instituto Militar de Engenharia, com MBA em Administração pela Harvard. É cofundador da Azulis e vice-presidente da Red Ventures.

Como surgiu:
O iq começou entendendo duas dores do usuário que ainda nãos foram solucionadas: gestão das contas recorrentes e utilização do cartão de crédito. Pesquisas com o público e conversas com a indústria deram origem ao primeiro MVP. Ele foi validado e está como foco total em escalar primeiramente em São Paulo.

Estágio atual:
O iq tem o seu escritório em conjunto com a Red Ventures, na capital paulista, e conta com mais de 1 milhão de usuários mensais.

Aceleração:
Não teve.

Investimento recebido:
A startup recebeu R$ 5 milhões da Red Ventures.

Necessidade de investimento:
Não busca.

Mercado e concorrentes:
“O iq entende que ainda existe a oportunidade de aumento da penetração de cartão de crédito no Brasil. Isso é evidente no pagamento de contas de utilidade pública, já que boa parte dos clientes querem usar cartão, mas as empresas não estão dispostas a arcar com os custos e riscos”, afirma Antonio. Segundo ele, hoje a startup não tem concorrentes diretos, “dado que é a única plataforma que oferece o pagamento de contas de consumo de forma automática”.

Maiores desafios:
“Um dos principais desafios é construir uma ferramenta que ainda não existe no Brasil”, conta o CEO.

Faturamento:
Não informado.

Previsão de break-even:
Final de 2022.

Visão de futuro:
“O objetivo é atingir 1 milhão de usuários do serviço de gestão de contas em 2020. Além disso, esperamos alcançar a marca de marketplace mais conhecido de cartão de crédito no Brasil no mesmo período.”

Onde encontrar:
Site
Contato

 

Você tem uma startup que já é mais do que um sonho, mas ainda não é uma empresa totalmente estabelecida? Escreva para a gente. Queremos conhecê-lo. E, quem sabe, publicar um perfil da sua iniciativa aqui na seção Acelerados. Esse espaço é feito para que empreendedores como você encontrem investidores. E para que gente disposta a investir em novos negócios encontrem grandes projetos como o seu.

178 Total Views 1 Views Today
COMPARTILHE

Confira Também: