Em novembro de 2021, quase 200 nações se uniram em Glasgow, na Escócia, em busca de soluções para frear o aquecimento global e enfrentar os efeitos das mudanças climáticas em todo o planeta, na 26ª Conferência do Clima da ONU, ou COP26.
“O nosso vício em combustíveis fósseis está levando a humanidade ao limite. Ou isso nos para, ou paramos com isso”, disse António Guterres, secretário-geral da ONU, em discurso no primeiro dia de evento.
Ao longo de duas semanas, líderes mundiais e especialistas renomados fizeram da Escócia o epicentro das decisões globais sobre sustentabilidade. NetZero fez uma cobertura jornalística diária, com parte da equipe em Glasgow, e acompanhou de perto a evolução das discussões e a elaboração do texto final, que trouxe avanços inéditos, mas, ao mesmo tempo, não definiu como as novas medidas serão postos em prática.
Junto da Klabin, única empresa latino-americana convidada para integrar o COP26 Business Leaders Group, NetZero lança agora um e-book gratuito que reúne os principais pontos discutidos na conferência mundial sobre o clima, explicando porque esses temas, como mercado de carbono e proteção de florestas, são peças-chave para nosso futuro.
O turismo gera renda e emprego, mas também potencializa impactos ambientais negativos. Saiba como três empreendedoras uniram forças para desenvolver uma certificação voltada às boas práticas sustentáveis do setor hoteleiro do Brasil.
As faculdades continuam formando profissionais sem um olhar crítico para os problemas sistêmicos do planeta. A EcoUniversidade quer mudar esse jogo estimulando a colaboração e conectando empresas e comunidades tradicionais.
A farmacêutica Vivian Yujin Chun se reinventou ao criar sabonetes, trabalhar como agricultora e viver junto à natureza. À frente da MOMA, ela desenvolve cosméticos com ativos amazônicos e que trazem impacto real para quem vive da floresta.