Todo mundo que precisa pedir reembolso de alguma despesa corporativa sabe que a burocracia não é simples: é preciso juntar notas fiscais e perder um tempo considerável preenchendo relatórios e formulários. Do outro lado, dos gestores, tem também o árduo trabalho de conferência minunciosa da papelada. No fim das contas, o depósito pode demorar meses para ser feito.
Fundada em 2016, a VExpenses é uma plataforma que desburocratiza todo este processo. Trata-se de uma tecnologia que conta com um aplicativo e um cartão que automatizam a gestão de despesas de equipes e funcionários. Funciona mais ou menos assim: o colaborador que tiver uma despesa, em viagem, por exemplo, deve baixar o aplicativo e fazer o cadastro. Quando ele precisar de um reembolso, ele só precisa entrar no app, tirar uma foto da nota fiscal, e pronto: o encarregado do setor receberá imediatamente esta despesa. Como explica Thiago Campaz, CEO da empresa:
“O VExpense faz, de maneira automática, tudo o que antes era feito manualmente. Dessa forma, as empresas conseguem economizar tempo, ter mais organização e segurança com os dados dos colaboradores, reduzir os valores das despesas, assim como evitar possíveis desvios de conduta”.
De acordo com o executivo, a programação do software é feita de acordo com a política da companhia: há uma série de checagens se os valores inseridos estão corretos, dentro da margem permitida de gastos, entre outros. “Há uma série de de verificações para que as políticas sejam respeitadas e para que seres humanos não percam seu tempo fazendo um trabalho que não precisaria ser executado por humanos”, resume Campaz. “O produto é totalmente ligado ao compliance. Toda a aprovação do pagamento é feita pelos responsáveis e a partir daí integrada ao sistema financeiro da companhia”.
O PRINCIPAL DESAFIO: REEMBOLSO POR QUILOMETRAGEM
Campaz comenta que a dificuldade mais usual das empresas está no reembolso de combustível por quilometragem, uma vez que a comprovação da rodagem é muito difícil. A empresa raramente consegue ter informações seguras se o número está correto – ou mesmo se o colaborador esteve no local alegado. A plataforma oferece o rastreamento do colaborador por GPS – com consentimento, claro, e de acordo com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).
“Reduzimos drasticamente o valor que as empresas gastam com colaboradores – de 10% a 15% das despesas gerais. Só no reembolso por quilometragem, esta economia sobe para 25%”, aponta o executivo.
A empresa conta hoje com 110 funcionários e mais de 2 mil clientes em 9 países somente com um produto. Em pesquisa feita no ano passado, a VExpenses conseguiu chegar a uma conta que beira o inacreditável: somando todas as horas que os colaboradores, juntos, economizaram usando o aplicativo em vez de ficar preenchendo papéis, contando notas e fazendo relatórios, chegou-se a.. 285 anos!
“O funcionário pode ter este enorme tempo livre para usar como quiser. Sem contar que, com o processo automatizado, os reembolsos chegam até 60% mais rápido na conta. Ou seja: não há tempo nem dinheiro a perder”.
O turismo gera renda e emprego, mas também potencializa impactos ambientais negativos. Saiba como três empreendedoras uniram forças para desenvolver uma certificação voltada às boas práticas sustentáveis do setor hoteleiro do Brasil.
As faculdades continuam formando profissionais sem um olhar crítico para os problemas sistêmicos do planeta. A EcoUniversidade quer mudar esse jogo estimulando a colaboração e conectando empresas e comunidades tradicionais.
A farmacêutica Vivian Yujin Chun se reinventou ao criar sabonetes, trabalhar como agricultora e viver junto à natureza. À frente da MOMA, ela desenvolve cosméticos com ativos amazônicos e que trazem impacto real para quem vive da floresta.