APRESENTA
APRESENTA

Flua!: o novo jeito de ter um carro zero

Luiza Lages - 15 jan 2021 Homem usa app Flua!
Com a Flua!, você pode ter um carro zero pagando apenas uma assinatura mensal.
Luiza Lages - 15 jan 2021
COMPARTILHE

No mercado automotivo, é crescente o espaço ocupado por empresas de mobilidade. Cada vez mais, diferentes setores enxergam o carro como um serviço a ser usufruído.

É nesse cenário que cresce o número de pessoas que buscam um carro particular, mas com a liberdade de não precisar se preocupar em comprar, vender ou cuidar de seguro ou manutenção. É justamente para atender a esta demanda que a FCA está lançando a Flua!.

A nova empresa de mobilidade do grupo oferece o serviço de assinatura de carros zero-quilômetro das marcas Fiat e Jeep, com um projeto-piloto que começa nesta sexta-feira. Carros da marca Fiat estarão disponíveis em seis cidades de São Paulo (Campinas, Ribeirão Preto, São Paulo, Sorocaba, Valinhos e Vinhedo), além de Curitiba. A disponibilidade de veículos Jeep começa na cidade de São Paulo.

“A Flua! já nasce com uma bagagem de mais de três anos de estudos de mercado de mobilidade. Foram feitos vários benchmarks internacionais e pesquisas com consumidores para entender comportamentos e tendências”, conta Fábio Siracusa, Head of Operations da Flua!.

Ele explica que o sistema de assinatura é um novo modelo de negócio para atrair um novo perfil de cliente.

“É um cliente que tem desapego à propriedade e que valoriza a tecnologia. E o que ele quer? Praticidade, com soluções convenientes na palma da mão; otimizar o tempo e não se preocupar com burocracia; previsibilidade dos custos e liberdade para escolher onde investir o próprio dinheiro; e confiança em um serviço de alta qualidade”, diz Fábio.

 

Flua!: carro zero e customizado

Fábio Siracusa, diretor da Flua!

Fábio Siracusa, Head of Operations da Flua!, nova empresa de mobilidade da FCA.

Para Fábio, outro desejo identificado é a vontade de ter sempre um carro novo, adequado às necessidades do consumidor.

“O carro por assinatura faz todo sentido quando pensamos que o cliente não se descapitaliza, ou seja, não precisa do investimento inicial que nos meios convencionais de propriedade de um veículo sempre existiu. Você consegue, com pagamentos mensais, ter um Jeep novo o tempo todo na sua garagem”, explica Gustavo Valente, dealer do Grupo BEXP.

Na fase piloto da Flua!, que tem estreia marcada para o dia 15 de janeiro, o cliente poderá escolher oito modelos da Fiat (Argo, Nova Strada, Toro, Cronos, Grand Siena, Doblò, Fiorino e Ducato), além dos Jeep Renegade e Compass. Todos os carros já vão sair das fábricas da FCA customizados segundo as determinações de quem assina o plano. No site da Flua!, o consumidor vai poder montar o carro por assinatura como quiser, com opcionais e cores, como já acontece na compra do carro zero.

 

Planos, franquias e transparência

O cliente também vai poder escolher entre planos de 12, 24 e 36 meses, com franquias de 1 mil, 2 mil ou 3 mil quilômetros para rodar por mês. A assinatura do contrato acontece por e-mail ou presencialmente, nas concessionárias que possuem ponto de atendimento Flua!.

“Entre a contratação e a entrega do carro, o cliente não vai ficar sozinho”, lembra Fábio.

Depois de finalizar a assinatura, o assinante vai ter acesso ao Easy Tracking, que permite acompanhar o pedido até que o carro fique pronto para ser retirado, diretamente na concessionária Fiat ou Jeep selecionada.

“Assim que assinar com a Flua!, o cliente vai ter um prazo para entrega do veículo e vai conseguir acompanhar o andamento da produção. A gente zela por essa transparência”, completa.

Veja neste vídeo como a Flua! funciona:

 

Agilidade e praticidade

“Aliado à customização, o cliente quer agilidade e não se preocupar com documentação, seguro e manutenção”, diz Fábio.

Por isso, o serviço da Flua! prevê toda a documentação do veículo (IPVA, licenciamento e emplacamento), seguro com rastreador, manutenção preventiva, assistência 24 horas (veicular e residencial) e gestão de multas.

“O site direciona a contratação, mas, a partir da entrega do carro, todos os serviços podem ser acessados pelo aplicativo da Flua!”, explica o Head of Operations da empresa.

Para fazer as manutenções, o cliente pode escolher qualquer uma das hoje 713 concessionárias Fiat ou Jeep do país.

“O modelo de negócio da empresa foi criado em parceria com as redes de concessionárias Fiat e Jeep. Por isso, temos uma enorme capilaridade das duas marcas. É uma união de esforços para oferecer um serviço completo para o cliente”, diz Fábio.

Ao final do contrato, o cliente tem a opção de comprar o carro. Caso não queira, a prioridade passa a ser da rede de concessionárias.

Todo o serviço foi criado exclusivamente para o mercado brasileiro, com foco na assinatura para pessoas físicas e para pequenas e médias empresas.

“A Fiat sempre foi uma marca de vanguarda. Estamos agora nesse momento vivendo um mercado novo em que se faz necessário ter uma nova forma de venda de automóveis”, reflete Marcos Penna, dealer do Grupo Sinal.

 

Leia também sobre como a FCA enxerga o futuro da mobilidade e da conexão entre carro e smartphone e conheça outros projetos de inovação do grupo.

 

Projeto-piloto da Flua!

App da Flua!

A manutenção da assinatura pode ser feita pelo app da Flua!.

Para o projeto-piloto, a Flua! conta pontos de atendimento no showroom de 28 concessionárias do estado de São Paulo e de quatro de Curitiba, no Paraná. A estimativa de duração desta primeira fase da empresa é de cerca de seis meses.

“A gente nasceu dentro dessa cultura de agilidade. E, para a gente ser ágil, tem que buscar sempre, de forma rápida, inovação para os clientes”, diz Fábio.

A ideia do projeto-piloto é reunir informações para estruturar a ampliação de portfólio e a expansão para o restante do Brasil.

“Temos grandes expectativas em relação ao potencial da empresa e a volumes. Uma projeção mais assertiva depende dos próximos passos, mas temos a expectativa de crescimento contínuo, incluindo chegar a novas cidades, com ampliação dos serviços e do portfólio com os futuros lançamentos da Fiat e da Jeep”, conclui.

 

Esta matéria pode ser encontrada no FCA Latam Stories, um portal para quem se interessa por tecnologia, mobilidade, sustentabilidade, lifestyle e o universo da indústria automotiva.

Fiat Chrysler Automobiles

1628 Total Views 1 Views Today
APRESENTA
COMPARTILHE
APRESENTA

Confira Também: