APRESENTA

“Acreditar em um futuro ambientalmente sustentável significa agir hoje”

Roberto Angelo - 21 jul 2020 InovEN House
A InovEN House se destaca no Quarteirão da Biodiversidade, dentro do Polo Automotivo Fiat.
COMPARTILHE

Independentemente do segmento em que atua, uma empresa só pode se considerar bem-sucedida se o cuidado com o meio ambiente é parte central de suas estratégias. Mais do que uma demonstração de responsabilidade socioambiental, a criação de iniciativas que engajem os públicos internos e externos em práticas educativas e de respeito à biodiversidade é o caminho para a construção de um futuro ambientalmente próspero.

É com esse propósito que o projeto de biodiversidade InovEN, recém-criado no Polo Automotivo Fiat (Betim, MG, Brasil), sistematiza ações e estruturas de preservação ambiental já presentes na fábrica e incorpora elementos novos, com missão educativa. O projeto permite que o parque industrial se torne um verdadeiro centro de formação ambiental para a comunidade local, principalmente crianças e jovens das escolas da região. A iniciativa se soma a outras do gênero distribuídas em unidades da FCA pelo país. As visitas de estudantes começaram no segundo semestre de 2019.

Aliando inovação e environment (meio ambiente, em inglês) — daí o seu nome —, o InovEN está estruturado na fábrica ao longo da chamada “rota da biodiversidade”, que apresenta aos visitantes estruturas de preservação novas, como o viveiro de mudas e a trilha da biodiversidade, e outras em operação há mais tempo: a Ilha Ecológica, que opera desde 1994, encaminhando para reciclagem e reutilização os resíduos gerados na planta, e a Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), que reaproveita 99,7% da água utilizada. Recente, a ETE instalada no Polo Automotivo Jeep, em Pernambuco, também atingiu níveis semelhantes de recírculo de água.

Jovens observam Horta Urbana

Aula ao ar livre: jovens recebem explicações sobre as características das plantas e alimentação saudável.

“O quarteirão da biodiversidade reúne o pomar, uma área que está recebendo cobertura vegetal e uma área pavimentada onde estamos implantando estruturas novas, como o viveiro de mudas e uma horta urbana”, explica Amanda Leite, analista de Meio Ambiente da FCA para a América Latina e responsável pela concepção do projeto.

Segundo ela, o objetivo é estimular a preservação de espécies típicas do bioma local e trabalhar temas ambientais e de saúde, como a importância da alimentação saudável.

 

Percurso ambiental

O InovEN revela pontos de conexão entre a fábrica e a natureza, com espaços verdes que modificam o olhar dos visitantes sobre o ambiente industrial.

“Acreditar em um futuro ambientalmente sustentável significa agir para a promoção de conceitos e práticas que demonstrem, para as atuais e futuras gerações, o valor de uma atuação em sinergia com a natureza”, afirma Francesco Ciancia, diretor de Manufatura da FCA para a América Latina.

Neylor conta que o percurso por diversos locais da planta é pontuado por explicações sobre a temática ambiental. Por exemplo, na trilha da biodiversidade, os guias explicam as características e origens das árvores presentes pelo caminho, transformando a experiência em uma aula ao ar livre.

“Ao final da visita, tenho a convicção de que crianças e professores saem da fábrica com um nível de consciência ambiental muito maior”, acredita Neylor Bastos, gerente de Meio Ambiente, Saúde e Segurança do Trabalho da FCA para a América Latina.

Veja no vídeo abaixo como é a Rota da Biodiversidade dentro da fábrica da Fiat:

Imagens gravadas antes da pandemia de Covid-19.

 

InovEN House

Para centralizar as ações do circuito, foi criada a InovEN House, uma estrutura sustentável, dedicada a receber visitantes e colaboradores, que sintetiza os cinco pilares do projeto: educação ambiental, sustentabilidade, biodiversidade, inovação e integração. Localizada no quarteirão da biodiversidade, a casa abriga espaço para reuniões e hall para recepção de visitantes. Ela está equipada com climatizador sustentável (que não utiliza gás refrigerante para reduzir a temperatura), parede verde (espécie de canteiro vertical que auxilia na redução da temperatura interna), cortina d’água (para redução da temperatura e melhora da umidificação do ambiente), paredes em vidro (que favorecem a iluminação natural) e móveis feitos com materiais recicláveis.

Danilo Coelho, encarregado de manutenção da Engenharia de Manufatura, é um dos mais de 200 colaboradores da fábrica que se envolveram na consolidação dos novos espaços do InovEN. Ele liderou um time de 15 pessoas que atuou na reciclagem de materiais para a construção de poltronas, mesas, forro de teto, entre outros objetos da InovEN House.

Pallets de madeira no teto da InovEN House

Pallets recuperados da Ilha Ecológica foram utilizados no acabamento da InovEN House.

“Desenvolvemos projetos para os mobiliários da casa e buscamos os materiais de que precisávamos na Ilha Ecológica. Ao todo, desmontamos e reaproveitamos 250 pallets de madeira. Também utilizamos rodas dos carros que seriam descartadas, na criação de suporte para os vasos de plantas”, detalha.

Na empresa desde 2002, Coelho afirma que já era perceptível a preocupação da fábrica com a sustentabilidade de seus processos e com a correta destinação dos resíduos.

“Vejo o InovEN como o amadurecimento dessas iniciativas. É uma evolução”, comenta.

 

Veja também qual o único caminho para o futuro ou dê um passeio pela Ilha Ecológica do Polo Automotivo Jeep.

 

Visita inesquecível

A professora Maria José Mendes e cerca de 40 alunos do 9º ano da Escola Municipal João Batista Machado de Brito, de Betim, participaram da visita do InovEN no final de 2019. Para a docente, a experiência pode ser resumida em uma palavra: inesquecível.

“Foi excelente. Visitamos vários espaços da fábrica que despertaram a curiosidade e interesse dos alunos”, recorda a professora, que ainda descreve a surpresa dos estudantes ao encontrarem tanto verde dentro de uma fábrica de automóveis.

Estudantes plantam muda de árvore juntamente com Sr. José Renato Pagano, Plant Manager do Polo Automotivo Fiat

Para marcar o final da visita, estudantes se reúnem para plantar uma muda de árvore no quarteirão da biodiversidade.

Entre os muitos momentos marcantes dessa “aula diferenciada”, como ela mesmo descreve, a professora Maria José destaca o encerramento do passeio, quando os estudantes plantaram uma muda de ipê – árvore típica do bioma local – no quarteirão da biodiversidade. Esse plantio está no roteiro de todas as escolas que participam do InovEN.

“A iniciativa merece aplausos, pois amplia o entendimento desses jovens sobre a importância de aliarmos desenvolvimento e sustentabilidade sem jamais deixar de lado o papel central que a proteção ambiental deve desempenhar em nossas vidas”, conclui.

 

Esta matéria pode ser encontrada no FCA Latam Stories, um portal para quem se interessa por tecnologia, mobilidade, sustentabilidade, lifestyle e o universo da indústria automotiva.

banner FCA

 

1586 Total Views 3 Views Today
COMPARTILHE

Confira Também: