APRESENTA

Produto novo à vista? Veja como fazer um lançamento de sucesso

Rafaela Carvalho - 16 jan 2020
Qual é o caminho para o seu próximo lançamento ser um sucesso? Confira nossas dicas para mostrar sua novidade e deixar todo mundo tão empolgado quanto você.
COMPARTILHE

Você criou um produto sensacional ou um serviço incrível. Agora é hora de o mundo saber disso!

Usando as soluções e recursos do Facebook, do Instagram e do WhatsApp Business, você não só planeja seu lançamento de forma mais assertiva, mas também pode, com a abordagem certa, convencer o público a aderir à sua criação. Além disso, dá para acompanhar o lançamento da sua novidade prestando atenção até mesmo em outras questões, como conversão em vendas e satisfação dos clientes.

Separamos 4 dicas para você fazer bonito no seu lançamento. Vem com a gente!

1. Use as redes sociais para desenvolver seu produto ou serviço e colocá-lo no mundo

O recomendado é que você trabalhe com um prazo de pelo menos 90 dias da formulação da ideia até o seu lançamento. Nessa fase, é importante usar recursos para entender a aderência estimada do público à novidade e quanto dinheiro ele está disposto a gastar. Coletar informações em Grupos do Facebook pode ser decisivo para conceber não só o produto ou serviço como a forma mais eficaz de divulgação.

Se você já tem uma Página de Facebook ou um Perfil no Instagram com uma audiência sólida, uma opção é recorrer às enquetes.

Se você oferece cursos presenciais na área de negócios e está pensando em criar pacotes online, pergunte aos seus seguidores sobre o interesse deles. Depois, faça questões de aprofundamento. Por exemplo: “No caso de um curso online, o que não pode faltar para você?” e deixe espaço para respostas. Outra dica é usar etiquetas de termômetro do Stories (aquelas em que o público pode interagir arrastando) para ter noção do potencial de uma ideia – ou até de uma faixa de valor que o seu público pagaria pelo que você vai entregar a ele.

Já o WhatsApp Business pode ser uma ótima alternativa para pedir o preenchimento de formulários. Por exemplo: imagine que você tem uma confeitaria e decide lançar produtos para pessoas com intolerâncias alimentares. Uma boa sacada é separar os seus nichos de clientes por etiquetas de categorias. Fazendo essa separação, você conseguirá dialogar com eles de forma mais certeira.

 

2. No primeiro momento, preocupe-se mais com alcance do que com engajamento

Na hora de divulgar fotos, vídeos e peças gráficas que você criou, o foco da sua estratégia digital, em um primeiro momento, deve ser o alcance, e não necessariamente o engajamento. Isso é importante principalmente se a sua marca ainda estiver crescendo e se apresentando ao público com quem quer dialogar. Nessa etapa inicial, é necessário fazer a informação chegar a mais pessoas para, então, construir um relacionamento com elas.

E como conseguir isso? Duas soluções podem ajudar: a primeira são os anúncios, que podem inclusive ser direcionados para um público que você deseja atingir. A segunda é fazer parcerias com outras marcas, que possam atrair seguidores e potenciais clientes para a sua Página ou site.

 

3. Trabalhe com teasers e contagens regressivas integrando plataformas

Criar suspense e expectativa no seu público é um dos segredos para um bom lançamento. E isso é feito de forma gradual, com pílulas de conteúdo: o famoso teaser (provocação).

Por exemplo, se você tem uma marca própria de sapatos e bolsas, pode fotografar a matéria-prima e postar, nos stories do Instagram: “Vem novidade por aí! O que você acha que vamos criar com esse tecido?” com opções de resposta (sandália, cinto, carteira, sapatilha). Enquanto isso, no Feed, uma foto de um painel de referências de moda gera mais curiosidade. Dessa forma, você diversifica formatos, mantém a curiosidade do seu público viva e reforça sua contagem regressiva.

Aqui também é importante mostrar os bastidores do seu trabalho. A equipe está fazendo uma reunião para organizar o lançamento? O novo produto vai ter uma embalagem especial? Mostre tudo nos Stories. Se alguém enviar dúvidas, inicie uma conversa privada por Messenger, Instagram Direct ou WhatsApp Business e aumente suas chances de conversão.

Organizar o Feed com cores da campanha também é uma boa maneira de indicar a presença de uma novidade, assim como criar um efeito mosaico no Instagram, com vários posts formando uma só imagem bem trabalhada. Se você perceber que o público já está mais envolvido e animado, uma outra opção também é agendar uma Live, para interagir e tirar dúvidas.

 

4. Compartilhe reações e depoimentos dos clientes para gerar autoridade – e vendas

Assim que você realizar suas primeiras vendas, é hora de pedir um retorno para seus clientes – afinal, eles são um recurso poderoso para expandir seu público.

Se uma pessoa comentou no seu post sobre exercício físico que a sua metodologia de trabalho como personal trainer é a única que fez com que ela deixasse a preguiça de lado e se divertisse treinando, que tal printar esse depoimento (pedindo autorização, sempre) e compartilhar nos Stories ou no Feed? Se você recebeu um vídeo incrível de um cachorro brincando com um produto exclusivo da sua marca de acessórios para pets, que tal levar isso para seu público, que não apenas vai ver a qualidade do que você vende como vai, também, se divertir com um vídeo fofo?

É estratégico usar esses materiais como uma espécie de selo de qualidade dos seus consumidores para o seu trabalho. Inclusive, vale estimular que as pessoas marquem seu Perfil e sua Página em fotos, vídeos e posts falando sobre ou usando seu produto ou serviço. Isso gera autoridade, uma vez que são experiências reais, e ajuda você a fechar vendas.

 

Vamos recapitular nossas 4 dicas para você arrasar no seu próximo lançamento?

 

Fonte: Paula Bento, analista de Marketing do Sebrae MG.

 

O post original desta publicação está aqui. O Facebook Para Empresas quer orientar e empoderar micro, pequenos e médios empreendedores no Brasil. Você pode conhecer mais acessando facebook.com/business, a Página Facebook Para Empresas ou o brand channel do Facebook no site do Draft.

611 Total Views 5 Views Today
COMPARTILHE

Confira Também: