TODAS AS CATEGORIAS
A construção de um mundo mais sustentável envolve reduzir o envio de resíduos para lixões ou aterros sanitários e investir mais em sistemas que incentivem o reuso, a reciclagem e o reaproveitamento de embalagens, produtos e materiais após o uso.
Nas empresas, esse compromisso é estruturado por meio da logística reversa, mecanismo pelo qual a empresa recolhe seu produto depois do consumo ou no fim da vida útil e se responsabiliza pela correta destinação final desse material, o que reforça a estratégia ESG do negócio. É o caso do Grupo Boticário.
NetZero também já contou a história de duas startups brasileiras que estão crescendo ao inovar nesse setor em expansão. É o caso da Green Mining e da Trashin. O infográfico abaixo mostra como a logística reversa funciona e quem é responsável por cada etapa desta economia circular.

Num setor ainda marcado pelo desperdício e pela pressa, a CÓS faz o movimento oposto: trabalha com o que já existe, valoriza o tempo de quem produz e mostra que é possível unir moda e responsabilidade sem abrir mão da beleza.
O turismo gera renda e emprego, mas também potencializa impactos ambientais negativos. Saiba como três empreendedoras uniram forças para desenvolver uma certificação voltada às boas práticas sustentáveis do setor hoteleiro do Brasil.
As faculdades continuam formando profissionais sem um olhar crítico para os problemas sistêmicos do planeta. A EcoUniversidade quer mudar esse jogo estimulando a colaboração e conectando empresas e comunidades tradicionais.
