Novitat, mídias interativas para eventos

Kaluan Bernardo - 27 jan 2015
Twist Cam, câmera 360º desenvolvida pela Novitat
Kaluan Bernardo - 27 jan 2015
COMPARTILHE

Nome:
Novitat

O que faz:
Cria equipamentos de mídia interativa para festas. No momento, conta com dois: um deles é o “Diga X” (um totem interativo para as pessoas gravarem vídeos e tirarem fotos), e o outro, lançado no 2º semestre do ano, é o Twist Cam (um arco de câmeras que tira fotos 360º das pessoas).

Que problema resolve:
Leva entretenimento tecnológico e interativo para festas e eventos.

O que a torna especial:
Fabrica hardware, algo complexo de se desenvolver, em um mercado pouco explorado tecnologicamente, como o de eventos.

Fundação:
Metade de 2013

Sócios:
Eduardo de Melo Ferreira, diretor executivo, é engenheiro de produção pela UFRJ, formado em finanças pelo COPPEAD/UFRJ e especializado em Gerenciamento de Projetos. Empreendedor serial, antes da Novitat, criou a Fictix, laboratório de inovação, liderou o lançamento de cinco empresas inovadoras no mercado.

Theo Brito Ribeiro, diretor de tecnologia, é formado em Engenharia de Computação pela PUC-Rio. Especializado em realidade aumentada e visão computacional, possui interesse em sistemas embarcados. Trabalhou com desenvolvimento de software para Mainframes IBM na Electronic Data Systems (HP-EDS). Na Fictix/Novitat, mantém o foco no desenvolvimento e aplicação das mais novas tecnologias de holografia, realidade aumentada e visão computacional.

Thiago Gonçalves Trindade, diretor de produto, é designer de produto pela Univercidade e tem sete anos de experiência em instalações interativas, duas patentes em novas mídias e quatro projetos premiados pela ABP. Mantém o foco no estudo de design, estrutura e usabilidade de produtos e projetos, assumindo a missão de unir tecnologia, estrutura e criatividade em uma mesma solução.

Luiz Thiago Florencio, diretor executivo. Formado em administração, com MBA em Engenharia de Planejamento pela COPPE/UFRJ. É co-autor de duas patentes de mídia interativa, e foi consultor autônomo e liderou projetos de investimento e criação de novos negócios nas áreas de Turismo, Siderurgia e Sistemas Web. No mercado corporativo, atuou nas áreas de controles internos e compliance.

Como surgiu:
A Novitat surgiu dentro de outra startup, a Fictix, especializada em tentar antecipar inovações ao mercado — e que identificou demandas do mercado para feiras e eventos para produtos interativos. Eles desenvolviam os produtos, que eram difíceis de criar, e que acabavam sendo usados uma vez ou outra. Por isso, resolveram abrir uma unidade de negócios para desenvolver equipamentos de mídia interativa e entretenimento para eventos diversos.

Modelo de negócios:
Registro de patentes e aluguel dos equipamentos desenvolvidos.

Estágio atual:
Em operação, desenvolvendo produtos e com foco no aprimorando os que já tem. A maior atenção, no momento, é a Twist Cam.

Investimento recebido:
Investimento anjo não informado.

Mercado e concorrentes:
Eles se consideram pioneiros, mas dizem que hoje surgiram muitos concorrentes, com produtos menos interativos e mais padronizados, mas que conseguem ser mais baratos. Estão desenvolvendo novas features em seus produtos para se distanciar mais da concorrência, compensando a diferença de preços.

Maiores desafios:
Inicialmente, trabalhar com poucos recursos. Além disso, atuar no mercado de eventos, que segundo Eduardo, é particularmente fechado. Mas conseguiram ganhar seu espaço, atendendo clientes como Coca-Cola, Tim, Oi e Michelin. Agora, o desafio é escalar a empresa. Já conseguiram passar pelo início do operacional, quando validaram o negócio e captaram investimento, agora é hora de conquistarem mais espaço.

Faturamento:
O de 2014 não foi completamente contabilizado, mas eles planejam triplicar em 2015.

Previsão de break-even:
Março de 2015.

Visão de futuro:
Querem que a Novitat se consolide como uma das principais empresas de tecnologia interativa para eventos.

Onde encontrar
Site
Facebook
E-mail
Telefone:(21) 3553-6691 ou (21) 99531-1225

 

Você tem uma startup que já é mais do que um sonho mas ainda não é uma empresa totalmente estabelecida? Escreva para a gente. Queremos conhecê-lo. E, quem sabe, publicar um perfil da sua iniciativa aqui na seção Acelerados. Esse espaço é feito para que empreendedores como você encontrem investidores. E para que gente disposta a investir em novos negócios encontrem grandes projetos como o seu.

927 Total Views 1 Views Today
COMPARTILHE

Confira Também: