APRESENTA

O sabor do presunto e a leveza do peito de peru: como a Seara desenvolveu o produto que vai mexer com o mercado de frios

Marina Bessa - 27 abr 2021
Manoella Tarouco, gerente de marketing, e Regina Rech, gerente de inovação: com Levíssimo, a Seara inaugura uma nova categoria no mercado de frios
COMPARTILHE

Há alguns anos vêm crescendo no mercado de alimentação duas tendências aparentemente divergentes: a saudabilidade, que é a vontade de consumir produtos mais saudáveis, e a indulgência, o desejo por coisas verdadeiramente saborosas. Tudo comprovado por números: em 2020, 84% dos brasileiros afirmaram ter incluído em sua rotina ao menos um novo hábito saudável, segundo uma pesquisa da Nielsen. “Por outro lado, no último ano o consumo de alimentos indulgentes também se destacou, crescendo três vezes mais do que os alimentos da cesta básica”, diz Manoella Tarouco, gerente executiva de marketing de frios e embutidos.

Como a Seara, uma empresa ligada nas tendências de consumo e também na inovação, pode atender a vontade desses dois públicos? Ou melhor, seria possível atender os dois desejos do consumidor com um único produto?

Depois de meses de desenvolvimento, o hub de inovação com a equipe de P&D da marca chegaram ao Levíssimo, lançado oficialmente na semana passada pela Seara. O produto veio para unir essas duas pontas: é feito com lombo suíno, uma carne naturalmente mais magra, mas tão saboroso quanto o presunto. “Um produto de lombo, que oferece o sabor e a suculência de um presunto com a leveza buscada na categoria dos peitos de peru, nos dá o melhor dos dois mundos”, diz Manoella.

PARECE, MAS NÃO É

A história da elaboração dessa fórmula mágica está diretamente relacionada às antenas de uma equipe em sintonia direta com a inovação. “Estamos constantemente trabalhando o nosso presunto. Sabemos que o consumidor valoriza um produto rosado e uniforme, o que é um grande desafio quando se trabalha com o pernil – uma carne naturalmente com diversidade de tons”, explica Regina Rech, gerente de inovação em produtos cárneos e presuntaria da Seara.

Foi por meio do constante processo de melhoria do produto feito com pernil, carro-chefe do departamento de frios, que a equipe obteve o conhecimento para transportar o aprendizado para uma outra peça suína: o lombo.

“O frio, obtido a partir de uma carne naturalmente mais uniforme e rosada, após cozida e temperada nos moldes do presunto, se transformou em um alimento suculento, diferentemente dos frios tradicionalmente feitos com essa parte suína”, diz Regina.

Assim que se constatou o potencial daquela receita, um time multidisciplinar foi envolvido para pensar e realizar o novo produto. Representantes de P&D, embalagem, regulatório, matéria prima, análise sensorial — todos estudando a melhor forma de apresentar aquela ideia ao consumidor.

Depois que o time de marketing desenvolveu o conceito do produto e chegou a um nome que comunicava esses valores, a equipe de desenvolvimento trabalhou para reduzir a quantidade de sal do frio, aproximando-o ao do presunto Seara, reconhecido por ter o menor teor de sódio do mercado.

A MAIOR INOVAÇÃO EM 10 ANOS

O produto inaugurou uma nova categoria de frios, uma vez que sendo feito com 100% de lombo suíno, o Levíssimo não é um presunto, já que, por norma, todo presunto é feito de pernil.

Em um teste cego, realizado com 150 consumidores, constatou-se o que se supunha: 81% dos participantes concordaram que o produto é tão saboroso quanto o presunto, 91% que o produto é leve e 84% que o produto é o equilíbrio perfeito entre um peito de peru e um presunto. “Para a Seara, a opinião do consumidor é extremamente importante antes, durante e depois de qualquer lançamento de produto”, diz Thiago Tofoli, gerente de inovação e ciências sensoriais.

Como tem 38% menos sódio e 30% menos gordura que um presunto da mesma fabricante e é feito com 100% carne de lombo, o produto amplia as oportunidades e ocasiões de consumo.

“É a democratização do sabor e da leveza”, diz Manoella. Ainda mais porque o frio suíno tem preço mais acessível que o defumado de ave.

Manoella afima que essa é a maior inovação do mercado de frios em mais de 10 anos. “Desde o lançamento do peito de peru não havia nada tão inovador nesse mercado. A Seara inaugura realmente uma nova categoria de produto”, diz.

Mas já não havia frios feitos de lombo? Regina Rech garante que o Levíssimo não tem nada a ver com os produtos de lombo que você já conhece, uma vez que é cozido em um envoltório não permeável responsável por manter toda a umidade da carne durante o cozimento, como se faz com o presunto. “Os outros frios feitos com lombo suíno são cozidos com outro método e são também defumados, processos que deixam a carne menos suculenta e com um sabor bem característico”, explica.

O Levíssimo já está nos pontos de venda.
Saiba mais em: www.seara.com.br/levissimo

2454 Total Views 3 Views Today
COMPARTILHE

Confira Também: