O Virgola ajuda clientes a escolherem um carro 0 km e negocia descontos com as concessionárias

Dani Rosolen - 4 fev 2021
COMPARTILHE

Nome:
Virgola.

O que faz:
A plataforma ajuda os clientes a decidirem pelo carro zero quilômetro ideal para suas necessidades, fornecendo dados comparativos  sobre os veículos de interesse, e negocia com a concessionária o melhor preço, conseguindo até 10% de desconto.

Que problema resolve:
Para o consumidor final, simplifica uma compra complexa através de uma análise objetiva de qual carro vale a pena. Após decidir pelo carro ideal, o usuário pode usufruir do serviço de negociação, no qual a plataforma entra em contato com as concessionárias da região para negociar o menor preço possível. Para as concessionárias, a startup leva clientes realmente interessados em fechar negócio.

O que a torna especial:
Segundo os fundadores, se trata da única ferramenta gratuita que calcula o custo real de cada veículo, considerando não só o preço de aquisição, como também os custos de revisão, combustível, documentação e desvalorização.

Modelo de negócio:
A startup opera por intermediação de venda de carros zero quilômetro junto a concessionárias. Por sua vez, o cliente paga um sinal de 69,90 reais para que o Virgola negocie com as concessionárias da sua região e encontre o menor preço. Se o desconto negociado for menor do que 5% ou o cliente comprar o carro, ele recebe o sinal de volta.

Fundação:
Março de 2019.

Sócios:
Filippe Cordeiro — Cofundador
Fabio Stéfani — Cofundador

Fundadores:

Fabio De Stéfani 29 Anos, Ribeirão Preto (SP) é formado em Engenharia Civil  pela Universidade Federal de São Carlos, tendo feito parte da graduação na Politécnica de Madri. Trabalhou em empresas como Gafisa e Urben Construtora e Incorporadora.

Filippe Cordeiro — 30 anos, Ribeirão Preto (SP) — é formado em Administração pela FEA-USP, tendo feito parte da graduação na Bocconi University (Milão). Trabalhou em empresas como Banco Sofisa, Banco Safra e Jaguar Land Rover.

Como surgiu:
A ideia surgiu quando, mesmo olhando de dentro da indústria, Filippe identificou a complexidade e dificuldade de fazer a escolha correta na compra de um carro 0 km. “Grande parte das informações mais sensíveis estavam descentralizadas e ainda exigiam tratamento para serem analisadas. Com isso nasceu a ideia de criar uma plataforma que organizasse e centralizasse as informações, de forma simples, para que qualquer comprador tivesse a oportunidade de tomar uma decisão financeiramente inteligente”, conta.

Estágio atual:
A startup atua em mais de 15 diferentes estados do país com cerca de 1 900 parceiros. O modelo de negócio foi validado e automatizado após oito meses de operação com MVP.

Aceleração:
Não teve.

Investimento recebido:
Os empreendedores investiram 250 mil reais no negócio.

Necessidade de investimento:
Os sócios querem captar 4 milhões de reais para expandir a operação.

Mercado e concorrentes:
“Toda a cadeia do mercado de carros zero quilômetro ainda é pouco eficiente, com o online ainda pouco explorado se comparado com os usados e seminovos. Além disso, as concessionárias possuem custos fixos elevados e o fluxo de visitantes aos showrooms estão caindo. Dessa forma, acreditamos que podemos agregar muito as vendas das concessionárias, auxiliando-as com leads quentes e intermediação das vendas”, diz Filippe. “Existem algumas plataformas que oferecem serviços semelhantes, cada uma com a sua especificidade, como a Karvi e Digicarros.

Maiores desafios:
“O assunto remuneração ainda tem menos transparência do que poderia nas empresas, e oferecer maior autonomia para os times nessa questão exige uma maturidade que ainda está surgindo nas empresas.”

Faturamento:
Não informado.

Previsão de break-even:
Dezembro de 2021.

Visão de futuro:
“Ser a principal plataforma de pesquisa e intermediação para carros zero quilômetro do Brasil”, afirma Filippe.

Onde encontrar:
Site
Contato

 

608 Total Views 2 Views Today
COMPARTILHE

Confira Também: