Fazer várias coisas ao mesmo tempo é o caminho para não fazer nada direito. Diversas pesquisas já mostraram a relação entre a tentativa de sermos multitarefa e a improdutividade.
O cérebro humano, na verdade, não consegue processar duas atividades exatamente no mesmo tempo – o máximo que ele é capaz de fazer é mudar rapidamente a atenção entre duas ou mais tarefas. Isso dá apenas a impressão de que estamos dando conta de tudo.
Agora, durante a pandemia do novo coronavírus, muitas pessoas se encontraram em jornada tripla em sua própria casa, trabalhando de forma remota e cuidando dos afazeres domésticos e da educação dos filhos. Ao mesmo tempo, somos bombardeados por informações – muitas vezes desencontradas – a respeito do vírus, dos cuidados com nossa saúde e do futuro, que até ganhou um nome: “novo normal”.
Normal é sentir-se absolutamente sem concentração no meio disso tudo. Mas, como sempre, a ciência traz a solução. Reunimos no infográfico abaixo 7 técnicas que podem treinar nosso cérebro para ter mais foco. Embora relativamente simples, elas trazem ótimos resultados – e todas têm como base estudos científicos recentes.
Muito além de política pública, passou do tempo de equidade racial estar apenas na agenda de responsabilidade social de empresas no Brasil. Saiba o que grandes organizações, como a Sodexo, estão fazendo em prol dessa causa.
Programas e ações voltados à saúde mental são indispensáveis no cenário atual. Cuidar da qualidade de vida dos colaboradores, olhar para pessoas além do crachá está no DNA da Sodexo. Fabiana Galetol, Diretora de Pessoas da Sodexo Benefícios e Incentivos, conta como a empresa tem feito isso.