APRESENTA

Por que sua empresa existe? Aprenda a descobrir o propósito da sua marca

Rafaela Carvalho - 17 jan 2020
Qual é o propósito da sua empresa? Já parou para pensar nisso? Nossas dicas são para você que está em busca dessa resposta e precisa de ajuda.
COMPARTILHE

Sabe aquele motivo que faz valer a pena levantar da cama todos os dias e ir trabalhar? Isso é propósito! É o “porquê” de se fazer alguma coisa. Assim como para as pessoas, um propósito bem definido faz toda a diferença para empresas.

O propósito da sua empresa é a primeira coisa que você precisa contar para um fornecedor, colaborador, investidor e, especialmente, para os seus clientes. E aqui vai um motivo importante para tê-lo: marcas que definem seus propósitos também vendem mais!

Ter propósito ajuda na tomada de decisões da sua empresa, em questões como relacionamento com clientes, possíveis parcerias e até criação de produtos. Propósito é emocional, é apaixonante e empolga as pessoas. Confira nossas dicas para saber por que ele é importante e como descobri-lo!

1. Entendendo melhor a ideia

Propósito é a essência do negócio. Ele está ligado ao impacto que uma marca pode exercer na vida das pessoas que entram em contato com ela no dia a dia.

Quando você idealizou a sua empresa, talvez tenha traçado um objetivo para além do financeiro. Pode ser que você tenha criado a sua marca a partir da oportunidade de fazer diferença em um determinado nicho ou, quem sabe, resolver algum problema. Talvez tenha pensado em fazer melhor alguma coisa ou melhorar as relações que se estabelecem em determinados mercados. Preste atenção nisso, porque pode estar aí o maior diferencial da sua marca! Ele pode, também, ter uma relação com o impacto social.

É importante lembrar: propósito não é apenas um discurso bonito, mas a maneira como a empresa trabalha. A essência do propósito é conectar as marcas com a vida das pessoas.

 

2. Missão, valores e propósito são coisas diferentes

É comum confundir o propósito da empresa com missão e valores. Mas não é tudo a mesma coisa. O propósito é anterior: é algo inspirador que fornece a base para que se definam a missão e os valores.

A missão é nada mais que um objetivo empresarial (o que a empresa pretende fazer para atingir seu propósito) e os valores são pilares para ajudar a empresa conseguir fazer isso (os atributos, atitudes e crenças que definem a empresa). Já o propósito é uma declaração sobre a diferença que a empresa está tentando fazer no mundo.

Lembre-se: propósito é emocional, é apaixonante e empolga as pessoas.

Dica: Para identificar os conceitos de missão, valor e propósito do seu negócio, responda às seguintes questões: “por que fazemos?”; aí está o seu propósito. Em seguida, responda “o que fazemos”?; eis aí a sua missão. E, por fim, você relaciona quais valores você usa para dizer “como fazemos”. Não tem uma receita única, mas essa é simples e pode ser bem utilizada.

 

3. Os benefícios de se ter um propósito

O primeiro benefício que sua empresa recebe ao definir um propósito é garantir que aquela empolgação que você teve quando idealizou o negócio não se perca com os contratempos do dia a dia. Afinal, quando os desafios chegarem, você já saberá exatamente por que quer vencê-los.

Outra grande consequência é que empresas com propósitos claros valem mais, especialmente no mundo moderno. A pesquisa “Trends 2.0” da Crowd DNA, encomendada pelo Facebook em 2018, revelou que 85% dos brasileiros esperam que marcas contribuam com as suas comunidades e 82% se disseram interessados em apoiar um negócio local.

Cada vez mais, estudos mostram que o consumo motivado por discursos que se relacionem mais com as pessoas e com suas convicções virou hábito. É aí que o propósito tem mais força!

Além disso, o propósito serve como um ponto de referência para todas as tomadas de decisão da sua empresa. Você saberá exatamente onde investir tempo, energia e recursos. Por exemplo: pensou em lançar um novo produto? Sua decisão será mais consciente se esse lançamento estiver alinhado ao propósito da sua marca. Precisa contratar um funcionário ou fazer uma parceria comercial? Um propósito bem definido vai atrair pessoas com sinergia, que se empolguem em fazer parte do seu projeto.

 

4. Os passos para descobrir e definir o propósito da sua empresa

Quatro grandes questões podem ajudar a descobrir o propósito da sua marca:

  • Por que você resolveu fazer o que você faz? Começando pela sua história de vida até os dias de hoje, por que você se empolga em fazer isso que resolveu fazer a ponto de ter criado sua empresa?
  • Que impacto aquilo que você faz causa na sociedade? Como isso melhora a vida das pessoas que entram em contato com a sua marca?
  • Por que sua empresa empolga as pessoas? Por que quando você conta para alguém o que você faz essa pessoa se empolga? Em qual momento os olhos brilham e você sente que está fazendo a coisa certa?
  • O que o seu cliente quer quando te procura? Como seu produto ou serviço faz o cliente se sentir realizado?

Caso queira se aprofundar, aqui vai uma dica literária: Simon Sinek é um dos autores que contam por que marcas com propósitos vendem mais e melhor. Em seu livro “Encontre seu porquê”, Simon apresenta um passo a passo, com exercícios detalhados e ilustrações que ajudarão ainda mais a identificar o seu propósito. Boa leitura e boa sorte!

Consultoria: Ricardo Rocha, consultor de branding, palestrante e fundador da Energia das Marcas.

O post original desta publicação está aqui. O Facebook Para Empresas quer orientar e empoderar micro, pequenos e médios empreendedores no Brasil. Você pode conhecer mais acessando facebook.com/business, a Página Facebook Para Empresas ou o brand channel do Facebook no site do Draft.

1897 Total Views 1 Views Today
COMPARTILHE

Confira Também: