Quer guardar dinheiro para a criança que você ama? O app da Pulpa facilita esse processo

Dani Rosolen - 27 jan 2022 Dani Rosolen - 27 jan 2022
COMPARTILHE

Nome:
Pulpa.

O que faz:
É um aplicativo para guardar dinheiro para o futuro da criança que você ama e também salvar vídeos, como uma “cápsula do tempo”, para serem vistos só no futuro, quando o beneficiário estiver começando a vida adulta.

Que problema resolve:
Resolve a burocracia de guardar dinheiro para uma criança no sistema bancário tradicional e oferece uma experiência amigável e familiar para pessoas que nunca pensaram em investir. Via API, a Pulpa está ligada à Icatu, uma das maiores seguradoras do Brasil. O dinheiro fica em uma “Previdência Privada Multimercado” com data-alvo, de acordo com a idade da criança.

O que a torna especial:
O que torna a Pulpa especial é simplificar a forma como se guarda dinheiro para uma criança. “Os grandes bancos vendem produtos financeiros de prateleiras sem pensar nas necessidades específicas da família e da criança. O que acaba acontecendo é que os pais fazem uma conta, os avós outra e assim por diante. Dificilmente a conta está especificamente no nome da criança e no futuro pode não chegar até ela. Ou pode acontecer pior, com a burocracia, o desejo de guardar para o futuro fica para depois, o dinheiro é gasto e o depois não acontece…”, afirma Erica Fran, CEO da startup. Com a Pulpa, a conta do Plano de Previdência no nome da criança é aberta em 3 minutos no aplicativo e tudo é feito para ser facilmente compartilhável para que toda a família possa participar.

Modelo de negócio:
Não cobra assinatura ou taxa de depósito. A Pulpa é remunerada pelos parceiros (revenue share). Hoje, a startup recebe parte da taxa de administração financeira (TAF) comum do mercado, que pode chegar até 1.6% ao ano.

Fundação:
Novembro de 2021.

Sócios:
Erica Fran CEO
Mateus Camargo COO
Wagner Freitas CTO

Fundadores:

Erica Fran 32 anos, Suzano (SP) é formada em Comunicação Social pela Faculdade Paulus de Comunicação, com MBA em Marketing pela USP e em Micromaster User Experience Research and Design pela University of Michigan. Atuou como líder de Design no Viva Real e Brand Manager na Conta Azul.

Mateus Camargo 31 anos, Medianeira (PR) — é formado em Engenharia de Controle e Automação pela Unicesumar. Participou da transação entre GP Investments /Michelin na venda da Sascar e liderou o projeto de expansão na Ásia. Implantou a área de Product Marketing na Conta Azul.

Wagner Freitas 38 anos, São Paulo (SP) é formado em Ciência da Computação e pós-graduado em Transformação Digital e Futuro dos Negócios pela PUC-RS. Trabalhou na Conta Azul e cofundou a Wabbi, empresa adquirida pela Conta Azul.

Como surgiu:
Erica conta que a ideia surgiu em 2016, com o nascimento da sua filha Sofia. “Eu tentei abrir uma conta para ela e não consegui”, diz. “Em 2017, o Itaú lançou um desafio de inovação para responder a pergunta: ‘Por que mais de 100 milhões de brasileiros não investem?’. A verdade é que não conseguem! Não por falta de dinheiro necessariamente, porque por mais que reservem, o mercado é muito complexo.” Durante o desafio do Itaú, ela afirma que foram realizadas diversas entrevistas com pessoas que passaram por “dores similares”. O projeto dela, que na época se chamava Growin, foi o vencedor do concurso entre mais de mil ideias. Depois de três anos na gaveta, ela decidiu colocar a ideia em prática com os novos sócios, Mateus e Wagner. No começo de 2021, validaram o MVP, buscaram um parceiro para operar de forma regular no mercado e, em novembro do mesmo ano, lançaram a primeira versão oficial da Pulpa.

Estágio atual:
A Pulpa está disponível para Android e IOS. Em dois meses de operação regulamentada já são atendidos 160 usuários de mais de dez estados brasileiros. Recentemente, a Pulpa passou a ser parceria da Conta Azul para oferecer um “benefício de futuro” (previdência privada para os filhos dos funcionários). A empresa é full-remote.

Aceleração:
A Pulpa passou pelo Programa de Aceleração Pulse 10 da B2Mamy em parceria com a Huggies, no final de 2021.

Investimento recebido:
Os sócios investiram 16 mil reais para começar a empresa e receberam 100 mil reais no programa de aceleração.

Necessidade de investimento:
Não busca no momento.

Mercado e concorrentes:
“O mercado em que a Pulpa atua está em plena transformação. O Open Banking obriga a transformação e transparência dos bancos tradicionais, que por sua vez deve acelerar a oferta e integração de novos modelos de negócios como a Pulpa. Assim, o cliente tem mais controle para utilizar aplicações que tenham experiência mais amigáveis e a Pulpa vai poder oferecer facilmente novos produtos para complementar a jornada de educação financeira das crianças”, afirma Erica. Ela cita como concorrentes indiretos produtos financeiros oferecidos pelo Bradesco, Brasilprev, Caixa, Itaú, Banco Inter, blu e nextJoy.

Maiores desafios:
“Primeiro, superamos o desafio de validar um serviço em um mercado altamente regulado. Depois do nosso MVP, fechamos uma parceria com a Icatu e agora estamos operando um piloto de acordo com a regulamentação da SUSEP (Superintendência de Seguros Privados). Neste momento, nosso desafio é validar o produto no mercado (Product Market Fit). Estamos entendendo e refinando a nossa proposta de valor, avaliando o modelo de negócio, validando o perfil de cliente ideal e descobrindo mix de marketing/CAC. Com isso, queremos ter um plano de negócio sólido que nos conduza à fase de Go-To-Market.”

Faturamento:
Não informado.

Previsão de break-even:
Não informado.

Visão de futuro:
“Vamos criar um futuro financeiramente potente para as crianças do Brasil. A Pulpa vai tornar 1 milhão de crianças adultos financeiramente mais preparados, ao usar a colaboração da família e amigos ainda na infância para entregar valor para o futuro: dinheiro, educação financeira e afeto.

Onde encontrar:
Site
Contato

 

Você tem uma startup que já é mais do que um sonho, mas ainda não é uma empresa totalmente estabelecida? Escreva para a gente. Queremos conhecê-lo. E, quem sabe, publicar um perfil da sua iniciativa aqui na seção Acelerados. Esse espaço é feito para que empreendedores como você encontrem investidores. E para que gente disposta a investir em novos negócios encontrem grandes projetos como o seu.

COMPARTILHE

Confira Também: