APRESENTA

Quer mudar o mundo? Comece com atitudes mais sustentáveis no trabalho

Giovanna Riato - 22 nov 2019
Confira 4 dicas para reduzir o seu impacto ambiental e fomentar transformações positivas no ambiente profissional.
COMPARTILHE

Nem sempre as empresas priorizam o tema sustentabilidade como deveriam. Ainda assim, é possível trabalhar individualmente para reduzir o seu impacto ambiental no dia a dia de trabalho. É a boa e velha postura de ser a mudança que você quer ver no mundo tão defendida por Mahatma Gandhi. O esforço é de formiguinha, mas diante da perspectiva de aquecimento global e transformações irreversíveis no meio ambiente, toda contribuição é valiosa.

Abaixo, conheça 4 atitudes sustentáveis simples de incorporar no seu dia a dia de trabalho.

– Reduza o uso de materiais e recursos

Dos três Rs da sustentabilidade (Reduzir, Reciclar e Reutilizar), o primeiro é o mais simples de fazer. Antes de pensar em reciclar ou reutilizar, o essencial é reduzir o consumo de materiais e recursos, como plástico, papel e energia elétrica. Desligar o monitor e apagar a luz na hora do almoço é um primeiro passo, assim como maneirar na impressão de arquivos, economizando papel e tinta – ambos são produzidos com uma série de produtos químicos danosos ao meio ambiente.

E não custa lembrar: nunca é tarde para aposentar o copo de plástico. A Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos (Abrelpe) estima que 720 milhões de unidades são descartadas todos os dias no Brasil. De um em um, é possível reduzir este número.

– Tenha métricas e espalhe a palavra

Ainda que a própria empresa não esteja comprometida com o tema, vale pensar em métricas próprias ou para a sua equipe. Que tal contar o consumo de copos plásticos do time por uma semana e depois propor um desafio de redução? Com o engajamento das pessoas, ações que começam de forma pontual podem ganhar corpo e escala.

Se propaganda é a alma do negócio, o caminho é colocar a sustentabilidade em pauta com mais frequência no trabalho. Cabe alertar colegas sobre oportunidades de reduzir danos ao meio ambiente, sugerir mudanças em processos ou simplesmente conversar sobre o assunto com mais frequência dentro da organização.

– Coma menos proteína animal

É leite no cafezinho, bife no prato durante o almoço e petiscos repletos de proteína animal no coffee break dos eventos corporativos. A carne e seus derivados estão por toda a parte no mundo corporativo. Mas está na hora de frear este consumo tão intenso. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), o setor de produção animal é um dos três maiores responsáveis pelos problemas ambientais que o planeta enfrenta.

Nem todo mundo precisa aderir a uma dieta sem carne: reduzir já é um caminho. A Sociedade Vegetariana Brasileira calcula que um dia sem o consumo de proteína animal evite a emissão de 14 kg de dióxido de carbono na atmosfera. Nada mal.

– Vale lembrar: sustentabilidade é mais do que meio ambiente

O meio ambiente é tema essencial quando se trata de sustentabilidade, mas não é o único aspecto relevante. A ONU defende a abordagem de desenvolvimento sustentável, com a busca de modelos políticos, econômicos, sociais, culturais e ambientais equilibrados, capazes de perenizar o mundo para as gerações futuras.

Quer conhecer mais histórias da Sodexo? Clique aqui!

 

1057 Total Views 2 Views Today
COMPARTILHE

Confira Também: