APRESENTA
APRESENTA

A ciência dos temperos: como a Seara combina experiência e tecnologia para surpreender no sabor do churrasco

Bruna Fontes - 18 maio 2021
Os alquimistas dos novos sabores da linha Churrasco Seara Gourmet: Helena Oshiro (à esq.), gerente de pesquisa e desenvolvimento, Daniela Zucchini (centro), gerente executiva de marketing, e Gustavo Giacomazzi, gerente de pesquisa e desenvolvimento na área de suínos.
Bruna Fontes - 18 maio 2021
COMPARTILHE

O churrasco de final de semana é um dos programas mais tradicionais do Brasil. Ou era, até a pandemia de Covid-19 acabar com a história de reunir a turma toda para dividir picanhas e linguiças. Em 2020, o evento ficou mais intimista. A família passou a assar as carnes na varanda, na churrasqueira elétrica na cozinha –e a fazer isso com mais frequência do que antes.

Essa virada de comportamento caiu no radar da Seara. Uma pesquisa da Kantar apontou, em março de 2020, um aumento de 22% na frequência dos churrascos em relação à média anterior (antes dos primeiros registros de casos de Covid-19 no país). “Percebemos que não se tratava de eventos enormes”, explica Daniela Zucchini, gerente executiva de marketing da Seara.

“Privadas de sair para comer, as pessoas começaram a comprar cortes mais exclusivos e diferentes para fazer um churrasco menor e mais especial.”

Ou seja: era uma bela oportunidade para aumentar o portfólio de carnes gourmet para churrasco, que àquela altura tinha como carro-chefe as linguiças. “Sentimos que precisávamos trazer uma experiência diferente nos cortes já consagrados”, afirma Daniela.

Esse foi o desafio que chegou aos laboratórios das plantas de Seara (SC) e Montenegro (RS), especializadas em carnes suínas e de aves, respectivamente. De olho nas tendências de sabor pelo mundo e nas novidades dos fornecedores de temperos, seus especialistas começaram a pensar em novidades para surpreender os fãs de churrasco.

ALQUIMIA NA COZINHA

Com novos condimentos em mente, como chimichurri, barbecue e lemon pepper (pimenta e limão), eles embarcaram na experimentação, aplicando toda uma ciência dos temperos para levar à grelha carnes mais suculentas, macias e com o sabor perfeito para cada tipo de corte.

“O objetivo era chegar a uma experiência gourmet, mas sem perder esse gostinho de feito em casa”, conta Helena Mariko Oshiro, gerente de pesquisa e desenvolvimento da Seara e especialista em aves e linguiças.

Cada sabor foi testado em vários cortes diferentes de suínos e aves e provado pela equipe de especialistas sensoriais até dar o “match” considerado perfeito pelos consumidores, comprovado através de testes realizados na Academia Seara.

“O barbecue, por exemplo, ficou uma delícia na coxinha de frango, mas como ela leva mais tempo para assar, a aparência ficou um pouco mais escura, não ficou legal. Então optamos pelo meio da asa, que assa mais rápido”, exemplifica Helena.

As numerosas rodadas de experimentação mostraram que a combinação de limão e pimenta, por exemplo, casou com a carne da pancetta, que o chimichurri ficou melhor na sobrecoxa e que ervas suaves eram a melhor pedida para o coraçãozinho de frango.

E foi assim que nasceram produtos inovadores de churrasco da linha Seara Gourmet.

“Foi a primeira vez que desenvolvemos um ancho suíno com chimichurri.

Apesar de pouco conhecido, este corte é muito macio e suculento por ser rico em marmoreio, afirma Gustavo Giacomazzi, gerente de pesquisa e desenvolvimento na área de suínos em Seara.

OS NOVOS SABORES

Os oito pares perfeitos escolhidos para a nova linha Churrasco da Seara Gourmet foram:

– Ancho suíno e sobrecoxa de frango ao chimichurri

– Meio da asa com molho barbecue

– Pancetta suína com lemon pepper (limão e pimenta)

– Coração temperado com ervas finas

– Costela suína com alecrim

– Coxinha da asa apimentada (Buffalo Wings)

– Picanha suína com alho

A nova linha foi lançada em abril de 2021, aproveitando a exposição da marca no Big Brother Brasil, uma estratégia eficiente de marketing que detalhamos aqui. “A gente queria fazer as pessoas terem vontade de experimentar”, conta Daniela.

O convocado para explicar como assar esses cortes na churrasqueira foi Rodrigo Hilbert. “Escolhemos alguém com a credibilidade de quem realmente gosta de fazer, e sobretudo de comer churrasco, para mostrar que não é preciso ser especialista para fazer um bom churrasco, porque com esses cortes suculentos e já temperados não tem erro.”

A receptividade dos varejistas à nova linha Seara Gourmet foi além da esperada, e Daniela já vê espaço para mais inovações em sabor no futuro. “As pesquisas mostram que os brasileiros gostaram da ideia do churrasco gourmet, da comodidade dos cortes já temperados, de ter uma experiência diferente. O hábito de fazer churrasco com cortes especiais veio pra ficar.”

A RECEITA DO CHURRASCO PERFEITO

A ciência por trás do sabor e da maciez dos novos cortes gourmet da Seara:

1 – O melhor sabor em cada corte

Cada um dos temperos foi testado em todos os cortes, e só foram aprovadas as combinações que tiveram o melhor desempenho no sabor e no aspecto final.

2 – Maciez testada e comprovada

Maciez não é subjetiva: a definição de maciez foi previamente testada em laboratório em um equipamento chamado texturômetro. Ele avalia a força de cisalhamento: quanto menor ela for, menor será o esforço na mastigação, ou seja, mais macio é o corte). “Essas avaliações nos comprovaram uma diferença significativa quando comparada aos cortes normais”, afirma Gustavo.

3 – Especiarias 100% naturais

Os produtos foram desenvolvidos sem o uso de conservantes e aromas artificiais. Alho, salsinha, cebola, alecrim, limão e todos os outros temperos usados na linha foram cuidadosamente escolhidos para assegurar o sabor de “feito em casa”.

4 – Tempero homogêneo

Cada combinação de tempero é misturada com água e sal para ser aplicada nas carnes, sem conservantes. No caso de suínos, os temperos são injetados nos cortes para uma melhor distribuição na parte interna.

Após a injeção, elas passam por um sistema de massageamento por uma hora, que contribui para uma melhor uniformidade de sabor, conferindo também maior maciez e suculência ao corte.

Deu água na boca? Confira aqui os novos produtos da linha Churrasco Seara Gourmet.

19566 Total Views 1 Views Today
APRESENTA
COMPARTILHE
APRESENTA

Confira Também: